Odiar o seu trabalho pode deixá-lo doente

8 respostas [Último]
imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

Já dizia Confúcio: “ Trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”


Pesquisas já falaram sobre isso, mas é uma conclusão que qualquer um pode chegar facilmente: quando você trabalha em algo que não gosta, acaba se sentindo infeliz.

Agora, mais estudos descobriram que, além da felicidade, continuar trabalhando em um emprego que você odeia pode afetar também sua saúde.

Funcionários que continuam em um trabalho por um sentimento de obrigação são propensos a vários problemas de saúde, incluindo estresse, exaustão e esgotamento.

O estudo analisou 260 trabalhadores de uma variedade de indústrias para ver se algumas formas de compromisso com uma organização poderiam ter efeitos prejudiciais, tais como exaustão emocional.

“Pode ser que, na ausência de um vínculo emocional com a organização, o compromisso com base na obrigação seja experimentado como uma espécie de endividamento, uma perda de autonomia que é emocionalmente desgastante ao longo do tempo”, disse a coautora do estudo, Alexandra Panaccio, professora na Universidade Concordia, em Montreal, Canadá.

Os empregados que permaneceram em organizações por um sentimento de obrigação ou falta de outras opções de trabalho eram mais propensos a ter problemas de saúde mental e física. Também, as pessoas com maior autoestima eram mais fortemente afetadas pela falta de opções de emprego.

Segundo os pesquisadores, os empregadores podem tentar combater esses problemas. “A implicação é que os empregadores devem tentar minimizar esse tipo de compromisso entre os funcionários através do desenvolvimento de suas competências, aumentando assim o seu sentimento de mobilidade e, paradoxalmente, contribuindo para que eles queiram ficar na organização”, concluiu Panaccio.[LiveScience]


DAI FICA A PERGUNTA: O QUE ADOECE MAIS, A FALTA DO $$, OU, TRABALHAR ONDE PRECISA-SE DO $$ E ODEIA-SE O TRABALHO?


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Quote:
DAI FICA A PERGUNTA: O QUE ADOECE MAIS, A FALTA DO $$, OU, TRABALHAR ONDE PRECISA-SE DO $$ E ODEIA-SE O TRABALHO?


Sempre estudei muito para poder fazer o que gosto, me sinto feliz e realizada.

Trabalhar em algo que vc detesta com certeza acarretará problemas futuros, também relacionados a dinheiro. As pessoas nos dias atuais estão completamente focadas no $$, esquecem a qualidade de vda.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Achei bem interessante.. Só que eu não trabalho, infelizmente


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Me indentifiquei.


Sim, é verdade, o estresse toma conta, a mente adoece e o corpo é quem sofre.... Pelo menos pra mim é assim.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Acho que há vários itens para se pensar nesse tópico; não simplesmente gosto ou não do que faço, mas:


- Adianta amar o que faz, mas trabalhar numa empresa que não lhe dá o devido reconhecimento, ou não respeita seus direitos como trabalhador?


-Adianta amar o que faz, mas apesar do "amor", não conseguir se sustentar com essa atividade? Ou não conseguir sustentar a família?


-Adianta ter um emprego dos sonhos, numa empresa de 1º mundo em termos trabalhistas, um cargo invejável, mas saber que apesar de tudo isso, voce não nasceu pra estar ali?


Quias dessas questões não causa estresse? Eu acho que, claro, o ideal é sempre exercer a atividade que se gosta com um ganho compatível, que também possiblite alavancar a carreira, se aperfeiçoar cada vez mais, pois o mercado de trabalho exige isso.


Mas, e quando isso não é possível?

Acho o estresse não é totalmente evitável; às vezes é melhor simplesmente optar pelo menos desagradável...


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Quote:
Acho o estresse não é totalmente evitável; às vezes é melhor simplesmente optar pelo menos desagradável...


Não é tão simples, Alice. Às vezes a gente, simplesmente, não pode abrir mão. Caso abra, morre de fome... hehehe É cruel, mas é a verdade. Certos períodos da vida exigem alguns sacrifícios.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu já estava amolado com o meu ofício anterior, de gangster em Tatooine, como vcs devem ter notado na série Star Wars. Por isso mudei radicalmente e desde que me tornei um rapper famoso, o MCJupi#S2, meu nível de estresse baixou bastante!

Agora só como, durmo e canto meus raps, como o "rap do S2" que já andei postando por aqui!

S2 miguxos!


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

Acho que o bom de trabalhar no que gosta é A SATISFAÇÃO.


Até porque se levarmos pela linha de racioínio do ''VALER A PENA'' (boa remuneração), presumo que nao haveria PROFESSORES PÚBLICOS, POLICIAIS, ENFERMEIRAS ... (afinal, eles ganham pouquíssimo em razão do trabalho exigido).


Alguem disse pra madre Tereza de Calcutá que ele nao faria o que ela faz nem por 1 milhão de dólares ... ela disse que TAMBEM NAO. (ela fazia de graça).

Óbvio que nao dá pra fazermos trabalho ''de gratis'' e pagarmos as contas e despesas, mas, como comentado, podemos escolher o trabalho que melhor nos remunere (E NEM SEMPRE A MELHOR REMUNERAÇÃO É $$$$).


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Pode.. mais eu não odiava o trabalho

Mais sim a pessoa que ficava me apurrinhado... isso me fez pedir a conta, pois vivia doente