Questionando o Kardecismo

79 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Fui criada na doutrina espírita Kardecista e sempre acreditei em seus ensinamentos. Porém, venho questionando violentamente essa e qualquer outra doutrina religiosa.


Minha pergunta principal é: por que Deus segue permitindo tantas atrocidades? Até quando esse processo de aprendizagem da humanidade vai? Até quando o livre arbítrio seguirá sendo destinado a todos, causando sempre tantos erros que, com a lei da ação e reação, criam uma cascata de desgraças?


Como mãe que sou, questiono o Pai sobre o livre arbítrio. Ele deixa seus filhos fazerem o que bem entendem, será que isso é a melhor coisa que um Pai pode fazer? Sempre que eu puder, vou evitar que meu filho enfie o dedo na tomada, por exemplo, pois não quero que ele leve choque. Acho que existem outras formas de aprender a não levar choque que não seja deixar que isso aconteça para ele ver como é ruim...


Deus permite que façamos as maiores atrocidades, uns contra os outros, encarnação após encarnação... Mas será que Ele não cansa de ver seus filhos sofrendo dessa forma? Por que não dá um basta de uma vez por todas?


Esse último massacre em escola infantil nos USA... Que coisa grotesca... Até quando?


Eu não consigo explicação plausível para esse tipo de acontecimento. Por que o mundo espiritual permite esse tipo de desgraça? Segundo a doutrina, ninguém vem com a missão de entrar numa escola e atirar contra inocentes, como fez esse rapaz e tantos outros. Esse demente usou de seu livre arbítrio e ferrou com a vida de dezenas de pessoas... Como isso é permitido? Se essas vítimas tinham algum débito e deveriam morrer de forma violenta, então já estava determinado que alguém deveria cometer uma chacina dessas? Não posso acreditar nisso! Ou então,se essas vítimas não tinham esse tipo de debito, por que é permitido que sejam alvo de situação tão terrível? Quanta desgraça!


E o criminoso? Com que tipo de débito voltará? Será ele a futura vítima de outro crime tão horrendo no futuro, fazendo que esse círculo vicioso de dor e sofrimento nunca termine?


Se o mundo acabasse no dia 21/12/12, seria um favor para toda humanidade. Como pode haver felicidade quando paramos para pensar nas dores do mundo?


É muito mais fácil viver quando se tem fé. Ou quando não se para pra pensar no acontece ao nosso redor.


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Ai Nanda, eu ando questionando isso muito, em especial nesse ano que está terminando.


Não nasci em uma família espírita, mas católica. Fiz primeira comunhão, mas à medida que fui crescendo, apesar de respeitar muito ainda, me via insatisfeita com os ensinamentos do catolicismo e acabei me tornando espírita. Frequentei por muitos anos um grupo de estudos espíritas, participei muito das atividades da casa. Depois, por em função do trabalho e correrias do cotidiano, acabei parando de ir. Mas continuava acreditando em tudo que estudei.


Desde que perdi meu pai a alguns meses, a morte tem parecido muito mais assustadora pra mim. Ele teve câncer, e em certo estágio, sabia-se que não havia mais volta, e que era só fazer a contagem regressiva. Eu morria de pena quando pensava o que se passava na pela cabeça dele. Ele confessava para minha mãe que tinha muito medo. Imagina quanto sofrimento!

E, não só juntando a esse fato, mas a esses que levantaste, eu também me questiono. Mas acho que isso não tá no "script". Nossa vida é traçada por escolhas, e muitas vezes alguns não medem consequências, e, se Deus existe, sabe-se lá que explicação ele daria pra isso, também fico muito confusa!


Já não sei mais se acredito em Deus. Não sei até que ponto todos os mistérios do mundo dos espíritos são coisas criadas pelo cérebro humanos.


Me lembro de uma conversa que tive com um ateu uma vez. Ele confessou que, apesar de não acreditar em nada, gostaria que as explicações dadas pelo espiritismo fossem verdadeiras, pois eram a que mais pareciam reconfortantes. Foi aí que veio com mais força minha dúvida: não sei se me apeguei à Doutrina por conforto ou por realmente acreditar! Mas aí às vezes penso que essa vida é muito misteriosa, que esse mundo é muito complexo para tudo se apagar assim, de uma hora pra outra. Pra alguns serem tão injustiçados, outros viverem tão pouco, outros terem tudo e viverem bastante... se tudo acabasse depois da morte, me pareceria tão injusto também!!!


imagem de Marisa Garcia
Marisa Garcia
No PF desde: 11/12/2012

Nandablue tem certas coisas que não consiguiremos entender sozinhas e muito menos aqui na Terra, só o Pai poderá nos conceder a resposta e o entedimento para compreender. Eu sempre optarei por ter fé Nandablue. Eu sou judia, mas tenho uma tia espírita.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Até que enfim alguém também questiona o espiritismo como eu!!!!


