Meu amigo vem sendo corneado, aviso?

28 respostas [Último]
imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Coluna do Carpinejar publicada na Zero Hora Online:


"Tenho um amigo que namora uma menina um pouco fora dos padrões de beleza (ela pesa uns 120 quilos e mede 1m65cm). Acho que deves imaginar a figura! Mas o detalhe é que, mesmo desse tamanho, ela está traindo ele. Coitado, ele está feliz com ela. Acho que se ele descobrisse ficaria muito triste. Daí estou nesse dilema: não conto para ele e deixo ele viver essa felicidade. Ou conto e faço com que parem com as brincadeiras que fazem pelas costas do rapaz, dizendo que ele já tem vaga garantida no Rodeio de Barretos.

Beijo, Bete"


Querida Bete,

Não há sentido em denunciar a infidelidade de amigos, seja contra, seja a favor.

É invasão de privacidade. Dificulta a reconciliação pois pressiona a tomada de uma punição social. O traído é condicionado a se separar para não ser taxado de idiota entre os familiares e conhecidos. Perdoar ou não a traição é uma decisão pessoal corajosa. Não deve ser influenciada por fatores externos. Depende da história do casal, do envolvimento, do pacto de confiança e lealdade. O silêncio colabora para a cicatrização. Muitas vezes quem é traído já sabe e está elaborando uma maneira de abrir o jogo com a infiel. A intromissão alheia pode modificar as intenções. Cada um tem seu tempo, sua medida, sua tolerância.

Sob o pretexto de aliviar o colega da roubada, acentuará a tensão do julgamento.

Tampouco contaria para não perder a amizade. Ficará estigmatizada pela fofoca. Ele vai se afastar de você já que estará ligada a uma vergonha do passado. Todo mensageiro de infortúnio acaba recebendo a pecha de agourento. O hábito é se distanciar da pessoa como forma de se proteger do trauma.

Mas vejo que a raiz do dilema é outra. Ama seu amigo e torce pelo término da relação. Não está se controlando para entregar a moça e estragar a alegria da dupla.

Trabalha o caos como sua grande chance de investida amorosa. Quer transformar a tragédia em triunfo da esperança. Busca revelar o infortúnio, consolar e substituir a namorada. Mas a função de desmascarar jamais recebe recompensa masculina, apenas descrédito.

Nem consegue disfarçar o tamanho do seu sarcasmo (sarcasmo é felicidade do mal). Seu tom é de deboche, de ferrenho preconceito, como se ele não pudesse namorar alguém com 120 quilos e 1m65cm. Ataca a aparência dela gratuitamente. Ele já teria escolhido errado desde o princípio, experimentando uma cegueira dupla (de imagem e caráter). Manteria uma história com uma mulher feia, gorda, que não combina com sua personalidade. É o mesmo que desabafar:

- Eu sou muito melhor, por que ele não está comigo?

A inveja é ciúme. Avacalhando sua atual parceira reforça a disseminação das brincadeiras nas costas do coitado.

Se ele é um touro no Rodeio de Barretos, qual seria seu papel?


Fonte: http://grem.io/hvD


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Mauro, eu li hoje essa coluna e fiquei muito tempo me questionando o que EU faria, se concordo ou não com o Carpinejar. Normalmente concordo com os conselhos dele.


Não sei. Foi essa a conclusão que eu cheguei. Não saberia como agir. Eu se estivesse no lugar do amigo dessa moça gostaria que me contassem, mas sei que nem todos pensam assim.


E depois não sei se concordo com o tom que ele deu no início. Será que é ciúmes? Será que ela gostaria de estar namorando o amigo? Ingenuidade ou não minha não foi isso que senti quando li o seu questionamento.

