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Brasil x Argentina - Oq vcs acham?
1- Brasil retalia Argentina e impõe barreira à importação de carros
Em matéria de primeira página do Estado de São Paulo, o presidente da CNI afirma que \"essa medida tem de ser aplaudida. O comércio internacional é uma guerra e não podemos ser bonzinhos\". E o presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiesp diz que \"o Brasil tomou uma medida que já é adotada pela Argentina há anos\".
O governo brasileiro decidiu impor barreiras à importação de carros. O objetivo principal é forçar a Argentina a
rever as ações protecionistas contra o Brasil, mas a medida também procura defender as montadoras instaladas no
País do avanço dos automóveis asiáticos.
Desde terça-feira, os importadores devem solicitar licenças de importação não automáticas, que só são expedidas
após análise dos técnicos do governo e podem demorar 60 dias. Não estão incluídos pneus e autopeças, para não
prejudicar o funcionamento das fábricas no Brasil.
Já estão parados na fronteira com a Argentina 67 caminhões - boa parte pertence à Toyota. Na prática, trata-se
de uma retaliação às medidas protecionistas do país contra o Brasil. O ministro do Desenvolvimento, Fernando
Pimentel, disse que não é uma retaliação. Segundo ele, as licenças foram adotadas em razão do \"fortíssimo\"
déficit comercial no setor. Porém, segundo uma fonte do governo, as licenças de importação de terceiros países
tendem a ser liberadas mais rápido que as da Argentina.
Exportadores brasileiros de vários setores reclamam que as mercadorias estão acumulando em depósitos na
Argentina. O país incluiu 600 produtos no licenciamento não automático e costuma demorar mais de dois meses para
liberar o documento.
Os argentinos temem o crescimento do superávit brasileiro. De janeiro a abril, o saldo da balança bilateral foi
favorável para o Brasil em US$ 1,33 bilhão. De janeiro a março, estava em US$ 588,6 milhões. A medida do governo
brasileiro, no entanto, vale para todos os países, como prevê a Organização Mundial de Comércio (OMC). O
Ministério do Desenvolvimento aproveitou os desentendimentos com a Argentina para monitorar as importações de
carros, que cresceram 80% em abril em relação ao mesmo mês de 2010.
Dessa maneira, também estão sob vigilância as compras de carros da Coreia do Sul, que crescem com vigor, e da
China, que começam a entrar no mercado brasileiro. No primeiro trimestre, foram importados US$ 399 milhões em
carros coreanos. Da China, vieram US$ 26,3 milhões, mas o aumento foi de 161%.
\"Essa medida tem de ser aplaudida. O comércio internacional é uma guerra e não podemos ser bonzinhos\", disse
Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). \"O Brasil tomou uma medida que já é
adotada pela Argentina há anos\", disse Rubens Barbosa, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Carta. Na quarta-feira, o Ministério do Desenvolvimento reenviou por fax uma carta à ministra da Indústria da
Argentina, Débora Giorgi, cobrando uma solução para as dificuldades dos exportadores. O documento já havia sido
despachado por correio, mas, segundo a ministra argentina, não havia chegado.