O corajoso (filme) o que a profissão reflete no lar? PROFISSÃO X FAMILIA

31 respostas [Último]
imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Vale a pena. Eu e meu namorado ficamos emocionados. E faz a gente refletir na vida!


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012
imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Ro Samy,


Eu gostei desse filme, porque é muito real e comum demais. O que leva as pessoas a afastar de seus filhos, esposa ou marido por causa da profissão. Como é duro você trabalhar e muito e quando você assusta, uma filha que faleceu ou um filho que não tem dialogo, totalmente afastado ou um pai que não tem convivencia com a filha de 4 anos. E os problemas as rotinas do dia a dia como faz muitas pessoas afastarem de Deus.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Obrigada, Ro... ;)


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Carlita, eu escolhi a área da saúde por vários motivos, na verdade desde criança eu dizia que ia trabalhar em hospital.

Entrei no Hospital em 2001, saí em 2006 e voltei em 2010.


Sempre fui consciente de como o hospital suga o profissional. Minha vida é condicionada a minha profissão.

Eu trabalho 6 horas diárias, mas trabalho sábados, domingos, feriados...este ano por exemplo, estou de plantão o Carnaval todo.

Mas eu sabia que ia ser assim. Minha família já está integrada nessa rotina pois aos finais de semana o Dan fica com as crianças, eu saio as 13 hs e temos o resto do dia...consigo dosar meu tempo, é cansativo mas consigo.


O que eu não sabia era como eu estaria próximo da dor alheia, de histórias de vida, da morte.


Já vi tanta coisa, já perdi paciente na minha mão, num minuto eu estava fazendo a higiene dele, no outro eu estava massageando o peito dele, num trabalho desesperado da equipe tentando reanimá-lo.

E é duro vc perder pra morte.

Nesse dia eu cheguei em casa tão triste, mas tão triste, meu marido só me abraçou e eu comecei a chorar.

Chorei de dor mesmo, de ter que enxergar o quanto a vida é frágil, chorei por ver a esposa dele (uma velhinha muito querida, que eu me afeiçoei muito) chorar deitada no peito dele pedindo que ele não a deixasse...isso as vezes me faz ter um medo tremendo da vida e da dor que ela pode nos causar...


mas já vi milagres acontecerem, vejo a união de pessoas lutando por uma só...


Minha profissão me permite crescer, a enfermagem te faz aprender todos os dias, te faz se sentir útil...e no fim das contas ela é uma benção na minha vida, pois me transforma numa mulher melhor , consequentemente posso ser uma mãe melhor, uma esposa melhor.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Ro Samy,


Eu me emocionei ouvindo a sua história. Acho muito legal você compartilhar isso conosco.


Tem profissões que fazem da gente uma pessoa melhor este é o seu caso. Conheço enfermeiras e ENFERMEIRAS. A mãe de uma amiga minha se tornou fria ao vêr vários problemas. Mas isso tbém é da pessoa. Do perfil de cada um.


Minha mãe, quando frequentava a igreja evangélica (excercito da salvação) ia muito em cadeias femininas. Ela (minha mãe) tinha 15 anos na época. Fazia trabalhos voluntários para prisioneiras e orfanato.


Minha mãe disse que é triste ir em uma cadeia feminina e presenciar o que ela viu. Mulheres sofrendo, arrependida pelo que aconteceu no passado e cheia de esperança e planos para quando sair. Muitas idosas delicadas com saudade de seus famíliares.


Quando eu estava cursando a faculdade, fizemos um trabalho voluntário em asilos, foi bom, porque vimos a realidade. E como pode um filho deixar uma mãe em um local assim? Mas para o outro lado, o trabalho que fizemos lá, fez com que a gente se sentisse bem e também e fazer a gente evoluir muito como pessoa. Ajudar o próximo nos faz um bem enorme.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Carlita. outra lição que aprendi no hospital: a não julgar histórias...tudo tem 2 lados...


olha só : temos um paciente com graves sequelas neurológicas que está internado conosco há mais de 1 ano.

A familia não vem ver ele, a história foi parar na justiça.

Aí a maioria das pessoas dizia: nossa que familia cruel, que filhos ingratos, nossa, coitado do seu fulano.


Ai apareceu um familiar e contou tudo o que aquele homem fez, o estrago que ele fez na vida de pessoas que o amavam e dependiam dele.

Não são poucos os homens que são abandonados e quando vc vai conhecer a história social , vc se depara com filhos e esposas abandonados por causa de bebida, de vicios,de outras mulheres, de boates...e aí comecei a ver que muitas vezes são situações que a própria pessoa buscou pra si, no momento que virou as costas para a família.


Eu, Ro, particularmente, por pior que minha mãe tenha sido , não teria a coragem de abandona-la. Mas cada um tem um limite, cada um tem uma estrutura e eu entendo quem não consegue.

Existe um livro, do Dr. Drauzio Varela chamado Por um Fio, que conta uma história semelhante.


E em relação a enfermeiras e enfermeiras, é verdade, tem gente lá no hospital que parece feito de pedra, não tem um pingo de compaixão, tratam os pacientes como se fossem bichos. Fico triste com isso, e uso essas pessoas como exemplo de como não ser...

sempre me questiono se estou sendo atenciosa o suficiente, carinhosa o bastante, se fiz tudo o que podia, pois cuidar de paciente é muito mais do que dar remédio...


