HOMOFÓBICOS SÃO VEADOS?

42 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:


Homofobia é coisa de veado

Aquela não foi uma manhã comum no laboratório do departamento de psicologia da Universidade da Georgia, no sul dos Estados Unidos, em 1996. Desde cedo, começaram a chegar por lá os “sujeitos de pesquisa”: 64 homens, com 20 anos na média, que se declaravam heterossexuais, divididos em dois grupos. O primeiro era o dos “homofóbicos”: pessoas que tinham respondido com uma grande maioria de “sim” a perguntas como “sente-se desconfortável trabalhando ao lado de homossexuais?”, “ficaria nervoso num grupo de homossexuais?”, e “se um membro do gênero masculino se insinuasse para você, ficaria furioso?”. O segundo grupo era o dos não-homofóbicos, que haviam cravado uma grande maioria de “não”.

Os cientistas levavam os rapazes para uma sala com luz baixa, pediam que se sentassem numa cadeira reclinável e entregavam um pletismógrafo a cada um. Pletismógrafo é uma palavra que vem do grego plethynen (crescimento) e graphein (registrar, medir): “medidor de crescimento”. Trata-se de uma argola de borracha recheada de mercúrio líquido. A argola deve ser colocada ao redor do objeto que se quer medir. Se o objeto crescer, ela estica, a camada de mercúrio fica mais fina e a engenhoca registra o aumento de tamanho. O objeto a ser medido era o bilau.

Com o pletismógrafo instalado, todos assistiam a três filmes pornôs, cada um com quatro minutos de duração. O primeiro filme mostrava uma cena de sexo entre um homem e uma mulher, o segundo entre duas mulheres, e o terceiro entre dois homens. O resultado foi claro. Todo mundo registrou crescimento da circunferência de seus amiguinhos quando via o fuzuê entre homem e mulher ou entre mulher e mulher. Mas, quando o chamego era entre homem e homem, os homofóbicos registraram um aumento peniano quatro vezes maior que os não-homofóbicos. Mais da metade dos homofóbicos fica animadinha quando vê dois homens transando, contra menos de um quarto dos não-homofóbicos.

Aí os cientistas perguntavam a cada um se eles tinham tido ereção. Os homofóbicos que o pletismógrafo flagrou olhavam para os pesquisadores e respondiam, convictos: “não”.

*

Para resumir: homofóbicos, que são pessoas que sentem grande desconforto quando pensam em homossexualidade, frequentemente são homossexuais reprimindo suas próprias tendências biológicas. A pesquisa não foi contestada em 17 anos e suas conclusões foram reforçadas por outro teste mais preciso, realizado na Inglaterra no ano passado, com imagens cerebrais de homofóbicos.

Claro que nem todos os homofóbicos são gays: pode ser cultural ou simplesmente uma dificuldade de lidar com o diferente. Mas pessoas que nascem gays em ambientes repressivos muitas vezes aprendem a suprimir a homossexualidade e sentem raiva dela. Essa autorraiva acaba projetada para fora, contra aquilo que parece com o que se odeia em si próprio. É como escreveu o psicanalista ítalo-brasileiro Contardo Calligaris em sua coluna na Folha de S.Paulo: “quando reações são excessivas e difíceis de serem justificadas, é porque emanam de um conflito interno”.

O documentário OutRage, de 2009, mostrou como esse distúrbio psicológico afeta a política dos Estados Unidos. O filme conta a história do jornalista investigativo homossexual Michael Rogers, que resolveu se transformar de caça em caçador e foi investigar a vida de políticos ultraconservadores que votavam sempre contra direitos homossexuais. Vários deputados e senadores americanos foram flagrados, alguns com as calças na mão. Um deles, um senador respeitável com mulher e filhos, foi pego transando com um desconhecido no banheiro de um aeroporto longe de casa. É que muitas vezes o desejo reprimido acaba escapando nas ocasiões mais constrangedoras.

No começo do filme, sente-se raiva desses políticos hipócritas. Aí começam a aparecer na tela personagens cada vez mais humanos. Um dos últimos entrevistados foi um senhor inteligente chamado Jim Kolbe, deputado republicano do Arizona, que passara sua longa e produtiva carreira de político firmemente trancado no armário, sempre votando contra qualquer lei que desse direitos a homossexuais. Na década de 1990, Kolbe soube que suas escapadas homossexuais estavam prestes a serem reveladas na imprensa. Antes da publicação, ele foi a público e contou a verdade aos eleitores. “Foi provavelmente a sensação mais gloriosa que já senti na vida”, disse, feliz.

