Esgotamento - Burn out

28 respostas [Último]
imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Gente, há tempos venho sentindo um cansaço sem fim.

Como profissional da saúde, hospital público, sobrecarga de trabalho, falta de funcionários são constantes na minha rotina.

Acabei chegando no limite.

O resultado? Afastada pelo psiquiatra, por indicios de esgotamento físico e mental.

Pra quem não conhece,a síndrome de Bourn out afeta os profissionais da saúde, da educação e da segurança. São áreas onde se lida com pessoas, em situações desgastantes.


Nunca me imaginei tomando medicamentos que eu costumo dar aos meus pacientes, confesso a vcs que está sendo dificil para assimilar isso, ser encaminhada a um psiquiatra, medicação controlada...mas...fazer o que né?


Pergunto a vcs: como é o seu trabalho? Ele exige muito de vc? Como vcs fazem para manter a saúde física e mental?

Vcs sentem-se cansados?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Nao trabalho. Mas as vezes, eu sinto esse cansaço...


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Poxa, Ro... que barra, hein! Espero sinceramente que te recuperes o quanto antes, pois tu sempre demostrou aqui no fórum afeição pelo teu trabalho. Admiro tua coragem em trabalhar na área da saúde pública, não deve ser fácil, porque além de hospital ser um ambiente pesado por causa dos dramas pessoais dos pacientes, se for público, então... tenho uma amiga que trabalhou nessa área, mas na administração de hospitais e postos de saúde. Mesmo não trabalhando direto com os pacientes ela sempre fala que era muito desgastante, pois tinha que fazer malabarismos com a falta de recursos. Sempre a considerei uma pessoa forte, mas acabou largando de mão e mudou de trabalho... e eu a entendo perfeitamente, não deve ser fácil!


Sou da área da educação, do ensino de língua estrangeira em cursos privados. E ainda assim, muitas vezes é estressante, pois, mesmo as horas em salas de aula sendo menos do que as uma pessoa que trabalha em um escritório, o desgaste de energia acaba sendo muito grande: preparar aulas, pensar em atividades novas, dar aulas dinâmicas, circular pela sala, gesticular, falar (quase perdi a voz ano retrasado), corrigir avaliações, lidar com alunos que nunca estão satisfeitos com nada, e que acham que podem dar palpites só porque estão pagando... tudo isso por um retorno financeiro bem frustrante... e olha que eu lido predominantemente com adultos, que estudam idiomas por livre e espontânea vontade! Mas o que passo não chega nem perto de quem trabalha em escolas (sejam públicas ou privadas), lidando com crianças e adolescentes problemáticos, mal-educados ou até perigosos. Por isso que até agora não tenho coragem de entrar pro Estado ou Município, mesmo que a estabilidade seja um atrativo! =\


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

É...é uma barra mesmo, eu sempre amei meu trabalho, sempre fui conhecida pela minha alegria em tratar os pacientes e estou perdendo isso.

O cansaço vem se acumulando há meses e lá não é só desgaste mental, é físico também, afinal eu trabalho com paciente neurológico, é o mais pesado que tem...


Eu admiro quem dedica sua vida a lecionar...não sei se teria essa coragem.


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Quote:
A chamada Síndrome de Burnout é definida por alguns autores como uma das consequências mais marcantes do estresse ou desgaste profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo,com privação do lazer, de atividades lúdicas, ou de outro equivalente de fruição hedônica.
[by Wikipédia]


Ro,

Passei por uma situação semelhante, com diagnóstico de estresse e receita de 02 remédios ansiolíticos pra ingerir regularmente.

Usei 03 dias e não sentindo nenhum sinal de melhora, abandonei por conta própria.

Levado por familiares meio ‘na marra’, fiz uma 2ª avaliação psiquiátrica e outra psicológica. O psiquiatra me receitou novos ‘tarjas-pretas’. E, o psicólogo sugeriu que poderíamos reverter o quadro – deprê de stress pós-traumático – SEM remédios, mas eu teria que me esforçar.

Receita:

- 2hs de caminhada, em ambiente aprazível – jardins, parques, praias, montanhas – todos os dias até o fim da licença.

- Conhecer uma localidade/cidade nova antes da próxima visita (essa foi difícil de cumprir pois era 01 por semana ) tirando fotos pra explicar na sessão seguinte. Foi uma maneira de me fazer prestar atenção em outras coisas e desviar o pensamento em " looping" dos problemas.

- Marcar o nome e intérprete de todas as músicas que ouvisse e agradassem os meus ouvidos - outra maneira de me fazer prestar atenção em coisas fora do trabalho.

Resumindo, uma reeducação dos olhos, ouvidos e sentidos pra focar em outras coisas que proporcionassem satisfação além do Trabalho.