Em relação não só a doutrina espírita, mas ao esoterismo, que prega a vinda das crianças índigo e cristal como seres que vem ao planeta para melhorá-lo e ajudar no processo de evolução espiritual da Terra (seriam as crianças nascidas do ano de 2000 em diante), por que então está acontecendo a morte dessas crianças? Já repararam que muitas crianças vem sendo massacradadas no mundo todo (aqui no Brasil houve o caso da escola Tasso da Silveira, no RJ), além de abusadas, negligenciadas, etc? Como explicar uma coisa tão oposta a outra, no mesmo tipo de veio religioso, ou filosófico, que seja... ?

Estava numa palestra espírita quando ouvi o palestrante dizer que a mulher que é estuprada está, na verdade, resgatando uma dívida kármica... E que o filho não poderia ser abortado, se caso ocorresse a gravidez no estupro, porque também faria parte de um plano de evolução elaborado pelo mundo espiritual... Isso me parece mais a Lei de Moisés do que um procedimento evolutivo.

E alguém conhece Waldo Vieira? Ele foi contemporâneo de Chico Xavier e também fala a respeito do espiritismo.

Há vários vídeos dele no youtube; é palestrante também. Quase não é mencionado, pelo menos pouco ouvi falar dele na mídia.


Longe de criticar qualquer religião, acho que um questionamento é sempre bem-vindo, assim como um bom debate a respeito.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações Cara Nanda!


Suas dúvidas são pertinentes, e acho que existem muitas ainda que à lume da razão, abalariam a fé de qualquer um....exemplo? Por quê existem muito mais nascimentos do que mortes? Se vivemos em um eterno processo de retomada de vidas, a gente percebe que a "conta" não fecha.


- O que são karmas coletivos?

- Por quê o livre arbítrio de uns, afeta o destino kármico de tantos?

- Por quê as fotos de espíritos com vestes tácteis - endossadas até por Chico Xavier - não se repetem nos encontros de hoje em dia?

- Estudando a fundo uma Segunda Guerra Mundial por exemplo; caminhando pelos meandros menos conhecidos de uma bárbarie até então inédita para a muitos, por que um processo de "depuração" espiritual chegou a níveis tão aterradores?


São muitas dúvidas, muitas implicações....mas eu continuo depois!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Pq a morte ainda é considerada um castigo?


Pq aprender com dor deveria ser algo que Deus nos deveria poupar?


Pq crianças não podem podem morrer de um acidente, de uma doença violenta ou de uma tragédia? Visto que são crianças na corpo, mas carregam consigo histórias milenares de encarnações e encarnações...


Pq o sofrimento, seja ele físico ou moral, é sempre uma tragédia, uma desgraça?


A resposta é simples, pelo menos para mim, pq que fundo não aceitamos que todos temos que evoluir. Ainda acreditamos quando olhamos para uma criança, para um bom pai de família, para uma mulher que vive auxiliando o próximo que a sua história de vida é aquela e tão somente aquela.

Nunca pensamos quando vemos uma criança linda, risonha, alegre, amorosa que ali se encontra um espírito que já viveu muitas e muitas vezes. Acertou, errou, caiu, levantou e vai fazê-lo muitas e muitas vezes ao longo da sua trajetória por séculos ainda...

Estou educando minha visão espiritual e minha mente, algumas vezes tão absurdamente racional, para que consiga enxergar isso. Nem sempre é fácil, nem sempre consigo no primeiro momento.


É claro que se vejo uma criança tentar colocar o dedo na tomada vou impedi-la, mas e os outros tropeços? Quando ela for tentar subir no escorregador ao contrário, pela rampa? É certa essa maneira de subir? Não. Por ali se desce, não se sobe. O que provavelmente será a causa natural? Cair. Se "inventarmos moda" o natural é dar errado. E precisa ser assim, para que aprendamos a fazer da maneira certa.

Claro que isso é um exemplo bobo, mas o que quero dizer que o Pai não pode nos livrar do que precisamos aprender.

Só enxergamos quando as tragédias nos acontecem. Mas e quando Ele nos salva de outras? Um assalto que nada nos acontece.. Um atraso e perdemos aquele avião que irá cair...

No caso do exemplo desta escola, a maioria das crianças e professores se salvaram. Ahhhhhhh, mas então Deus gosta mais de um do que de outros. A maioria ele "salvou" a outra deixou morrer sem dó nem piedade. Que pai seletivo este, não?

Não, não acredito nisso. Quem é pai/mãe sabe que não existe essa preferência. Mas também quem é um pai sabe que nem sempre dá para passar a mão na cabeça dos filhos, sob pena dele virar uma eterna criança, mimada, sem condições de caminhar com suas próprias pernas. E que é pai e mãe sabe que cada filho é único e precisa aprender de um jeito. Do jeito que ele melhor assimile.

Eu não sei que tipo de história de vida tinha cada uma daquelas pessoas envolvidas no tiroteio na sexta, não sei nem a minha (!)), logo não julgarei. Acho uma lástima que tudo tenha se desenrolado daquela maneira. Assim como acho triste uma criança com câncer , um velho abandonado em uma asilo ou uma mulher estuprada.