A única coisa que senti é que há um despeito dela com relação ao tamanho do manequim da namorada. Isso é inegável. O que não me surpreende em um mundo que as aparências e a magreza são cultuados ao extremo. Pareceu mais um sentimento de perplexidade dela pela moça ter um namorado e mais um amante mesmo pesando mais de 100 kg. Mas ciúmes por querer estar no lugar dela? Só se for o fato de fazer sucesso com os homens. Não achei que ela esteja interessada no amigo.


Pela primeira vez desde que a sua coluna na ZH começou eu não sei se ele está certo quanto a não contar e não concordo no suposto interesse dela pelo amigo.

Mas como disse, fiquei em dúvida.


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Tirando essa questão sobre a aparência da traidora, ou da suposta inveja da leitora, entendo bem essa dúvida. Quer dizer, nunca presenciei traições entre amigos próximos (e espero nem presenciar)! Mas posso imaginar o dilema.


Eu concordo com o Carpinejar que, em geral, quem flagra a traição e depois tenta "abrir os olhos" do traído, fica com a fama de fofoqueiro ou invejoso. Mas acho que depende do grau de confiança que se tem com o(a) amigo(a). Na maioria das vezes, é melhor ficar quieto mesmo. Mas, se eu descobrisse que algumas amigas de confiança que tenho estivessem sendo traídas, acho que eu contaria, sim. Eu ia acabar me sentindo cúmplice!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Não vi essa matéria..


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Nossa...deixa ver se entendi...

então quer dizer que se ela fosse linda, alta , magra poderia trair?

Que absurdo...


Independente do porte físico da pessoa, traição é errado, pra mim é uma falha muito grande.

Mas chegar para alguém e contar é algo muito delicado, eu avaliaria muito bem o meu grau de amizade com o traído, por que eu já vi esse filme...

o casal faz as pazes e o "X9" passa por ruim.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Eu li a coluna e tive que concordar... Eu não contaria. Quer dizer, não faria de novo isso. Há uns anos atrás, caí na besteira de falar pra uma amiga minha que ela vinha sendo traída. E a guria era minha amiga de infância, foi uma grande amizade que achava que tinha.


Final da ópera, eu saí de ruim, ele virou o jogo, ela ficou contra mim e até hoje não fala mais comigo.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Sinceramente? Se fosse alguém da minha família como minha mãe ou irmã não pensaria 2 x para contar e ainda daria um jeito de pegar provas para mostrar de que tudo que estou falando é verdade.


Em relação as pessoas de fora, não falaria, porque infelizmente quando alguém fala o que está acontecendo, o casal briga e depois fazem as pazes e eu vou ser vista como a ruim.


O meu pai trai a minha madrasta até hoje e não fiz questão nenhuma de contar para ela a verdade. Não tenho nada haver com a relação dos dois e não gosto dela.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Voltando ao assunto....


Conversando com uma amiga cheguei a uma conclusão .. Detesto quando leio algo e não consigo pensar no que EU faria..

Se a pessoa pensasse como eu sobre traições, se não idealizasse o/a companheiro/a como um santo que escorregou do altar, eu contaria sem sombra de dúvida. Era o que eu gostaria que fizessem comigo. Do contrário, ficaria quieta.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Entregar uma traição eh mto complicado. Vc se mete diretamente na vida pessoal do casal, q em circunstâncias normais, pertence soh a ele.


E ainda, corre o risco de se incomodar.


Então, não acho q exista uma resposta certa. Depende do grau de intimidade, das circuntâncias, de QUEM são os envolvidos e outros eteceteras.


Complicado.


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

Amigo de VERDADE , entrega a traição , não importando as consequências !!


O resto é PAPO FURADO ...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

eu perguntaria antes ao amigo (a) , se hipoteticamente houvesse uma traição , se gostaria de saber..... tenho amigas que não gostariam, vale de cada um...

e neste caso tenho que concordar com o Baltazar... acho que amigo que é amigo contaria, eu faria minha parte.... neste caso, a omissão beneficia o traidor deixando o amigo (a) na ignorância.... se o amigo (a) não conseguisse lidar com a situação depois é outro assunto...