auxilio acidente negado

11 respostas [Último]
dorika
No PF desde: 07/09/2010

Tenho problemas de bursite nos ombros e hernia de disco na regiao lombar, fui ao médico do trabalho onde o mesmo afastou-me pelo INSS e requereu o CAT (comunicado de acidente de trabalho). Passado os 15 dias, foi agendado pericia junto ao INSS onde compareci no 26º e tive o meu beneficio negado. Se o próprio médico da empresa forneceu o CAT, como o INSS nega? Fiquei 15 dias afastada pela empresa e mais 13 dias pelo INSS, esses 13 dias não vou receber? Lógico que vou recorrer, gostaria de saber se alguem já passou por situação semelhante e o que fez.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Nunca passei por isso.. Mas vc deveria procurar um bom advogado p/ te orientar....


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Dorika,recomendo a você procurar um advogado (se você não puder contratar um,vá à OAB da sua cidade q ele te fornecerá assistência jurídica gratuita) e explicar a situação.Ele te dará as devidas orientações e,se precisar,entrará com as devidas providências...


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

CAT para hérnia e bursite? Estranho, pois na verdade eles são doenças por esforço repetitivo e não por acidente.


Meu marido tem hérnia e protusão discal na coluna, recorreu da decisão e foi novamente negado o benefício, voltou a trabalhar e faz fisioterapia. Segundo o perito, não havia incapacidade laborativa.


Conselho que te dou, pois trabalho em neurologia: cuide muito dessa hérnia, faça exercícios que fortaleçam a região. Cuide-se, pois se chegar a precisar operar....é um inferno.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Nossa Deus, Ro!!!!


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Carlita, onde eu trabalho, são realizadas várias cirurgias de coluna, inclusive hérnia. O número de feridas operatórias que infeccionam é preocupante, isso que temos um cuidado severo com curativo. Mas geralmente é uma internação delicada, o melhor é evitar.


dorika
No PF desde: 07/09/2010

Ro, informei-me com um advogado e existe as chamadas doenças ocupacionais, são doenças provocadas por esforço repetitivo, e conforme cartilha do ministério da Saúde, as lesões do ombro são consideradas doenças ocupacionais. Segue abaixo

Lesões do Ombro (M75.-):

Capsulite Adesiva do Ombro (Ombro Congelado, Periartrite do Ombro) (M75.0)

Síndrome do Manguito Rotatório ou Síndrome do Supra-espinhoso (M75.1)

Tendinite Bicipital (M75.2)

Tendinite Calcificante do Ombro (M75.3)

Bursite do Ombro (M75.5)

Outras Lesões do Ombro (M75.8)

Lesões do Ombro Não-Especificadas (M75.9)....

Fui contemplada com alguns ´´Emes´´ ai encima, em relação a hernia de disco, a empresa forneceu-me CAT (comunicado de acidente de trabalho) pois é relacionada ao tipo de serviço que executo, que é manipulação de objetos volumosos, ou seja, o nexo entre a doença e a atividade executada também é considerada doenças ocupacionais e é considerada acidente de trabalho mesmo, a empresa inclusive tem que preencher um termo do INSS comunicando o ocorrido. O INSS reconheceu minha incapacidade laborativa, e reverteu meu auxilio, receberei os dias parados. Infelizmente, muito comum, é necessário ingressar na justica para garantir esse direito.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Nunca passei por isso, mas acho que vc deve recorrer na justiça.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Mas Dorika, realmente direito trabalhista e previdenciario e uma zona...


Voce procurou ver se é realmente CAT (acidente) ou se nao existe outro merda de formulario qualquer para "doença ocupacional" enfim...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Existem Advogados especializados em Previdência, antes de ingressar com a Ação procure um... derrepente é mais rápida a resolução, sei lá acho que vale a tentativa.


imagem de AQUARIANA DENGOSA
AQUARIANA DENGOSA
No PF desde: 18/02/2010

Dorika- Em primeiro lugar, hérnia de disco na região lombar não está enquadrada como doença profissional, apenas lesões e/ou a bursite de ombro e que gerem a incapacidade ao trabalho;


Em segundo lugar, é necessário verificar se a empresa preencheu corretamente a Cat- se foi por doença, (não pode ser por acidente) pois o INSS nesse caso, costuma entrar em contato com o médico da empresa e pedir o relatório do médico pois esse tipo de cat é muito complicada pois não são todas as doenças que o INSS recebe a CAT mesmo sendo relacionada ao trabalho do paciente;


Em terceiro lugar, verificar se a Cat foi enviada em 06 vias; As guias devem ficar uma com você, uma com a empresa, uma com o INSS, uma com o Ministério do Trabalho, uma com o sindicato e a outra com a parte médica da empresa. por isso as cats são avaliadas; se não entregar a cat nesses órgãos vai ser negado também.


Enfim, se toda a documentação está correta, agora resta entrares com recurso Administrativo junto ao INSS para marcarem nova pericia, e dentro do prazo de 30 dias a partir da negativa dessa pericia.


O que bastaria ter feito, era apenas ter te afastado temporariamente por doença (hérnia de disco na região lombar, que incapacita ao trabalho em decorrência da dor extrema) e bursite ou lesão de ombro- te consultando com o medico da empresa, feito algum exame (raio x) e conseguido um laudo médico com alegação de inaptidão temporária ao trabalho e por qual prazo- e – e então com todos esses documentos ires a um posto do INSS – requerer auxilio doença e marcar pericia.


Boa sorte.