Pra mim funcionou...hj qdo percebo que algo me exige além da conta, faço antes ou depois, umas das tarefas acima - a última foi criar um ‘CD’ só de músicas pra ouvir no trânsito...( com programa 'WavePad Sound Edition' - licença Free)

Remédios ? Tô fora.

Boa Sorte


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Olha Besta...ontem foi meu primeiro dia tomando a tal de risperidona...e to me sentindo igual ao Mun-ha com a boca grudenta, grogue...não sei se consigo seguir com isso, é uma medicação forte demais.

Tenho procurado ajustar algumas coisas na vida pra ter uma qualidade melhor, em maio volto para o turno da tarde,é melhor de trabalhar e vou poder dormir um pouco mais........ vou iniciar kung fu, e se arrumar tempo continuarei fazendo alguma dança.

Não quero me tornar dependente de medicação....

gostei de suas ideias, obrigada!


imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

Oi...

Estou sempre na corrida e quase somente leio aqui no fórum, mas vou me penitenciar porque adoro isso aqui e sei que é uma ferramente para aliviar o stress.

Assim, eu trabalho no fórum, serviço burocrático mesmo, e o desgastante é nunca ver o final, há sempre dezenas de processos novos entrando, é gente solicitando... Me graduei em Direito e logo prestei concurso. Com 23 anos de trabalho, sinto o peso da minha escolha por "segurança". mas não tenho como parar agora e perder tudo.

Já me senti no ápice. Terapia, ajuda de marido e filha (sempre é um motivo para levantarmos), família e amigos. Um bom diário onde passados alguns dias eu faço questão de reler...

Mas assim, Ro Samy... Casualmente ontem a noite assisti um pouco do Programa Saia Justa, no GNT. E falavam sobre viver sob stress.

Entrei no site agora e olha isso:

Todos falam sobre, sofrem com ele e/ou tentam combater o tão falado estresse. No “Saia Justa” desta semana, Lúcia Guimarães investiga, direto de um dos países mais estressados do mundo - os Estados Unidos - por que essa condição é tão problematizada hoje.


Para isso, nossa correspondente conversa com a pesquisadora Dana Becker, autora do livro One Nation Under Stress: The Trouble With Stress as an Idea (“Uma nação estressada: o problema do estresse como ideia”, em livre tradução). Segundo a autora, a indústria do estresse, com seus livros de autoajuda e terapias naturais, nos faz acreditar que o problema é uma questão individual e que precisa ser tratada de dentro para fora. Dessa forma, continua a autora, subestimamos o peso das questões sociais que geram estresse. Estaríamos tratando as consequências e não as causas desse mal?


o link:

http://gnt.globo.com/saiajusta/noticias/Pesquisadora-questiona-o-tratamento-do-estresse-como-problem...


Acho que não é somente vc que está estressada, ou eu... Acredito sim que a sociedade em si nos leva a este stress...

Mas desejo recuperação para vc. Ah, usei, e continuo usando, um "regulador de humor", Citalopram.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Obrigada! Muito interessante teu relato, vou ler com calma...

eu recebi receita de carbonato de lítio...


imagem de Annen
Annen
No PF desde: 27/04/2010

Ro Samy...trabalhar na área de saúde é por si só desgastante...sei muito bem o que é isso, e se nos depararmos com um sistema de saúde público onde temos que nos superar, isso exige demais dos profissionais, desde o atendente da recepcão até o médico.


Trabalho na saúde a mais de 20 anos, o que me salva é que é um turno só de 20 horas, mas mesmo assim absorvo muita coisa dos pacientes, quem vem até nós, além do problema de saúde, da dor, trazem junto angústia de muita coisa.


O que posso te dizer nessa hora...tente relaxar, pensar em você, fazer qquer coisa que não te remeta ao trabalho, quanto a medicacão, converse com o médico...


Eu tive uma fase que pensei em largar o emprego público e ficar só com o consultório...repensei e antes de fazer isso, junto com uma colega, abriremos um negócio próprio.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Oi Annen...pois é...dá vontade de jogar tudo pro alto...mas estou buscando alternativas e saídas. Meu foco agora é minha saúde e bem estar...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Ro eu TRABALHO feito um burro de cargas em alguns DIAS, me permito ficar no PF e JOGANDO MEU CESAR tb, tem dia que nao faço porcarias alguma, as vezes viajo para cliente bato 1.000 quilometros ida e volta chego vou fazer o que nao fiz no escritorio... tem dias que bato 100 quilometros na 5a. feira e fico até domingo tomando suco, caipirinha e na piscina...


Enfim... eu trabalho muitoooo mas já me cansei mais... hoje trabalho e descanso, simples to sempre bem e sempre PRONTA para trabalhar ou descansar rsss e so chamar.