Médicos defendem abortos até a 12ª semana de gestação.

67 respostas [Último]
imagem de Duas Metades
Duas Metades
No PF desde: 12/12/2012

A proposta de dar à mulher a opção de interromper a gravidez até a 12ª semana, ampliando os casos previstos de aborto legal, ganhou o apoio de conselhos de medicina.

A posição é inédita e respalda o anteprojeto da reforma do Código Penal entregue ao Senado no ano passado, de acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina).


O entendimento foi aprovado pela maioria dos conselheiros federais de medicina e dos presidentes dos 27 CRMs (Conselhos Regionais de Medicina) reunidos em Belém (PA) no início do mês. Antes disso, o tema foi debatido internamente por dois anos.


"Defendemos o caminho da autonomia da mulher. Precisávamos dizer ao Senado a nossa posição", diz Roberto D'Ávila, presidente do CFM.


O anteprojeto, preparado por uma comissão de advogados e especialistas, propôs a ampliação das situações previstas para o aborto legal.


Inclui casos de fetos com anomalias incompatíveis com a vida e o aborto até a 12ª semana da gestação por vontade da mulher --neste caso, desde que médico ou psicólogo constate falta de "condições psicológicas".


Os conselheiros vão além do anteprojeto e rejeitam a necessidade do laudo desse do médico ou psicólogo.


A posição será encaminhada à comissão especial do Senado que analisa a reforma do Código Penal. A previsão era que o parecer final dessa comissão fosse apresentado este mês. O prazo, porém, foi suspenso para dar mais tempo para debates e análises.


Em 2005, o governo federal estimou em 1 milhão o total de abortos induzidos por ano no país.


DESCRIMINALIZAÇÃO


A posição adotada não significa apoiar o aborto ou a descriminalização irrestrita da prática, afirma D'Ávila.

Mesmo assim, o entendimento não teve unanimidade entre os conselheiros. "Cerca de um terço foi contra", afirma João Batista Soares, presidente do CRM-MG.


Soares está no grupo que foi contra a proposta. E diz que o conselho mineiro aprovou um texto contrário à posição e o enviou ao CFM.


"Não é uma questão religiosa. Enquanto médicos, entendemos que nossa obrigação primeira é com a vida. Existem situações especiais que justificam [o aborto]. Agora, simplesmente porque a mulher não quer ter aquele filho, aí somos contra."


Para Soares, o apoio ao anteprojeto pode passar o recado que o médico está liberado para praticar o aborto.


D'Ávila discorda. "Não estamos liberando o aborto. Vamos continuar julgando os médicos que praticam o aborto ilegal, até que, um dia, o Congresso Nacional torne o aborto não crime."

[url]http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1249869-medicos-defendem-abortos-ate-a-12-semana-de-gestacao.shtml[url]


Eu como mãe, acho q não é correto abortar, é bem mais fácil, não engravidar, para que não tenha q tirar uma vida, a sua ou a da criança.

Mas qdo vejo, meninas novas e sem juízo arrastando os inocentes pelo mundo a fora,passando fome, frio e sem dignidade, afeto e carinho.


Mesmo sendo simpatizante do espiritismo, fico me perguntando o que é correto, deixar ter uma vida miserável ou não deixar nascer?

Eu não sei...


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

O espiritismo defende o aborto somente qnd a gravidez representa risco de vida pra mãe.


E indo a fundo, existe uma questão polêmica, q surge qnd a mãe opta por seguir adiante, mesmo conhecendo o risco.


Eu, sou contra o aborto, em outra circuntância. Não acho q temos o direito de julgar uma vida e decidir se ela deve ou não ter uma "chance", por pior q seja o contexto.


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Fácil decidir pelo corpo e vida de outros né jonass. E levar a gravidez a diante é só o começo.

Sabe, pensando sobre o aborto no contexto espírita ele até é menos injusto que no meu ateísmo, afinal ele perdeu uma chance, foi colocado pra trás em um acordo, mas haverá outros nascimentos e encarnações, mas para alguém que só teria essa chance de nascer e mais nenhuma?

Não sei, não julgo, mas não consigo ter uma opinião formada sobre o assunto aborto.


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Eu sou contra o aborto.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Sou contra o aborto, seja como for...


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Eu sou contra o aborto!!!!Somente em caso de violencia sexual (estupro) ou quando o feto tem um problema serissímo do bebe ter que ficar na cama inconsciente ai sou a favor!!!


imagem de Duas Metades
Duas Metades
No PF desde: 12/12/2012

Eu não sei o que pensar.


Sei q não teria coragem de abortar, se não qria um filho, q não tivesse feito sexo sem camisinha ou outro contraceptivo, q aliás tem aos montes, no posto de saúde tem de graça, desde o diu, encaminhamento para a laqueadura, preservativos, e as injeções, inclusive tomo nos postos de saúde a mais de 7 anos.


Gasto uma hora do meu tempo, ir e esperar ser chamada para fazer a injeção.


Mas e os comprimidos, tbm tem nos postos, vasectomia e implantes(esse é caro)e em alguns lugares tbm tem pelo sus.


Eu acho mais importante prevenir do q remediar, e ter q ser mãe não qrendo ser, colocando uma criança não desejada no mundo e fazendo a criança sofrer, por um relaxamento, homem pode se cuidar usando camisinha, uma vez que não quer mais filhos, faça vasectomia,use preservativo.

Apesar q acho que essa responsabilidade é nossa, da mulher.Em cuidar do seu corpo e o que fazemos dele, ou com ele é por nossa conta.


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

"se não queria um filho, q não tivesse feito sexo sem camisinha ou outro contraceptivo"

Não generalize. Lembre-se dos casos em que há prevenção e o método contraceptivo falha.


imagem de Duas Metades
Duas Metades
No PF desde: 12/12/2012

Miss J,qual é a porcentagem?


Calculo q deve ser bem menor que a dos abortos.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Concordo Miss! Sou a prova disso. Camisinha e pílula do dia seguinte não foram o suficiente. Meu gordinho quis vir ao mundo e veio mesmo rsrsrsr


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

Ro,

Foi a isso que me referi: à pequena parcela que foi colocada no mesmo balaio, o que eu acho injusto.