Pagar por recolocação ou se reempregar por QI

28 respostas [Último]
imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Genteim,


Vocês acham que dá pra levar a sério essas empresas de recolocação profissional (Catho, Manager e afins)?


Estou pensando em voltar a trabalhar mas, como não conheço muita gente na minha cidade, teria que apelar pra um lance desses.


Já mandei meu CV para as empresas em que gostaria de trabalhar, mas acho que isso também não funciona.


O que eu sei que dá certo é ter um QI - quem indica. E eu não tenho ninguém pra me apadrinhar.


Essas empresas cobram um valor meio robusto depois de empregado o candidato, então não sei até que ponto é imprescindível contratá-las.


E aí, o que acham?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu não entendo, desses negócios...


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Qi nao quer padrinho, É Ter Uma Rede de Relacionamentos Onde As Pessoas Te Indicam Espontaneamente. Quem Melhor Para Te indicar Do Que Aquele Que Te Conhece. As Pessoas Pensam No "Quem Indica" Como Algo Ruim, Quando Na Verdade É Algo Positivo. A Unica Forma De Seleçâo Imparcial É O Consurso, Mas Ele Seleciona Quem É Bom Em Concurso, Nao Quem É Bom Profissional. O Qi Evita Muitas Seleçoes E Testes. Aprenda A Fazer O Seu Networking


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

É, Nelsoneco, também acho que QI não necessariamente é algo ruim. O problema é que eu não tenho isso aqui em Floripa.

Por isso é que pensei nessas empresas de recolocação, mas... sei lá, acho meio golpe. Não conheço ninguém que tenha pago uma dessas empresas mais populares e tenha realmente sido reempregado, e a gente não tá aí pra sustentar malandro, né?


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

E o bom e velho classificado?


Essas empresas aí eu não levo muita fé...


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Ro, na minha área nunca vi classificado que chamasse.


Ai, que difícil!


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Qual a sua área?


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Jurídica... Não sei se acho bom ou se choro.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

As empresas de Recolocação funcionam sim... QI tb funciona... mas o que funciona de fato e o "bom e velho Curriculum" rsss querer um cargo e diferente te ter perfil para ele...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Girlie e VOO SOLO? não é tua praia?


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Voo solo? Não entendi, Si. O que eu ando é patinando solo, sacumé?


Eu trabalhei em Floripa por quase um ano num escritório pequeno mas que pagava bem. Os problemas, no entanto, eram vários: meu chefe era um cara difícil, jovem e que achava que tinha que manter a disciplina e a hierarquia na base do grito e da ameaça. Suspeito que fosse bipolar. Chegava tarde e não admitia que as pessoas saíssem antes dele. Sabia que eu tinha que apanhar a minha filha na escola, mas quase sempre na hora da saída me passava várias atividades e ficava esperando os retornos, o que me atrasava, estressava, fazia a minha menina chorar e criava a maior tensão na minha casa.


O bullying moral era um fato. Passei o meu carnaval inteiro trabalhando por um projeto e não faltei um dia sequer nesse período todo, mas um dia minha filha adoeceu e precisei ficar com ela em casa. Esse único dia de falta foi um dos argumentos utilizados por ele pra dizer que achava que eu não vestia a camiseta.


Acabamos decidindo dar um tempo. Ele falou que o escritório quebrou e que não podia mais me pagar, mas que quando desse a volta por cima me chamaria de novo. Fiquei feliz e aliviada naquela hora, mas jamais acreditei que ele estivesse falido ou que fosse me chamar. Numa coisa me enganei: ele tem me chamado, sim, pra "ajudá-lo" a se lembrar de alguns detalhes de projetos que toquei sozinha. Me chama lá e eu, sei lá por que motivo faço isso, pago a condução do meu bolso e perco meu tempo dando explicações e tentando localizar nos meus antigos e-mails qualquer informação que ajude.


O clima lá é tão ruim que antes de eu sair a secretária me disse que, não fosse pela idade, caía fora também. Que ele é um louco que jamais vai entender o que é ter família, vida pessoa, filhos, horários de trabalho e limite. Que é um menino mimado que cresceu mandando nos empregados de casa, e que agora acha que o "seu" escritório é uma extensão disso.


Depois que eu saí, os estagiários pediram arrego e pularam fora também - coincidência ou não. Um deles, inclusive, vai se formar no fim do ano e foi convidado a se efetivar, mas mesmo assim não quis. Ainda esses dias o meu ex-chefe comentou isso comigo, assombrado: como o estagiário pôde recusar essa oferta? o que estava pensando da vida? Eu muito sutilmente disse que as coisas ali eram complicadas, que ele, como chefe, era exigente demais e não tinha papas na língua. As pessoas se melindram, se assustam e acham que não têm o tal perfil de trabalho. Devia ter sido este o motivo da saída do guri. A verdade é que foi isso sim, mas no nono ponto da escala Richter.


O que quero dizer com tudo isso? Que tenho várias dúvidas orbitando a minha cabeça. Se eu arrumar um emprego em escritório de novo, será que não vai ser essa m_rda again? Será que vai ser sempre essa escravidão de horários, essa loucura de sugação, sem respeito pelas pessoas que um dia ficam doentes, que precisam faltar, que têm que ir ao dentista, que precisam sair às 18h? Caraca, assim não dá pra mim. Ao mesmo tempo, posso estudar pra concurso. Até fiz isso e me matriculei num cursinho caro, preparatório pra uma prova que acontece nesse próximo domingo. Aí o que aconteceu? A empregada que eu tinha se demitiu uma semana depois de começarem as aulas e eu paguei uma banana pra assistir a cinco encontros. Não estudei pica nenhuma e só botei dinheiro fora. Continuo em casa, trabalhando pro meu marido nas coisas dele (que saco, a gente só briga) e tomando conta da minha menina de manhã, mas a cada dia mais infeliz e revoltada. Pô, afinal, pra que eu estudei tanto, cacete?


Se, então, por voo solo eu devo entender abrir um escritório próprio, a resposta me parece não. Faltam conhecimentos de administração, vejo muita gente falindo em menos de um ano. Em resumo, tô num mato sem cachorro e pensando em colocar CV pra ser vendedora de loja.