Questionando o Kardecismo

79 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
O que eu sei,é que o Homem é mal por natureza,


eu já acho o contrário... (ando otimista)

só que o BEM é silencioso... notem que as pessoas realmente do BEM não ficam alardeando suas boas ações e esperando gratidão ou retribuição...

o bem não se impõe, não invade...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Oi Kvet!


Desculpe, mas há os sociopatas (em vários graus).

Pessoas que prejudicam, matam, usam os outros e não sentem o menor remorso, pois não tem introjetado o código de valores morais vigente na sociedade, por assim dizer.

Eles seguem suas próprias leis, seus próprios códigos de conduta e vivem tranquilamente; não sabem o que é a dor do outro, apenas sabem o que é obedecer a seus impulsos, seja a que preço for.


Não sei como o Kardecismo explicaria a existência dessas pessoas.


imagem de Benicio
Benicio
No PF desde: 27/11/2012

Claro,eu não seria tão pessimista assim,existem muitas pessoas que são do Bem,para fazer o Bem,mas se algum tempo existiu algum equilíbrio eu acho que hoje a tendencia é a maldade,nós temos exemplos a todo minuto,mas nem por isso perco a minha fé,porque essa é inabalável.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Mas eu falai em maldade de pessoas que não possuem uma anomalia psíquica (se é que maldade não seja uma), falei em pessoas que nos seu dia a dia cometem aquelas pequenas ações que juntam se somam e formam o caráter de um ser humano.


O cara que recebe o troco a mais e não fala, deixa o caixa se ferrar no fim do dia. Depois ele sai dali suborna o policial em uma infração de trânsito, gera um sentimento de impunidade nele e nos demais. No outro dia ele sai de casa e acha normal ver crianças maltratando um animal pq ele fazia isso quando criança... sabe como é, coisas de criança. No mês passado ele traiu pela terceira vez a mulher que cuida da casa, dos filhos, da duro em dois turno: trabalho e lar. Ahh, sabe como é, a carne é fraca, se justifica ele.. E assim vai, somatizando várias ações que no fim o fazem ser alguém mau. Pq não? Quem contribui com a desordem das leis materiais e morais é uma pessoa indigna, logo boa pessoa não não é. E o contrário para mim de bom, é mau.


E essa pessoa não é feliz. É, na melhor das hipóteses, alguém que chamamos de - o insatisfeito com a vida. Nunca está contente com o que tem. Aparentemente parece uma injustiça, mas não é.


Quanto a patologias de ordem mental, penso que devam ter outras origens e outras causas. Logo, não dá para analisarmos como sendo tudo "farinha do mesmo saco".


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

A fé, para existir, precisa ser cega. Por mais explicações que o Espiritismo forneça, dizendo-se também ciência e filosofia, muitas coisas ainda permanecem sem respostas. Tenho percepção de que há várias causas que fogem do nosso entendimento... Mesmo assim, muitas outras acho que poderiam ser melhor esclarecidas...


Admiro quem mantenha sua fé inabalada frente a tantos horrores. Eu mesma gostaria de não questionar nada, pois as questões trazem angústias, medo, incerteza. Tão mais fácil é acreditar que existe um ser absoluto que tudo sabe, tudo vê, que é justo e, ainda por cima, nos ama. Não acreditar nisso é ser órfão no Universo. Assustador.


Mas não consigo deixar de questionar. Por que o Pai deixa seus filhos se engalfinharem no jardim de infância que parece ser a Terra? São como crianças, devem ser educadas, mas a melhor forma é mesmo essa? Ele assiste a seus filhos torturando e matando uns aos outros num teatro que parece reprisar o mesmo espetáculo ao longo da eternidade... #XATIADA


imagem de Marisa Garcia
Marisa Garcia
No PF desde: 11/12/2012

Mas o mundo só tem horrores? Nada de bom acontece? O Pai não abençoa ninguém? Não salva ninguém? Não se manifesta de modo algum?

Minha fé não se baseia em fechar os olhos para oque é ruim, mas em todas as coisas boas que Deus faz e todas as ruins que ele evita. E nesse fato triste só tem um responsável o ser humano e eu não tenho até esse instante capacidade para compreender porque Ele não interviu, mas foi assim e nada vai mudar,


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Eu encontrei muitas respostas no Espiritismo, ainda tenho muitas dúvidas em relação a tudo, muitas vezes tento definir o que é Deus na verdade.

Penso que somos pequenos demais diante da grandeza do universo e somos egoistas demais, orgulhosos demais, arrogantes demais...temos um cérebro potente que usamos pouco, temos tanta coisa de valor e não vemos... e nos apegamos coisas fúteis...

temos uma dificuldade enorme de sermos humildes.

A Natureza é sábia. A vida é sábia. Nós é que precisamos muito aprender mais, evoluir mais.

Suas dúvidas em relação ao Espiritismo são válidas, assim como eu ,por exemplo questiono o catolicismo e os evangélicos...

temos que questionar sim, para aprender, para buscar respostas concretas, para que tenhamos fé concreta e racional...

realmente diante de tanta atrocidade a gente acaba questionando tudo.

Mas eu acredito que a humanidade tem muito que aprender, e as vezes, do jeito que o mundo está, parece que está indo na contramão da evolução, por isso que o mundo está deste jeito.

Se vc parar pra pensar, na maioria das coisas que estão erradas, tem dedo do homem. Até a fúria da Natureza, muitas vezes tem a ver com a poluição que fazemos aqui.

Muito interessante tua pergunta. Mas eu ainda tenho muita fé na doutrina e é a filosofia mais aceitável para mim.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
temos que questionar sim, para aprender, para buscar respostas concretas, para que tenhamos fé concreta e racional...


concordo...

até porque ter fé sem questionamentos e aprendizado virá uma coisa meio de papagaio , né... só repete e repete, sem entender o porque acredita nesta ou naquela doutrina...

sem questionamentos muitas pessoas viram obcecadas e radicais... fanáticas...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante....


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Penso que a questão da escolha é baseada na consciência.

Uma criança não tem consciência de que se colocar o dedo na tomada vai levar um choque. E será que deixando isso acontecer, é a melhor forma dela aprender? A dor seria sempre o melhor caminho da aprendizagem (embora não seja o único)?


Eu já questionei não só as questões do Kardecismo, como também a Lei da Atração, o livro O Segredo, o pensamento que diz que somos nós que produzimos nossas próprias doenças... sempre buscando o porquê dessas afirmações e em que se apoiam para virarem livros, best sellers que enriquecem seus autores.


No Kardecismo também é dito que semelhante atrai semelhante; quando há a reencarnação, o espírito é envolto no esquecimento, para não lembrar das faltas cometidas nas vidas passadas e começar tudo de novo... Como, se vai pagar débitos antigos, mesmo que não se recorde deles?

Se semelhante atrai semelhante, e aquelas crianças foram mortas daquele jeito, só posso pensar que em outras vidas elas formavam um grupo de assassinos e que estariam resgatando um karma coletivo com sua vítima anterior (o assassino). Talvez elas tenham feito escolhas na outra vida, mas não nessa, com certeza....


Então, se a minha sintonia é má, minha vibração é baixa (sou uma peste!), não posso mudá-la; ou seja, pouco adiantaria mudá-la, porque na outra vida, pagarei de qualquer jeito... (?).


Acho que ainda não li o suficiente do Kardecismo pra me convencer!