Porque você deve fingir ser outra pessoa no trabalho

18 respostas [Último]
imagem de Ella
Ella
No PF desde: 08/09/2011

Já pensou poder falar e fazer o que quiser no trabalho? Chegar para o chefe e desabafar tudo aquilo que você apenas imagina em uma discussão? Bom, eu já pensei. Mas com certeza não é uma boa ideia.

E uma nova pesquisa mostra que, apesar da autenticidade ser importante para a felicidade, no trabalho a coisa não é bem assim.

O pesquisador Oliver Robinson e colegas da Universidade de Houston usaram um questionário online com 533 pessoas para saber onde e quando eles eram verdadeiros. No geral, a situação de mais autenticidade foi nos relacionamentos, e a de menor foi no trabalho.

Depois, os voluntários fizeram uma escala relacionando satisfação e bem estar com a autenticidade das situações. Apesar de em outros contextos a relação de honestidade acontecer para o melhor, no caso do trabalho não.

Realmente, nos relacionamentos é praticamente impossível não ser você mesmo, já que você está constantemente junto de alguém, dividindo situações emocionais e muito próximas. Mas ali, no local de trabalho, será que vale a pena ser inteiramente você? Ou tudo que é demais é prejudicial, inclusive sinceridade?

FONTE:http://hypescience.com/


Como já disse aqui no PF, sou profissional em R.H., e gostaria das opiniões de vocês aqui ,para uma pesquisa de trabalho.

Obrigada!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Mas ali, no local de trabalho, será que vale a pena ser inteiramente você?


no trabalho estamos prestando serviço.... portanto temos que ter sim uma conduta profissional....

na minha opinião, diversão ou problemas pessoais devem ficar de fora...

se uma pessoa é expansiva demais, no trabalho deve se conter... se é tímida demais, dependendo da função, terá que superar...

lógico que ninguém é máquina, e ao procurar emprego devemos nos ater ao que se encaixa melhor à nossa personalidade...

se querem trabalhar em um ambiente descontraído, procurem empresas com esta dinâmica... etc e tal...

imaginem uma grande empresa onde todos os funcionários querem ser autenticos? nem mesmo os atendentes da Walt Disney conseguem hehehe

é completamente inviável.... ao entrar na empresa, veste-se a camisa ... seja lá qual for o modelito ou comportamento exigido...


imagem de Ella
Ella
No PF desde: 08/09/2011

Então _Ana_ , vejo que hoje em dia o lado pessoal esta interferindo muito no profissional.

Trabalho com mais de 40 mulheres, imagina só , briga com namorados,maridos, filhos, TPM...

rsrssr

E temos que ter jogo de cintura , pois profissionais capacitados hoje em dia esta escasso.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Acho assim, vc deve ser vc mesma.. Sinceridade, total... Acho isso muitoo importante...


imagem de Ella
Ella
No PF desde: 08/09/2011

Nary,acredito eu que a sinceridade tem que vir com uma boa dose de bom senso.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Sim, com certeza...


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Concordo, precisamos observar limites e ter uma postura discreta.

Meu maior desafio no ambiente profissional é controlar minha personalidade forte, sou daquelas pessoas muito francas e questionadoras.

Só que acabei doente por me envolver demais no trabalho e tentar resolver tudo...e infelizmente hoje eu vejo que os problemas do hospital em que trabalho continuarão a existir. Então quem precisa mudar sou eu. Preciso ser mais fria e me distanciar mais, fazer o que me compete e parar de querer revolucionar o mundo heheheh


imagem de Ella
Ella
No PF desde: 08/09/2011

Ro .. acho que questionar é valido, principalmente quando é para acrescentar algo.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Ella o problema é que os questionamentos são sempre os mesmos. Eu sou apenas um eco do que já se reivindica há muito tempo lá dentro.

Aí vc acaba com o rótulo de funcionária problema, de geniosa...sendo que tudo o que questiono diz respeito a qualidade do ambiente de trabalho.

Ocorre que o ambiente hospitalar é carregado de prepotência, de arrogância, e questionar as vezes torra o teu filme.

Por questionar tanto o que está errado, nitidamente, escandalosamente errado, perdi pontos na avaliação de desenvolvimento e a enfermeira chefe ainda me rotulou de "bocuda"...ou seja, a minha imagem como profissional ainda foi desmerecida...

esse tipo de coisa foi o que me fez adoecer, entrar em colapso, fora o desgaste físico da sobrecarga de trabalho e demanda excessiva de pacientes, ainda não podemos reivindicar por melhorias...

Diante disso foi que resolvi mudar a minha postura. E me esforçar para agir com mais frieza e distanciamento. Não dos pacientes, mas da instituição. Se eu não fizer isso, não sei se consigo prosseguir lá.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Acho que Bom Senso é o X da questão.. mas então o que é bom senso... é saber que voce não pode sair falando aos quatros ventos o que acha ou deixa de achar de seu colega, e saber que voce não pode simplismente querer ter uma relação de AMIGOS (nãooooooooo voce não é amiga de seu patrão, de seus colegas), voceis dividem um espaço comum, na tentativa de chegar a um resultado comum, portanto não é um relacionamento onde existem erros/acertos, tu ta ali para chegar no RESULTADO FINAL (imposto por uma hierarquia). PONTO FINAL.


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Acho que não é nem fingir ser outra pessoa. Mas sim, trata-se de uma postura profissional. Imagina se todo mundo no ambiente de trabalho resolve levar seus problemas pessoais, se vestir como quiser.


No ambiente profissional você precisa ter uma postura profissional, muitas vezes precisamos ter jogo de cintura para não misturar as estações, principalmente quando estamos passando por uma fase complicada no pessoal....