"Pedindo"emprego

4 respostas [Último]
imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Prezados peefeanos,


boa tarde! Tanto tempo que não passo por aqui...


Bem, o caso é o seguinte: há alguns meses pedi um afastamento de meu cargo público para me dedicar à outra carreira (sou também atleta), já que estava ficando muito difícil conciliar as duas coisas. Esse afastamente é sem remuneração, então estou basicamente vivendo de minhas reservas nesse período (que, por sinal, estão chegando aos últimos dígitos). Tenho alguns apoios no esporte, mas nada que consiga me manter por si só.


Além disso, eu tive um problema de saúde que me obrigou a fazer uma pausa no esporte durante estes meses. Já estou bem e de volta, mas esse período afastada de competições se soma à dificuldade normal da grande maioria dos atletas no país de ter uma base financeira.


O que estou buscando neste momento, então, é um emprego de meio período ou com maior flexibilidade, para que eu possa me manter treinando sem ir à falência, hehe. Devo ganhar menos do que trabalhando em período integral no meu cargo público, mas consigo manter meu sonho e equilibrar as coisas. Como sou advogada, a via mais fácil é o trabalho em um escritório.


Acontece que estou meio perdida nesta busca, porque meus empregos anteriores foram como servidora pública, e sou uma pessoa bem "na minha". Já cadastrei meu currículo em site de emprego, enviei a uma conhecida que tem contatos em escritórios, sempre dou uma olhada nas vagas, mas sinto que preciso ampliar as possibilidades, fazer mais contatos sem medo. Tenho algumas ideias para contactar algumas pessoas e sei que agir é importante, mas "empaco"porque fico com medo de estar fazendo isso de forma pouco profissional.


Então pergunto, quais as melhores formas, ou formas mais adequadas, para estabelecer estes contatos? Digo, de falar diretamente com pessoas que poderiam ter indicações ou mesmo uma vaga para mim, comunicar meu interesse e meu perfil, mas sem ser "pedinte"?


Tenho inclusive um bom contato que me procurou há alguns meses (na época, a oportunidade ficou em aberto porque eu precisava antes acertar minha inscrição suplementar na OAB, o que já foi feito agora) e já conhece meu interesse e currículo e acredito que, se não tivesse uma vaga para mim, poderia ter algumas indicações legais.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Ihi, não vou poder te ajudar...


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Pra que cidade, LivT?


Tu já tens esse bom contato. Procura o cara e explica pra ele o que tu nos contou, mas mais resumidinho, sem entrar em muitos detalhes sobre o esporte.


Uma vez um professor maravilhoso que me arranjou um primeiro emprego disse que eu nunca-jamais poderia demonstrar que o trabalho em escritório seria um trampolim para algo mais.


Outra coisa: o teu afastamento do cargo público não impediria que tu assumisse funções correlatas (exercício da advocacia) privadas?


Não sei, mas talvez fosse prudente reassumir o cargo e ir manejando as carreiras. Tá tão difícil conseguir emprego na nossa área, ainda mais de meio período...


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Oi, Girlie!


Eu atualmente moro em Brasília.


Pois é, essa questão do exercício da advocacia é meio complicada. O que me orientaram a fazer foi entrar com um pedido de inscrição suplementar aqui, já que meu número original é do RS. Depois de todos os documentos juntados e o processo instruído, o Conselho daqui deferiu meu pedido, determinando a emissão do documento SEM ÓBICES, ou seja, entendeu que poderia exercer a advocacia.


Estou tentando fazer uma consulta à comissão de ética do meu órgão para me resguardar e saber os limites da minha atividade, mas está difícil, ainda não obtive resposta. De qualquer forma, por enquanto estou pensando que posso trabalhar em algp em que não haja conflito direto de interesse. Sei que alguns impedimentos persistem.


A pessoa até já sabe um pouco sobre o que faço, pois encontrou meu currículo cadastrado em um site, já foi servidora do meu órgão e conhece pessoas que trabalhavam comigo (colegas e chefes, hehe). Pessoalmente só falei com ela uma vez, em uma entrevista que ela agendou comigo após encontrar meu currículo. Estou pensando em ligar para a secretária dela e talvez tentar marcar um horário, já que foi esse o número que ela me deixou disponível. Tenho contato de e-mail, também, mas fico pensando que talvez não seja o melhor.


Pois é, vejo que não é fácil. Estava lendo teu post há pouco. Eu queria tentar esticar um pouquinho meu afastamento, ir me virando mais uns tempos, pois é possível que a situação melhore daqui a alguns meses, com retorno a grandes competições. Tenho algumas outras ideias também, e confesso que fico animada pelo trabalho em si, pesquisar coisas novas, assumir responsabilidades diferentes. Seria um desafio também.


Mas, se me apertar muito, acho que o jeito vai ser voltar e ir administrando mesmo.


Obrigada pelas dicas! :)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Se vc é servidora pública em licença não remunerada, penso que a única limitação ao exercício da Advocacia seria a do art. 30, I, do EOAB. Leia esse inciso I do art. 30 em conjunto com o art. 29 que acho que vai ficar claro pra ti.

No mais, acho que conseguir emprego de meio período em escritórios de advocacia é bem complicado, pois os escritórios relutam em contratar profissionais que pretendem fazer do trabalho ali uma simples "ponte" para outra coisa. Exigem dedicação exclusiva, em turno integral e muito empenho (inclusive, com várias horas-extra não remuneradas rsrsrsrs).

Mas é possível conseguir algum escritório em que tu possa trabalhar como autônoma. Usando a estrutura em troca de uma porcentagem dos teus ganhos. Isso tem muito por aí, vai de tu te informar com outros colegas.

S2 e boa sorte

PS: parabéns pela tua postura de ir atrás das coisas que queres e não te acomodar. Isso é raro hj em dia.