Angelina Jolie anuncia ter retirado seios para evitar câncer

8 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
A atriz Angelina Jolie anunciou ter se submetido a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama.

Jolie, de 37 anos, explicou suas razões para a cirurgia em um artigo publicado na edição desta terça-feira do jornal americano The New York Times.

Ela disse que os médicos estimaram que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário.

"Decidi ser proativa e reduzir o risco o máximo que eu podia", afirmou a atriz, mãe de seis filhos.

Ela afirmou que o processo de retirada dos seios começou em fevereiro e foi completado em abril.

No artigo intitulado My Medical Choice (minha escolha médica), Jolie explicou que sua mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos.

Ela disse que procurou garantir aos seus filhos que a mesma doença não a tiraria deles. "Mas a verdade é que eu tenho um gene falho, o BRCA1, que aumenta consideravelmente minhas chances de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário", disse.

Feminilidade intacta

Segundo a atriz, uma vez que ela "soube que essa era a realidade", tomou a decisão de passar pelo processo cirúrgico de nove semanas para a mastectomia dupla.

De acordo com ela, suas chances de desenvolver câncer de mama agora caíram de 87% para menos de 5%.

Ela elogiou seu companheiro, o também ator Brad Pitt, por seu amor e apoio durante o procedimento, e disse que seus filhos não encontraram nada nos resultados "que os deixem desconfortáveis".

"Eu me sinto segura de que fiz uma escolha dura e que de maneira nenhuma diminui minha feminilidade", disse ela. "Para qualquer mulher que esteja lendo isso, espero que isso ajude você a saber que tem opções", afirmou.

"Quero estimular cada mulher, especialmente se você tem um histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, a procurar informações e especialistas médicos que podem lhe ajudar nesse aspecto de sua vida e a fazer sua própria escolha informada", comentou.


Agenda lotada

Durante o período em que se submetia ao procedimento cirúrgico para a retirada dos seios, Jolie visitou a República Democrática do Congo como enviada especial da ONU para causas humanitárias.

Em seguida, ela participou da reunião do G8 em Londres e incentivou a criação de uma ONG fundada pela jovem estudante e blogueira paquistanesa Malala Yousafzai, para financiar a educação de meninas no Paquistão.

Malala foi ferida em outubro do ano passado por um tiro dado à queima roupa dado por um integrante do Talebã.

A mastectomia dupla tem se tornado mais frequente entre mulheres consideradas no grupo de alto risco para o desenvolvimento de câncer de mama, por conta da evolução na compreensão do papel genético no aparecimento da doença.

No final do ano passado, a mulher do cantor Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne, também revelou a uma revista que havia passado por uma mastectomia dupla após descobrir ter o gene BRCA1.

matéria completa: http://tw.gs/PZUbBz


eu não sei se teria coragem de retirar os seios antes de confirmar a doença, mesmo tendo a grana para uma reconstrução muito boa , ainda seria um procedimento drástico demais para mim....


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Nao teria coragem de retirar o seio sem antes de ser confirmado...


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Eu também não teria coragem de tirar os seios, sem confirmar a doença..


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Ana, há tempos atrás assisti um documentário no Discovery Home & Health onde uma moça de 20 anos se submeteu a mastectomia dupla tb, porque a avó, uma tia, a mãe e a irmã tiveram câncer de mama. Ela, embora não tivesse sintomas ou vestígios da doença, pelo DNA era praticamente 1005 garantido que teria CA.

No mesmo programa mostraram uma nadadora, acho que sueca, que tb fez a cirurgia, mas para melhorar a performance nas competições, pq, segundo ela, os seios, ou a "protuberância" dos mesmos atrapalhavam o deslizar na água...

Vai saber?

Se fosse o caso da doença, acho que eu faria como a Jolie...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Na minha opininhãum, a Jôli é daquelas que pensam que é mió prevenir que remediar né?


minha opininhãum


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Para ela que tem todas condições financeiras de bancar um bom cirurgião que faça a reconstituição, acho super válida a atitude. Câncer é uma doença muito traiçoeira, e por mais que esse processo cirúrgico cause incômodos, nada se compara ao tratamento do câncer. Fez bem, Angelina!


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Eu assisti, hoje de manhã, o jornal da globo e vi o que tinha acontecido.


Minha mãe sempre me disse que teve uma entrevista com um médico e ele afirma que é totalmente a favor da mulher tirar os seios e o utero (caso ela tenha tido flhos), para evitar doenças (cancer).


Muitos fazem isso já vi vários casos.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Eu fiquei bem impressionado...


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Essa mulher é corajosa mesmo.