Invadir ou não?

15 respostas [Último]
imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Por volta das 7h desta quarta-feira, o homem que mantinha a ex-companheira por mais de 20 horas sob cárcere privado foi encontrado morto na casa por policiais em Sapucaia do Sul. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar (BM) invadiu a casa na Rua São Caetano, bairro Vila Vargas, utilizando bombas de efeito moral.

Cinco minutos antes da ação, policiais militares movimentaram viaturas e cercaram a área da residência. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi posta em frente à moradia. Jerry Eder Aguiar, 41 anos, se enforcou dentro da casa e Rosemeri da Silva Anori, 51 anos, ferida em estado gravíssimo.

— Mantivemos contato de 30 em 30 minutos durante toda a madrugada. Na última ligação, ele pediu que o defensor e a imprensa estivessem presentes, que iria se entregar. Depois, não atendeu mais e a casa ficou silenciosa. O negociador tentou se aproximar à residência e conversar, mas não obteve resposta. Daí determinamos a invasão tática — disse o subcomandante da BM, coronel Silanus Melo, após a ação.

Conforme Silanus, o sofá trancava a porta e Rosemeri estava desacordada sobre o móvel.

Aguiar foi encontrado enforcado por uma corda, já morto. Ele teria tentado asfixiar a ex-companheira, de acordo com o coronel. Após atendimento na ambulância, Rosemeri foi transferida para o Hospital Getúlio Vargas.

— A técnica é de que, enquanto há negociação, não invadimos — frisou Silanus.

or volta das 23h, a polícia colocou Aguiar em contato com o defensor do município Mário Rheingantz. Por telefone, Rheingantz deu orientações jurídicas para Jerry. O defensor prestou esclarecimentos e garantiu acompanhamento do caso.

— Ele queria saber as consequências deste ato — lembrou.


Eu pessoalmente sou contra conversar com sequestrador. Já temos visto vários que por pressão acabam se matando e matando suas vítimas.

Mas me arrisco a dizer que nesse país onde o surreal faz parte do nosso cotidiano e os Direitos Humanos são para bandidos e não para as vítimas e suas famílias, esse homem teria virado santo, Maria do Rosário apareceria em todos os jornais e tele jornais condenando nosso pobres policiais como se eles tivessem culpa do cara ter sequestrado sua esposa.. Sabemos como isso se desenrola, é sempre a mesma coisa.

Bem fizeram nossos brigadianos, dar todos os direitos ao sequestrador e nada para vítima...


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010
imagem de Eis
Eis
No PF desde: 24/05/2011

Como falou o comandante, existe uma técnica para situações com reféns.

Ademais, infelizmente para alguns, o Estado só pode agir onde/como a lei manda.

A lei só é mudada pelos parlamentares corruptos que nós mesmos elegemos. São nosso espelho.

Lei infame = político infame = povinho infame. :(


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Quando vc conversa demais com o sequestrador, está assumindo o risco de q a vítima morra e ele saia vivo.


Se vc tem a chance de queimar o marginal, não tem q pensar duas vezes.


Salvar a vítima eh prioridade total.


Deveria ser, pelo menos.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Concordo. Acho que toda a ação deveria ser no intuito de preservar a vítima e tirá-la das mãos do sequestrador o mais rápido possível.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante..


imagem de Flordelislaranja
Flordelislaranja
Offline
No PF desde: 28/12/2012

Existem situações em que a conversa adianta pouco e invadir,menos ainda.....o caso russo da bomba no colégio é um exemplo....o presidente mandou invadir.....resultado:morreram todos....


Quote:
03/09/2004 - 17h04

Tragédia em escola deixa mais de 100 mortos na Rússia


Por Richard Ayton e Oliver Bullough


BESLAN, Rússia (Reuters) - Militares russos invadiram uma escola na sexta-feira, culpando os sequestradores chechenos pelo início da sangrenta batalha que matou mais de cem pessoas, inclusive dezenas de crianças, e deixou centenas de feridos.


Aos gritos, crianças aterrorizadas -- algumas nuas, outras com o rosto ensanguentado -- saíram correndo da escola depois de passarem 53 horas nas mãos de militantes que tinham bombas atadas ao corpo. Houve disparos de metralhadoras, enquanto helicópteros sobrevoavam o local.


Horas depois da invasão, uma fonte oficial disse que ainda havia crianças como reféns, e foram ouvidas novas explosões. Um número desconhecido de sequestradores fugiu, mas as autoridades disseram mais tarde que três foram capturados com vida.


Os corpulentos soldados cuidavam das crianças que fugiam e as encaminhavam para os médicos que as esperavam. "Eu quebrei a vidraça para sair", disse um menino com a mão enfaixada a uma TV local. "As pessoas corriam em todas as direções. Estavam atirando do telhado", afirmou. As crianças, muitas apenas com cuecas ou calcinhas, depois de dois dias sem comida ou água e sob forte calor, recebiam líquidos ao sair e pareciam atônitas à espera de seus parentes, mesmo quando havia barulho de tiros ao redor.