Ao contrário do que temia, a confissão não destruiu sua carreira: Kolbe reelegeu-se várias vezes até se aposentar da política em 2003, aos 61 anos, por vontade própria. Após deixar o armário, ele mudou seu jeito de votar, que passou a ser sempre a favor de que homossexuais tivessem direitos.

*

Talvez esses políticos de penteados milimetricamente arrumados que fazem discursos de ódio no Congresso Nacional do Brasil contra direitos gays mereçam mais compaixão que ódio. Talvez eles sejam vítimas infelizes de repressão psicológica, que perpetuam políticas de desigualdade para transferir a outros o desconforto que sentem com si próprios.

O fato é que, no Brasil, homossexuais têm menos direitos que heterossexuais – segundo uma reportagem de capa da SUPER de 2004, eram 37 direitos a menos, que afetam vários aspectos da vida, da herança aos financiamentos bancários ao imposto de renda. Que uns cidadãos tenham menos direitos que outros é uma injustiça, independente da tendência política ou religião.

É premissa da democracia que todos tenham os mesmos direitos.

Quem nega isso com muita convicção talvez precise entender por quê.

Ilustração: Alexandre Piovani – todos os direitos reservados.

Este texto foi originalmente publicado na edição de maio da Super, cuja capa é Câncer. A edição, que está com muita coisa legal, está nas bancas.


http://tw.gs/PXV0eX

**********

interessante pesquisa :)

(o título do tópico é para polemizar mesmo.... não gosto destes termos pejorativos.... )


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Muito interessante.


E venho observando, neste fórum inclusive, que homofóbicos não são só homens, são mulheres também. Preconceitos de comportamentos que deveriam ser típicos de homens ou mulheres heteros pipocam aqui e na vida lá fora.

Deus me livre de um dia ter que conviver além do social com esses tipos. Detesto qualquer manifestação de que tal ou tal comportamento é típico de homens ou mulheres heteros ou homosexuais. Adoro pessoas com sensibilidade para ter carinhos com amigos, sejam eles do sexo oposto ou não, admiro pessoas que choram quando se emocionam e que o fazem com uma certa regularidade.

Enfim, pessoas sem que certas atitudes sejam adequadas ou não. A única atitude adequada de um ser humano para mim é: respeito consigo próprio e com os que estão ao seu lado. O resto cada um sabe de si e eu de mim.


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Taí mais uma teoria devidamente comprovada! Claro que, como diz o texto, muitos casos de homofobia são justificados por questões morais rígidas, religião... mas isso só comprova aquele provérbio: "Quem desdenha quer comprar".


Parte dessa raiva vem da inveja, inveja daqueles que têm algo muito importante, que é a autoconfiança e a coragem de enfrentar os preconceitos.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Quem desdenha quer comprar


Hahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.. gargalhei alto aqui. A pura verdade. Quem muito debocha é pq no fundo, no fundo.....


imagem de Flordelislaranja
Flordelislaranja
Offline
No PF desde: 28/12/2012

Ana,


Nem é ser 'veado'(termo chulo,né?)não.....é por que um ser humano de caráter doentio,como são os homofóbicos e os estupradores,tem incrível excitação com aquilo que odeiam....estupradores normalmente odeiam mulheres(as consideram vadias) e sentem enorme tesão por elas....gostei da pesquisa....demonstra vontade do ser humano crescer em conhecimento....


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante....


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Interessante.

Também sempre achei que quem desdenha quer comprar.


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Concordo...

O Marcos Feliciano 'leva jeito' pra coisa:


"Isso é uma BICHOOOOONA !!!"

hahahahahahahaha


imagem de amiga 02
amiga 02
Offline
No PF desde: 07/10/2010

mas era só que me faltava mesmo ai aia ai


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Quote:
mas era só que me faltava mesmo ai aia ai


Verdade..


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

rsrs a Gaystapo tá financianu pesquisa científica agora rsrsrs


Maaasssssss [rsrsrs] se é pra ficar no campo do crichê rsrsrs eu diria que:


na minha humirde opininhãum, quem é homophílico é veado tb, que só sairá do armário qdo o estado e a lei estiverem subvertidos como eles próprios rsrsrs


minha opininhãum né