Mas sei que caos não existe. Tudo tem uma explicação. Nada é por acaso.

Basta olhar as forças que regem o Universo e saberemos que nada é injusto ou aleatório. Só não me cabe saber tudo que acontece e pq acontece. Quem sou eu para ter essa pretensão? Só sei que meus atos são consequências do que já me aconteceu (minha evolução) e que determinará o que irá acontecer. Isso é o que posso controlar, tentar fazer sempre o melhor. Nem sempre conseguirei, ou por vontade própria (sim, ainda não sou perfeita... vixi!! longe disso) ou por não saber mesmo qual é o melhor naquela situação. Responderei por isso, pq disso depende a minha evolução. Com graus diferentes de responsabilidade, é verdade, mas responderei. Se não sei como agir não posso ser responsabilizada da mesma forma do que agi errado por escolha consciente.


Acho que a Lei da Ação e Reação é o próprio Amor do Pai para conosco. Nada pode expressar mais o Amor de um pai por um filho do que nos deixar seguir o caminho que escolhemos, mesmo que esse caminho não seja o mais fácil e nem o melhor. E pq Ele deixa? Pq acredita que todos os caminhos um dia chegarão a Ele. isso é o inevitável, o imutável e o absoluto. Pq no fundo, nós podemos não acreditar em nós próprios, mas Ele acredita.


O mundo não acabará na sexta, óbvio. Mas começaremos uma Nova Era (que em alguns lugares da Terra já começou há algum tempo) de cada vez mais responsabilidades sobre nossos atos. Onde o que faremos, decidiremos e como agiremos será cobrado de uma forma muito mais enfática.

Pq o Pai está perdendo a paciência? Não. É pq já evoluímos o suficiente para começar a acertar mais que errar. Eu diria que a humanidade está saindo do jardim da infância e entrando na adolescência. A responsabilidade com nossos atos está ficando maior e mais cobrada.


Não consigo enxergar "injustiças" nesse mundo. Não a injustiça de que inocentes paguem pelo que não devem. Claro que me revolto com o que aconteceu sexta ou com o que leio todos os dias nos jornais, sou humana e minha visão também. Mas quando paro para observar as coisas com olhos de um Pai vejo que são somente filhos rebeldes. Filhos que um dia também encontrarão o caminho certo, seja aqui na Terra, seja em outros mundos. A Vida não nos abandona nunca, mesmo que nós acreditemos nisso.


imagem de Marisa Garcia
Marisa Garcia
No PF desde: 11/12/2012

Você tem o dom da palavra Kvet : )


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

ótimo post Kevt

é uma questão de fé...


já notaram que algumas vezes tentamos fugir/contornar do que nos foi designado, seja um problema ou uma pessoa, e aparece na nossa frente novamente?

eu acredito que nosso objetivo aqui é para aprender e evoluir... sempre a cada dia...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

A lógica do outro lado não é necessariamente igual ao nosso pensamento "cartesiano";


Temos muitas coisas a questionar, eu continuo me perguntando...mas, se a cousa fosse muito fácil e cristalina, onde habitaria a dificuldade e o mérito em se aprimorar.


Uma tragédia familiar pode ser a tônica da união de entes (ou espíritos) em dissonância; talvez seja para isso que existiu tal criaturinha como uma criança tirada logo do lar.


É complicado o negócio, mas lembrem duas coisas:


- O mundo já foi lugar bem mais hostil; a tendência é a civilização se "puxar" para cima...amadurecimento espiritual?

- Chico Xavier trabalhou e trouxe conforto por 70 anos as pessoas em troca do que exatamente?


Continuem...


imagem de Benicio
Benicio
No PF desde: 27/11/2012

O que eu sei,é que o Homem é mal por natureza,ele é capaz de cometer atrocidades que nem em nossos piores pensamentos faríamos,as vezes penso muito no mundo em que vivemos,e como vai ser para o meu filho futuramente,ele vai viver nessa loucura toda?mas eu chego a pensar que o que vivemos aqui,só pode ser um teste,para ver os bons de coração e aqueles que se corrompem facilmente,porque nós temos escolhas,o difícil é escolher ser bom nesse mundo onde existem tantas pessoas más.!!!!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
O que eu sei,é que o Homem é mal por natureza,


Fazer algo que é da nossa natureza nos leva a felicidade, a paz... Basta ver um médico com vocação cuidando dos seus pacientes, um músico tocando seu instrumento favorito...


Fazer maldades não deixa ninguém em paz e muito menos tranquilo. Pelo contrário, traz insegurança, desequilíbrios, mau humor.. Então não pode ser da natureza humana, não?


Como já disse, acredito que alguns são mais rebeldes que outros, custam mais a aprender, a se corrigir. Demoram mais a EVOLUIR. Mas chegaremos lá. Todo rio corre para o mar, por mais distante que esteja dele. Assim é o nosso destino: nos tornarmos seres melhores, por mais distantes que estejamos da bondade.