Lei Seca - Será?

19 respostas [Último]
imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

A questão só tende a piorar, e por quê?


- Bem, é preciso entender que a cada dia que passa estamos mais encurralados, com menos espaço....o que acontece com o fluxo de qualquer coisa material que se depara com um funil? Conflito, atrito...atraso. Com a entrada de milhares de carros todos os dias nas ruas, é normal que todo espaço diminua, e que paciência de monge passa a ser item desejabilíssimo para qualquer aspirante a motorista. O ensino deficiente das auto escolas, que despejam tantos outros despreparados também entra na equação. Você terá motoristas temerosos nas estradas, que ficarão na pista da esquerda, pois estão no limite de velocidade da via, e - como consequência - provocarão uma reação em cadeia nos demais motoristas, que não precisam ser - necessariamente - apressadinhos ou irritadiços. As ultrapassagens começarão pela direita, pela esquerda, a seta vai virar salvo conduto para dar fechadas homéricas nos demais....


Os espaços estão diminuindo, os motoristas estão percebendo que sua viagem de 10 anos atrás, levava algo em torno de três horas, agora podem levar seis, no afã de fugir da ratoeira nas estradas (principalmente), eles buscam imprimir mais velocidade, ultrapassar sob condições cada vez mais críticas, eles sentem a sua liberdade sendo tolhida pelo número, pela massa, pelos seus semelhantes que não passam a ser mais uma sociedade motorizada, um organismo que deveria ser autosuficiente na solução dos seus problemas tão peculiares...o sujeito do lado é um usurpador do seu espaço, do tempo livre que teria com seus filhos na praia, é um obstáculo móvel.


A sufocante falta de espaço está cobrando o seu tributo no sangue das vítimas que são ao mesmo tempo algozes; a educação definha quando o teu princípio de liberdade é posto à prova; e a coisa só ficará pior com o passar do tempo...até o dia em que as estradas de matadouros, irão virar estacionamentos a céu aberto!


Solução? paralisar a atividade industrial? construir mais avenidas que no dia seguinte estarão no mesmo estado de caos das originais?


É um dilema, um dilema!


imagem de kellym
kellym
No PF desde: 19/06/2009

Muito bom seu argumento Gulherme. E eu ñ tinha parado para pensar desta forma. Ai uma das coisas boas de se discutir assuntos legais em fórum. Realmente, qua seria a solução? Talvez com transportes públicos mais eficientes, menos sucateados e mais baratos, e, novamente partindo-se para a educação e conscientização de todos, pq muitas vezes vemos 1 pessoa somente dentro do carro e, talvez, colegas que vão para o mesmo local ou perto andam também sozinhos em seus carros. Quem ganha com isso são os donos de estacionamento.


E também a colocação do Freud: "o que muda uma população sem consciência é a penalização". Isso vai ter de ser assim, até que estejamos maduros para outras táticas.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

A solução não é para já Kelly; mas existem projetos de cidades inteligentes, que - entre outras coisas - terão seu trânsito majorado por uma espécie de identificador de prioridades.


No futuro, os carros rodarão em comboios pelas estradas, tudo parametrizado eletronicamente (distância, velocidade...etc); e o carro assumirá sua função como mero prestador de serviço de transportes, e não mais como a personificação material - de quem pode pagar é claro - dos anseios de cada indivíduo. O carro como conhecemos hoje, terá o mesmo fim dos cavalos...terá seu uso entusiasta restrito às pistas (ou jockey/curral dos apreciadores de cavalos), ou a parques temáticos*; as mortes cessarão e todos viveremos á base de um sistema de transporte ao mesmo tempo particular e público, no que tange as autoestradas, que também serão inteligentes.


Mas isso é coisa para daqui há 50 anos!


*Bob Lutz já preconizou isso, não é profecia minha.


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Discordo,

pois acho que as mortes no trânsito têm relação direta com o volume de recursos surrupiados nos mais diversos órgãos (I)responsáveis pela infra-estrutura rodoviária.

Quem trafegar por "estradas-arapucas", recheadas de radares pra multar/arrecadar mas, sem sinalização adequada pra alertar/orientar deve entender bem a que me refiro.

Na rodovia Rio-Santos - Br 101, fui multado a 48km/h em um trecho em que o limite sinalizado varia de 80, 60, 50 e finalmente 40km/h, em apenas 200 metros. É ou não é uma arapuca pra confundir e arrecadar com multas ??

Por outro lado, a falta de punições aos responsáveis por verdadeiras tragédias (vide caso Thor Batista) só desestimulam o cumprimento da lei por quem está acostumado a obedecê-las.

E por aí vai...desde os traçados mal-feitos (que bom seria se fosse só um erro de engenharia corrigível não influenciado pelos interesses de um barão da política local) até as administrações terceirizadas e seus pedágios extorsivos.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Besta... concordo tb com isso... e mais uma vez so nos resta constar oq eu havia dito... IMPRUDENCIA, IRRESPONSABILIDADE, INEFICIENCIA, ENFIM... SOBERBA - DESCUIDO - DESCASO - PREPOTENCIA do Brasil, de suas instituições e tb de seu POVO...


imagem de kellym
kellym
No PF desde: 19/06/2009

Sim, é um absurdo o que pagamos de pedágio. Mas é somente no Brasil? Realmente ñ sei quanto ao resto do mundo.

Deve haver alguma solução a curto/médio prazo, impossível que percamos tantas vidas nas estradas.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Nesse feriado, morreram centenas de pessoas na estrada.


A questão é: por qnts desses devemos lamentar?


Se o cara eh um maluco e morre sozinho, eu não lamento. Pq amanhã, ele poderia matar uma família, atropelar uma criança, etc.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

E a Mocinha de 42 anos com um KIA SOUL que atropelou o gari, fugiu da blitz... MISEROS 1.200,00 de fiança e R$ 1.915,00 de multa - oq é 3.115,00 a garota tem 80.000 para comprar o carro... enfim... ela e mais uma apenas neste show de horrores, ineficiencia, imprudencia, prepotencia que é nosso país, nossas leis, nosso POVO!!!! Muita muita INDIGNAÇÃO.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

É de indignar!