Andrologia e Ginecologia

4 respostas [Último]
imagem de mau
mau
No PF desde: 23/09/2009

Bom dia meninas,


Li uma reportagem em uma revista sobre reprodução humana, e era algo do tipo, quanto mais velho o homem maior a chance de os filhos nascerem com problemas genéticos. Então veio uma parte que considerei mais interessante, que falava sobre urologia/andrologia. Fui pesquisar na internet (http://www.infoescola.com/medicina/andrologia/). Fiquei pensando, não conheço ninguém que diga que já levou seu filho à tal especialista, pois é comum levar meninas ao ginecologista, mas e os meninos? Algum pai/mãe já levou seu filho no urologista/andrologista?


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Que bom vê-lo no site novamente!


O ponto levantado por você é muito importante!


Eu observei que existe diferença na formação (além da específica) entre os profissionais ginecologista e urologista.


Vou relatar a minha experiência. Quando minha filha entrou na puberdade, eu a encaminhei para uma ginecologista conhecida que ficou sendo a sua referência para o esclarecimento de dúvidas quanto a saúde e a sexualidade responsável.


Quando tentei encaminhar meu filho para um urologista, pedi uma indicação a vários profissionais, explicando que desejava alguém que desse orientação e esclarecesse as dúvidas que ele porventura tivesse. Não consegui a indicação e então meu marido o acompanhou numa consulta com um dos urologistas disponíveis pelo convênio e explicou ao profissional que julgava importante que o menino tivesse um referencial médico que pudesse orientá-lo em relação a sexualidade. O profissional demonstrou não ter nenhuma preparação para orientar um adolescente: limitou-se a solicitar um espermograma! A experiência foi tão desanimadora que meu filho nunca mais voltou lá.


Talvez repouse em situações similares, as diferenças que vão persistir entre homens e mulheres em relação aos cuidados com a sua saúde: enquanto as mulheres tendem a fazer acompanhamento ginecológico regular, os homens em sua maioria só vão procurar um profissional quando ocorre um problema.


Enquanto a maioria das mulheres fazem check-up anual solicitado pela ginecologista, os homens, muitas vezes, vão descobrir problemas preveníveis de saúde, quando já estão na meia-idade.


Talvez seja por isso que temos a seguinte realidade: as mulheres utilizam mais os sistemas de saúde, mas são os homens que apresentam problemas mais sérios e, consequentemente vivem menos do que elas.


Talvez os andrologistas estejam mais preparados que os urologistas para esse papel tão importante de orientação aos meninos e jovens quanto a sua sexualidade!


imagem de tischa
tischa
No PF desde: 13/08/2011

"Mulher é um bicho esquisito, todo mês sangra."

Além disso tem filhos ou quer se prevenir para não tê-los. Infelizmente os homens ainda colocam sobre a mulher a responsabilidade e culpa sobre gravidez. Por que será que não inventaram anticoncepcional masculino?


Daí o maior cuidado com a perseguida do que os meninos com o tiquinho. tendeu?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Tischa


imagem de mau
mau
No PF desde: 23/09/2009

Iani.. que legal isso. Eu tenho uma filha, mas se tivesse um menino iria começa a pensar como você.


E Tisha e Nary. O que tem haver a mulher se cuidar mais? A pergunta é, alguma pai ou mãe de um menino já leu seu filho ao andrologista? Ou conhece alguém que tenha levado?


E outra, se as mães tivessem esta preocupação com os meninos( digo mães, porque a maior parte das mulheres sempre dizem que só elas criam os filhos), talvez esses meninos saberiam lidar melhor com os riscos de gravidar uma menina, doenças e melhores percepções do sexo feminino.