Criança de 6 anos recebe certidão e muda de sexo na Argentina

9 respostas [Último]
Anônimo

Não tenho preconceito. Acho que a opção sexual de cada um é particular...

No entanto, esta notícia me chocou: a mãe sustentou que o filho na verdade é uma menina e foi aos tribunais argentinos pedir que isso fosse legalizado, e foi.


" Uma criança argentina de 6 anos, que nasceu menino mas sente-se menina, recebeu na quarta-feira (9) uma nova certidão de nascimento com uma identificação na mudança de sexo.


A mãe revelou à imprensa local em Buenos Aires que agora o novo nome de seu filho é Luana ao invés de Miguel. Depois de receber os documentos, ela agradeceu a todos aqueles que, em suas palavras, "confiaram na identidade da filha" e "respeitaram os seus direitos".

saiba mais


Entenda o caso

No final de setembro, a Secretaria Nacional da Infância, Adolescência e Família da Argentina (Senaf) emitiu uma resolução para que o Registro de Pessoas revisasse sua decisão de não permitir que um menino de 6 anos mudasse de sexo no Documento Nacional de Identidade (DNI).


A criança nasceu menino, mas a mãe garantiu que ela se se sente uma menina e queria um novo DNI com o nome de uma mulher e o gênero feminino.


O novo documento, porém, foi negado na época por um tribunal e pelo Registro de Pessoas da província de Buenos Aires com o argumento que a criança, ao ser menor de 14 anos, "tinha incapacidade absoluta, presumindo que os atos praticados por ela eram realizados sem discernimento".


A mãe, que contou com o apoio da Comunidade Homossexual Argentina (CHA), também escreveu uma carta à presidente Cristina Kirchner para que apoie sua causa."


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/10/crianca-de-6-anos-recebe-certidao-e-muda-de-sexo-na-argent...


O que será então? não se faz mais certidão de nascimento qdo nasce e sim anos depois?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Isso é novo, p/ mim...


melkr (não verificado)

Para mim também.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Assunto bastante delicado. O transgênero é pouco conhecido pela sociedade.


Eu não sou especialista no assunto. Acredito que exista essa condição de nascer com um sexo físico diferente do sexo psicológico/mental, e deve ser bastante complicado para pessoa e para a família. Há muitos casos iguais pelo mundo todo.


Não sei em quais critérios consiste o diagnostico dessa condição, que deve diferenciar bem a criança que está passando por alguma situação temporária daquela que realmente é um trangênero. Por isso, nem consigo formar opinião sobre o assunto.


Se a criança foi devidamente avaliada por especialistas e se foi constatado ser um caso desses, acho que é o correto a se fazer. Inclusive, antes de entrar na puberdade, essas crianças podem fazer tratamentos hormonais para não desenvolverem os caracteres sexuais que dizem respeito ao seu físico, e não à sua condição mental.


Assunto polêmico, alvo de muito preconceito. Mas eu respeito muito.


melkr (não verificado)

Nandablue: respeito também a opção de todos, o que me surpreende é a idade... Pessoas levam anos provando e comprovando que são do sexo oposto e este caso foi rápido.

Palmas à sociedade que está começando a clarear as ideias, ou ainda é prematuro para uma criança? Será que com 6 anos já se estabeleceu a opção sexual mesmo?


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Achei um tanto prematuro.

Mas, para uma mãe lutar tanto por isso, deve ser porque tem motivos muito fortes.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Nao posso opinar, nao vivi a situação, não sei o que a mae passou ou passa.


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Se é um caso transgênero como está parecendo, está ficando cada vez mais comum a identificação dos pais, assim conseguem o mais cedo possível deixar a criança em uma situação confortável, e principalmente que todos que convivem com ela possam respeitar a sua condição!!!!


imagem de Flordelislaranja
Flordelislaranja
Offline
No PF desde: 28/12/2012

Ainda bem que tais coisas chegam na América Latina....nos EUA uma criança de 10 anos pode pedir divórcio dos pais por maus tratos e escolher uma familia pra si....mas também ela pode ser julgada como adulta....a liberdade trás junto a responsabilidade....


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Sou uma defensora ferrenha da comunidade LGBT,assumo,e tenho muito carinho.Porém achei o caso dessa criança um pouco precipitado.O q será q se passa na cabeça do menino?A mãe tem algum motivo pra requerer uma certidão de nascimento declarando-o menina?Para quem gosta de séries policiais,recomendo dois episódios da série "Law and Order:Special Victims Unit" (trad.: "Lei e Ordem:Unidades de Vítimas Especiais") q tratam justamente dessa temática discutida:crianças transgêneros.Um menino de 13 anos não se vê como um menino,e sim como uma menina,a ponto de se vestir como uma menina e até usar outro nome (o nome dele é Henry,mas ele gosta de ser chamado de Hailey),embora o pai não aceite.Ele recebe o apoio de uma professora,porém no Tribunal essa professora enfrenta a acusação de ter "castrado" o pai do menino e descobrem q ela,originalmente,era um homem...Já no outro,mais antigo,um casal de gêmeos está na mira de um grande problema:um deles,a menina,na verdade é um menino.Para quem gosta de séries policiais,esses dois episódios entram dentro do cerne dessa história do menino argentino...