Infanticídio Indígena

9 respostas [Último]
imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Crianças com problema mental ou físico são enterradas vivas em tribos indígenas.

Um vídeo mostrando crianças indígenas enterradas vivas na Amazônia está causando comoção e revolta nas redes sociais.

As imagens são do documentário intitulado ‘Hakani’, dirigido David Cunningham, filho do fundador de uma organização missionária norte-americana, lançado em 2008

Na gravação, um dos irmãos da vítima se revolta e grita: “Eu cuido deles! Eu cuido deles!”, sem sucesso. Ainda utilizado por volta de 20 etnias entre as mais de 200 do Brasil, infanticídio leva à morte não apenas de gêmeos, mas também filhos de mães solteiras, crianças com problema mental ou físico, ou doença não identificada pela tribo. VEJAM O VÍDEO ABAIXO!

O tema já gerou projetos de leis e muita polêmica em torno de saúde pública, cultura, religião e legislação. Em 2004, o governo brasileiro promulgou, por meio de decreto presidencial, a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que determina que os povos indígenas e tribais “deverão ter o direito de conservar seus costumes e instituições próprias, desde que não sejam incompatíveis com os direitos fundamentais definidos pelo sistema jurídico nacional nem com os direitos humanos internacionalmente reconhecidos”.

Entretanto, em novembro do ano passado, o jornalista australiano, Paul Raffaele, que participou de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, denunciou a tolerância ao crime de infanticídio e omissão de socorro a crianças expostas ao ato que ainda ocorre em tribos isoladas no território brasileiro.


Para quem tiver estômago para assistir o vídeo - eu não tive, atrocidades com animais e crianças me deixam arrasadas, o link é este:

http://www.akitafacil.net/news/noticia.php?id=2127#.UlxFRBbhBU8.facebook


Estava em uma discussão com alguns conhecidos sobre esta barbárie (mais uma) que acontece dentro do nosso país em nome de uma cultura, uma "tradição".

Até onde a cultura de um povo pode se sobressair a legislação de um país?

Se qualquer um de nós fizer algo remotamente parecido com isso é considerado CRIMINOSO e passível de punição legal. O que é corretíssimo. Mas considerando que para eles isso é "cultural", os índios são o que, afinal? Um povo errante dentro do Brasil ou brasileiros? Se são brasileiros como podem não submeterem-se as leis que regem o lugar onde nasceram e vivem?

Inclusive apareceram pessoas que manifestaram seu interesse de adotar essas crianças, o que lhes foi negado. Parece que pela legislação nem adotar crianças indígenas é permitido, ou é algo muito difícil.

Afinal, eles podem ou não praticar a sua "tradição" livremente, mesmo que isso implique em crimes hediondos como enterrar bebês vivos?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante..


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Esse vídeo eu não vou ver - me dá arrepios de pavor/revolta só em imaginar crianças enterradas vivas (adoraria que fosse uma notícia falsa como a sodomizada M.Rios).


Bom, a ignorância assassina não pode ser salvo conduto para nenhum povo da Terra - seja nepalês, alemão ou japonês...não interessa se esse animais são nossos parentes biológicos, matar crianças é crime hediondo, e se não é possível aplicar as mesmas leis a que estamos todos sujeitos, que ao menos se faça um programa rígido de mudança de paradigma/mentalidade acerca do caso...ou que se retirem essas crianças dessas bestas sanguinárias.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Concordo em gênero, número e grau, Gulherme. O problema é que a própria FUNAI é conivente e faz vistas grossas para as denúncias recebidas.

Se o próprio órgão responsável pelos índios fecha os olhos, que se pode esperar?


Quote:
“O garoto índio que foi enterrado vivo – Amalé quase foi morto em nome dos costumes indígenas. E a Funai faz vista grossa ao infanticídio de algumas tribos”.

“A dramática história desse pequeno índio é a face visível de uma realidade cruel, que se repete em muitas tribos espalhadas por todo o Brasil e que, muitas vezes, tem a conivência de funcionários da Funai, o organismo estatal que tem a missão de cuidar dos índios...

“A Funai esconde números e casos como este, mas os pesquisadores já detectaram a prática do infanticídio em pelo menos 13 etnias, como os ianomâmis, os tapirapés e os madihas. Só os ianomâmis, em 2004, mataram 98 crianças. Os kamaiurás, a tribo de Amalé e Kamiru, matam entre 20 e 30 por ano...

Indians"Os rituais de execução consistem em enterrar vivos, afogar ou enforcar os bebês. Geralmente é a própria mãe quem deve executar a criança, embora haja casos em que pode ser auxiliada pelo pajé.

"Os próprios índios começam a se rebelar contra a barbárie"..."A Funai está contagiada com esse relativismo cultural que coloca o genocídio como correto".


http://saintgabriel-international.com/infanticidio.htm


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Acho que a Funai está mais interessada em receber propina dos madeireiros....


"Os próprios índios começam a se rebelar contra a barbárie"..."A Funai está contagiada com esse relativismo cultural que coloca o genocídio como correto".


Presumo que índios rebeldes são os que não praticam o "ritual", certo? Deve ter todo o componente de respeito ao líder espiritual da tribo também, ou seja, ainda mais complicado.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Nem vou ver o vídeo , não posso com esse tipo de coisa.

Que lastima saber que essa prática ainda existe. Crueldade e ignorância é uma mistura perigosa.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Também não vou ver o vídeo.É duro ver crianças passando por isso.Crianças com necessidades especiais,como esses pequenos indiozinhos,são seres humanos também.Ver isso me embrulha o estômago e me corta o coração...


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Na verdade eu criei este tópico pq ando saturada de ver tantos absurdos nesse país. Tanta politicagem e desmandos.

Ando cansada disso tudo. Essa é somente mais uma notícia que me dá vergonha de ser brasileira. Algo que venho sentido com mais força e mais frequência nos últimos meses.

Vontade enorme de ir embora. A única coisa que me segura nessa porcaria de país são laços familiares que eu não me sinto preparada para romper indo morar no exterior.. Mas um dia, quem sabe, quando eles não mais existirem eu me vá. É cada dia mais provável.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Eu e meu marido já falamos nisso sabe, Kvet...mas aí é aquela coisa toda...família...mãe, sogra, vó, bisavó...pq meus filhos tem uma ligação muito forte com a família.

Mas dá vontade sim, de arrumar a trouxa e cair fora. Cada dia eu me anojo mais desse país e da mentalidade desse povo que só quer saber de novela, funk e futebol. Me sinto um ET.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Às vezes também tenho vontade de sumir desse país,mas quando vejo q há lugares piores no mundo,resolvo continuar aqui...Nos países do Oriente Médio,como o Paquistão,crianças com síndrome de Down são usadas como "crianças-bomba" e isso me faz chorar.Hitler,na época asquerosa do nazismo,exterminou milhares de portadores de necessidades especiais.Por isso às vezes prefiro mil vezes ficar no Brasil do q sumir...