Dia desses meu paciente ficou muito, mas muito triste com uma noticia que recebeu. Ele é um menino tão querido, tão corajoso, que me deu uma pena dele e pensei...o que eu podia fazer por ele...

bem, não é muito, mas peguei uma luva de procedimento, enchi de ar, fiz um balão e desenhei um rostinho feliz e escrevi uma frase de incentivo...

ele até postou a foto no face com o balão heeheheh

e é bom demais vc ver a pessoa se esforçar em dar um sorriso...

e tem tanta coisa que podemos fazer por um paciente...coisas pequenas que pra eles são grandes, são importantes...

é isso que amo na minha profissão: fazer a diferença.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Ro Samy,


Muito legal a sua postura como profissional. Esse meio no qual trabalha, tem que ter muita psicología e você tem.


Por isso eu lhe falo a gente tem que fazer algo que goste e que tenha prazer de fazer. Quando a gente vivencia momentos tristes na profissão, devemos trabalhar dentro da gente e não deixar nada afetar dentro de nossa casa.


Tem pessoas como você, que está profissão lhe faz crescer mais ainda como pessoa e algumas, parece que afastam da família. Vai muito da característica de cada um.


Em relação de não julgar as pessoas, porque tem os dois lados da moeda, você está certa temos que ver o que a "pessoa" fez no passado para ter sido deixada em um hospital ou asilo. Infelizmente as pessoas plantam sementes ruins e colhem e não enxergam o que fez no passado. Eu passo por isso.


Vou resumir uma historia: Meu pai não era presente e minha vida, tudo que ele fez era para prejudicar a minha mãe. Ele negava algo para a gente, porque como ele não poderia afetar a minha mãe, ele usava as filhas. Quando fui cursar a faculdade eu precisei de fiador para o FIES ele não quis ser de chegar ao ponto de eu ter que envolver a família para ele ser. E eu tive ainda uma discursão com a mulher dele, porque falou mal de minha mãe. Pior erro que ela cometeu. Fora processos para exonerar pensão alimenticia, mentiras dizendo que eu e minha irmã tinhamos renegado ajuda a ele, e que ele estava com pedra na visícula.


Foi o niver do meu sobrinho, minha irmã é mais mole que eu e chamou ele. Meu pai na frente de meu namorado, começou a me cobrar que não ligo para ele. Eu simplismente falei com ele (meu pai) muito tarde para isso, né? E ainda disse segue o exemplo dele (meu namorado) é um bom pai desde pequeno. Amor se conquista e você não fez nada por mim a não ser na base da pressão. Não me cobre.


As pessoas (meus tios irmãos dele) muitos ficam pasmos na forma como trato ele. Bem distante não dando muita abertura para ele. Converso, mas não consigo ficar perto dele por muito tempo. Sei também que se eu der abertura para ele, logo vai começar a querer se meter no meu namoro e não permito isso.


Um dia ele falou comigo, você tem que ver, porque seu namorado se separou (ele acha que meu namorado tem apenas uma filha rs) e começou a recriminar ele (obs: meu namorado sabe disso). Eu apenas disse para ele eu sei bem e não preciso falar e ainda disse "cuidado que o telhado é de vidro", você também tinha duas malas (eu e minha irmã) então foi a maior burrisse dela (atual mulher dele) ter casado com vc. Ele se calou depois disso. Meu pai não sabe muito sobre a minha vida.


Ai muitos falam você tem que perdoar seu pai. Não consigo infelizmente tenho magoas dele. E me julgam ai que eu entro na parte que você disse dos dois lados da moeda. Concordo e assino em baixo com o que me falou.


Admiro muito a forma como você enxerga a sua mãe e como lidar com a situação. Deixar meu pai em um asilo, talvez não consiga, mas morar comigo debaixo do mesmo teto, não aguentaria. Não tenho estomago para isso. Mas ajudaria por ser meu pai e não por amor. Infelizmente uma grande realidade.


Vou procurar esse livro parece ser muito interessante. Obrigada pela dica.


Acho muito legal a forma como você trata seus pacientes. E profissão quando a gente escolhe, tem que ser por amor, e nesta área é muito importante ter uma enfermeira calma, sensata que dá carinho, porque tanto o paciente como a família do paciente precisam de apoio. Isso é fundamental. Muito legal mesmo da sua parte.


Nesses casos, Ro, do menino que você sitou aqui no forúm, não precisa de muito para agrada-lo e dando carinho, apoio e atenção. Faz totalmente a diferença.


Você tinha me dito que seu tempo é um pouco curto trabalha 6 horas e feriados também. Acho muito legal que você lida com a situação e também o apoio de seu marido e seus filhos. Mesmo assim, você procura ter o maximo de aproximação possível deles (marido, filhos e enteado) tirando o proveito do que a sua profissão ja lhe mostrou. É isso que eu quero mostrar aqui no forúm. Por mais problemas a gente tenha no lado profissional, NUNCA devemos nos afastar dos nossos famíliares e de Deus.


Ro, lembre-se quanto mais a gente questiona (para melhorar), mais a gente cresce como seres humanos. Continue se perguntando se você está sendo boa para ajudar seus pacientes. É por ai mesmo.


Mais uma vez você está de parabéns pelos seus depoimentos. Vejo em você uma grande mulher e seu marido e filhos sentem muito orgulho de estar ao seu lado.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Carlita, Carlita....

sempre me deixando emocionada...

obrigada...


mas leia mesmo o livro do Dr. Drauzio. É maravilhoso, faz a gente refletir muito.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Ro,


rsrs...é o que penso...anotei o livro aqui. Vou ler...


Eu é quem agradeço!!!!


Bjos...