Maioridade Penal - 16 Anos

18 respostas [Último]
imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

http://folha.com/no1263937


Acho que não é algo tão simples, existem varias questões a serem discutidas não e tão somente maioridade 16 18 ou em alguns casos 12...


Eu acredito que deva antes de qualquer coisa haver uma análise profunda sobre diversas questões sociais, psicologicas, de ordem pratica, legal, etc.


E voce o que pensa a respeito.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Si Cal, respondendo de forma passional, eu sou à favor da maioridade penal aos 16 anos. Nessa idade, acredito que o jovem já tenha pelna convicção sobre o que é certo e errado, sabendo diferenciar um do outro perfeitamente. Acho que pode e deve ser responsabilizado pelos seus atos, principalmente em se tratando de atos criminosos que prejudicam terrivelmente a terceiros.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Oi Nanda, entendi sua colocação da "forma passional" então vamos abrir o debate.. rs


Passionalmente e racionalmente em relação a ato/consequencia tb sou a favor até menos que isso... mas agora falando de outras questões... achas que isso resolve o problema, ou deve ser este "ato institucional" acompanhado de outros eventos, melhorias basicas na educação, no nucleo social imperfeito e criminal ao qual a maioria dos jovens "criminosos" são inseridos desde sua mais tenra idade... enfim...


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Sim, todos esses fatores fazem parte de um conjunto de medidas que seria efetivo para encaminhar esses jovens.


Sabemos que prender, somente, não reabilita ninguém, nem jovens, nem velhos. Mas institucionalizar os jovens também nao tem apresentado resultados satisfatórios, além de ficar um que de impunidade no ar dos crimes terríveis cometidos por esses menores.


A justiça se faz necessária, e é feita através da prisão, no meu ponto de vista. A reabilitação é outra história. Uma coisa não impossibita a outra.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Nanda, esta questão do "sentir-se impune" é tb algo nefralgico... outra discussão que por si só deveria ser vista de forma isolada... os "Di menor" acham-se deuses "imexiveis" absurdo!!!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Sou totalmente a favor da maioridade penal aos 16 anos.

Se aos 16 há "maturidade" (me fugiu uma palavra melhor para colocar aqui) para eleger políticos, com toda certeza há para assumir seus delitos.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Praticou crime hediondo com dezesseis, dezessete anos? Pena idêntica aos de maiores de dezoito....


Agradaria a Gregos e Troianos, não trazendo todo o rol de crimes para o patamar dos "pobres menores" e puniria com o rigor correto os crimes realmente pesados.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Guilhermito, acho magfnica a linha de raciocino sobre quantificar e tipicar os "crimes" perfeito o caminho em seu conceito!!!


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Eu acho, que nos dias de hoje, ligeiros do jeito que são, a maioridade penal já podia ser aos 14.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

aos 12 estaria de bom tamanho


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Tenho visto no Facebook muitas frases ironizando aqueles que são a favor dessa redução, tipo, "sou a favor da redução da maioridade penal para os 6 anos, pois, nessa idade, a criança já é capaz de se vestir sozinha".


Eu entendo perfeitamente as motivações dos que são contra, pois, de fato o que deveria haver era mais investimento em medidas socioeducativas. Eu apoio incondicionalmente essa ideia, mas não dá para ignorar o fato de que, sim, um adolescente já sabe distinguir o certo do errado. Não tenho conhecimentos na área, mas creio que, essa medida daria bons resultados se o sistema carcerário fosse eficiente e se as leis aqui fossem mais rígidas. Mas o buraco é muito mais embaixo... levando em conta a precariedade das nossas prisões, e da complacência das nossas leis, não acho que não vai adiantar muita coisa, pra não dizer piorar...


Como medida de resultados a curto prazo eu sou a favor. Mas antes, deveriam ao menos ter vagas suficientes nos presídios...