79 CORPOS IDENTIFICADOS


O diretor regional do FSB (serviço nacional de segurança), Valery Andreyev, disse que 79 corpos foram identificados até agora. "O número de mortos pode ser bem mais do que 150", afirmou por sua vez Aslambek Aslakhanov, assessor do presidente Vladimir Putin.


Não se sabe ao certo quantos reféns estiveram na escola, mas podem ter sido até 1.500, entre alunos, país e professores que participavam de uma cerimônia pelo início do ano letivo. Testemunhas viram cerca de 20 crianças mortas num necrotério, e o Ministério das Emergências informou que 646 pessoas, inclusive 227 crianças foram hospitalizadas.


As autoridades russas afirmavam que não pretendiam invadir a escola, mas disseram que tiveram de agir quando os sequestradores começaram a disparar contra crianças que fugiam.


Momentos antes, os militares haviam enviado um veículo para recolher os corpos das pessoas mortas no começo da ocupação da escola, na quarta-feira.


Andreyev disse que as forças de segurança mataram 20 militantes, entre os quais dez árabes. Essa informação reforça a frequente acusação de Moscou de que há militantes islâmicos estrangeiros participando na campanha pela independência da República da Chechênia, região vizinha à República da Ossétia do Norte, onde fica Beslan.


Há dois anos, rebeldes chechenos protagonizaram um incidente semelhante num teatro de Moscou, que também terminou em tragédia. Após um longo cerco, as tropas russas invadiram o local lançando um gás tóxico, que matou 129 reféns e 41 guerrilheiros.


Na semana passada, dois aviões explodiram quase simultaneamente no sul da Rússia, matando 90 pessoas e despertando suspeitas de terrorismo. Na terça-feira, uma mulher-bomba provocou uma explosão no centro de Moscou, matando nove.


Os atentados coincidem com a época eleitoral na Chechênia, que no domingo passado elegeu um aliado do Kremlin para substituir um presidente anterior, que havia sido assassinado.


APOIO MUNDIAL


Líderes mundiais enviaram mensagens de apoio e solidariedade à Rússia, embora muitos questionem o respeito de Moscou pelos direitos humanos no conflito com os separatistas chechenos.


"Este é mais um sombrio lembrete de até onde os terroristas vão para ameaçarem o mundo civilizado", disse o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em um comício eleitoral em Wisconsin. "Estamos ao lado do povo da Rússia."


O Ministério do Interior da Ossétia do Norte disse à agência de notícias Intefax que os cerca de 40 sequestradores se dividiram em três grupos. Cinco deles teriam permanecido na escola, enquanto um grupo maior tentava fugir da cidade e outros buscavam se misturar aos reféns.


Alexander Dzasokhov, presidente da Ossétia do Norte, disse que os militantes exigiram a independência da Chechênia, o que seria a primeira prova da ligação desse grupo com os separatistas da república vizinha.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2004/09/03/ult27u44000.jhtm


imagem de gtslg
gtslg
No PF desde: 29/05/2010

Eu acho que,eles poderiam ter invadido antes,o cara estava com uma arma chamada branca,ou seja,qualquer ação da policia,rápida e inesperado ia fazer com que esse infeliz se assustasse,esperaram o que? ele enforcar a mulher e ele,tanto que,quando a policia de fato entrou,ele já estava morto,já foi tarde,infelizmente a mulher está em estado grave,me canso de ler sobre crimes passionais!!!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Claro que ter invadido com um cara que nem revólver tinha era o certo. Alguém duvida que no máximo esse cretino sairia com um tiro no braço?

O problema é que a inversão neste país é tanta que no mínimo ele viraria um anjo na Terra.. Tadinho, sequestrou a mulher e a polícia não lhe trata bem...


A Brigada jurará de pés juntos que essa era a estratégia mais correta, pq é melhor isso que ver esses babacas de Direitos Humanos pintarem a polícia como se eles fossem os marginais e os marginais fossem os injustiçados.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

se um policial mata um traste destes é bem provável que se incomodará mais do que muito bandido que é solto rapidinho por aí...

no mínimo enfrentará uma investigação para saber se agiu de forma correta... se algum jornalista ou politicozinho resolver apelar aos direitos humanos, ainda é provável que o policial seja demitido e taxado de desumano e blablabla....

na boa, se eu fosse policial também pensaria 10 x antes de invadir....

quero ver mesmo como agiriam, se um dia, trastes como estes invadissem ou sequestrassem estes politicozinhos de merda com seus direitos humanos... aí eu quero ver....


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Acredito que a ação adequada para episódios como esse é ter e manter agentes treinados/preparados para lidar com a situação.

Em São Paulo aconteceram dois episódios semelhantes mas de desfechos trágicos - morte das vítimas - com e sem invasão. No Rio, o do ônibus 174, com TV ao vivo, até virou filme.

E ainda há o célebre Carandiru que recentemente voltou a pauta dos tribunais.

Em todos, o absurdo é constatar a total falta de preparo dos que lidaram com as situações.

Tomara nenhum maluco da Al-Qaeda resolva fazer algo parecido na Copa ou nos Jogos Olímpicos, porque senão... vai ser um "Deus nos acuda"

Vamos torcer...

P.S: A propaganda dos "bilhões investidos" com a justificativa de melhorar a segurança já foram gastos então..."DEUS NOS ACUDA" !!