Brasil x Argentina - Oq vcs acham?

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Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

1- Brasil retalia Argentina e impõe barreira à importação de carros

Em matéria de primeira página do Estado de São Paulo, o presidente da CNI afirma que \"essa medida tem de ser aplaudida. O comércio internacional é uma guerra e não podemos ser bonzinhos\". E o presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiesp diz que \"o Brasil tomou uma medida que já é adotada pela Argentina há anos\".


O governo brasileiro decidiu impor barreiras à importação de carros. O objetivo principal é forçar a Argentina a


rever as ações protecionistas contra o Brasil, mas a medida também procura defender as montadoras instaladas no


País do avanço dos automóveis asiáticos.


Desde terça-feira, os importadores devem solicitar licenças de importação não automáticas, que só são expedidas


após análise dos técnicos do governo e podem demorar 60 dias. Não estão incluídos pneus e autopeças, para não


prejudicar o funcionamento das fábricas no Brasil.


Já estão parados na fronteira com a Argentina 67 caminhões - boa parte pertence à Toyota. Na prática, trata-se


de uma retaliação às medidas protecionistas do país contra o Brasil. O ministro do Desenvolvimento, Fernando


Pimentel, disse que não é uma retaliação. Segundo ele, as licenças foram adotadas em razão do \"fortíssimo\"


déficit comercial no setor. Porém, segundo uma fonte do governo, as licenças de importação de terceiros países


tendem a ser liberadas mais rápido que as da Argentina.


Exportadores brasileiros de vários setores reclamam que as mercadorias estão acumulando em depósitos na


Argentina. O país incluiu 600 produtos no licenciamento não automático e costuma demorar mais de dois meses para


liberar o documento.


Os argentinos temem o crescimento do superávit brasileiro. De janeiro a abril, o saldo da balança bilateral foi


favorável para o Brasil em US$ 1,33 bilhão. De janeiro a março, estava em US$ 588,6 milhões. A medida do governo


brasileiro, no entanto, vale para todos os países, como prevê a Organização Mundial de Comércio (OMC). O


Ministério do Desenvolvimento aproveitou os desentendimentos com a Argentina para monitorar as importações de


carros, que cresceram 80% em abril em relação ao mesmo mês de 2010.


Dessa maneira, também estão sob vigilância as compras de carros da Coreia do Sul, que crescem com vigor, e da


China, que começam a entrar no mercado brasileiro. No primeiro trimestre, foram importados US$ 399 milhões em


carros coreanos. Da China, vieram US$ 26,3 milhões, mas o aumento foi de 161%.


\"Essa medida tem de ser aplaudida. O comércio internacional é uma guerra e não podemos ser bonzinhos\", disse


Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). \"O Brasil tomou uma medida que já é


adotada pela Argentina há anos\", disse Rubens Barbosa, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da


Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


Carta. Na quarta-feira, o Ministério do Desenvolvimento reenviou por fax uma carta à ministra da Indústria da


Argentina, Débora Giorgi, cobrando uma solução para as dificuldades dos exportadores. O documento já havia sido


despachado por correio, mas, segundo a ministra argentina, não havia chegado.