Deus como produto, e não como criador do Universo!

46 respostas [Último]
imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Boa tarde turminha;


Após um longo hiato sem postar, faço coro a alguns prestigiados do fórum - já de priscas eras - e resolvi colaborar com um post bem ao meu estilo...ou seja: viajandão!


Embarquem na nave e vamos divagar...


Mesmo fora do cantinho privado, todos sabem que um buraco negro é um dos enigmas do Universo. Ele é tão denso que nem a luz consegue escapar ao seu raio de ação. Se jogarmos um relógio em direção a ele, os ponteiros irão começar a vibrar de modo cada vez mais devagar, até a extinção do movimento (licença poética, pois seriam na verdade destruídos);


Ou seja, o tempo deixa de exisitir dentro de um buraco negro...o que torna a situação deveras singular. Essa singularidade é o mote principal da ausência do Divino, conforme versam alguns físicos bem famosos. Se não exisitiu um tempo antes do Big Bang - a explosão gênese do Universo - não haveria porque exisitir um criador, pois este não encontraria lugar em um limbo atemporal. ***


***Pequeno causo: "O que Deus estava fazendo antes da criação, perguntou um aluno de Martinho Lutero( se não me engano) há muito tempo? R: Construindo o inferno para alunos chatos como você"


Ou seja, tudo bem fundamentado pela física e pelas extensas equações que dão origem a essas teorias. Mas, se aceitarmos essa linha de pensamento, não precisamos necessariamente tirar Deus de nossas vidas ou de deixar de acreditar em uma inteligência suprema.


Vamos imaginar e anexar aos fatos que já conhecemos: a aventura humana, em pouco mais de 10.000 anos, nos tirou das cavernas para um poderoso flerte com a quase imortalidade (vide meu post; o homem de mil anos)...ou seja, uma evolução exponencial em relação ao tempo de vida de todo o Universo.


Se o Universo conhecido conta hoje com cerca de 16 bilhões de anos, a vida...em um outro canto dessa infinitude, não poderia ter surgido e evoluído com uma certa "antecipação" de bilhões de anos em relação ao nosso próprio desenvolvimento? Deus não poderia ser a suprema evolução de um agente unicelular (como começou a vida por aqui) até atingir um nível de conhecimento e evolução que - automaticamente - o faria algo poderoso, onipresente e onipotente em relação aos nosso pobres padrões?


Se existem naves interplanetárias - como fechar os olhos para isso? - que vencem distâncias inconcebíveis aos olhos humanos, não estaríamos de novo voltando ao velho tema oitentista de eram os Deuses Astronautas? A própria Bíblia declara as muitas moradas do pai, o próprio espiritismo acredita em uma espécie de comunidade universal, dotada das mais diferentes espécies de inteligência. Ignoro correntes religiosas que tratam Deus como um produto maravilhoso de um Universo igualmente fantástico; não como invenção meramente humana, mas como algo que evoluiu de uma singularidade embasada na ciência....será que não podemos ter uma espécie de terceira margem do rio, finalmente unindo ciência, religião e a compreensão de um Universo habitado, pulsante e criador do Criador, e não criatura desta?


Sejam bem vindos!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

inconcebíveis = errata


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Adorei saber isso


imagem de ingrid.colorada
ingrid.colorada
Offline
No PF desde: 12/10/2011

Interessante :)


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

a viajandona aqui... já começa a questionar:


a pergunta: antes do big bang o que Deus estaria fazendo?

(tive idéias curiosas à respeito disso)


e respondo com outra pergunta: para Deus existiria tempo e espaço?

Deus é energia... ondas/vibrações de energias ocasionaram o big bang, então... Deus já estaria presente...

tudo ocorre por uma causa... quem seria o causador do big bang?


Deus seria uma entidade de outra dimensão, totalmente independente de nossa percepção de passado, presente, futuro?


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Nada querida ana, pois nunca existiu um momento antes do Big bang...o tempo, não existia!


Não sei te responder em relação a segunda questão; mas...uma formiga, observando nosso estado "evolucional", não poderia supor que somos deuses apesar da origem ser a mesma?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Nada querida ana, pois nunca existiu um momento antes do Big bang...o tempo, não existia!


eu editei meu post... então refaço minha pergunta:


Deus é energia... ondas/vibrações de energias ocasionaram o big bang, então... Deus já estaria presente...


tudo ocorre por uma causa... quem seria o causador do big bang?


Deus poderia ser uma entidade de outra dimensão, totalmente independente de nossa percepção de passado, presente, futuro?


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

E será que "Deus é MENINA e MENINO", como ensinava o sábio miguxo Pepeu Gomes nos saudosos anos 80?


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Deus poderia ser muito bem tudo isso Ana, a hipótese final...não pertence a nós! Por isso, é tão divertido pensar, especular...imaginar todas as possibilidade possíveis, apesar de nossas claras limitações.


Caro Júpiter, como vai o olímpico amigo? Sobre a pergunta, creio que o Pepeu fez em relação a si próprio por muito tempo..(rs)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu vou muito bem, caro miguxo, obrigado por perguntar! E vosmecê?


imagem de Pastor Mengálvio
Pastor Mengálvio
Offline
No PF desde: 07/11/2011

A verdade, questionadora ovelha Gulherme, é que a ciência é falha. Durante décadas acreditou-se que a velocidade da luz era a máxima que um corpo poderia atingir. Recentemente, cientistas descobriram partículas movendo-se em velocidade superior à da luz, ou seja, o que era fato científico ano passado, hoje está ultrapassado.


Achar que um buraco negro perdido nos confins do Universo é a negativa da deidade do Criador, faz parte da típica arrogância científica, tantas vezes desmentida ao curso da História, mas que os cientistas, em sua soberba, insistem em ignorar. Um cientista afirma algo hoje, como verdade absoluta. Daqui a dois anos, descobre-se que aquela verdade absoluta foi desmentida por outra descoberta ou experimento. É assim que a ciência evolui através da História. Sempre negando Deus e reafirmando a si mesma, para ver a si mesma desmentida e Deus permanecer.


A Única verdade universal é perene é Deus. Sua existência pode ser questionada, mas jamais será desmentida.


Você busca respostas, ovelha Gulherme. Elas estão mais próximas do que você imagina. Vá ao templo, ore, converse com o pastor e pague o dízimo. Você terá muitas, senão todas, as suas dúvidas esclarecidas.