Alerta de cuidados com afogamentos.

Sem respostas
imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Bem pessoal, aproveitando o pertinente assunto levantado pelo dosurf, em relação a abrir o olho para não se afogar, resolvi também contribuir com algumas dicas que ouvi em treinamento prático de busca e resgate em rios.


Para a galera do surf, alguém mais experiente em mar poderia também deixar uma contribuição, visto que o verão - novamente - levará em seu tépidos braços, mais uma legião de jovens incautos...


Cuidados, prevenções e características em natação em rios:


Se você deseja matar o calor nos rios, mas não se matar, nunca se esqueça de pedir informações a um morador que de fato conheça o local.


Nunca entre na água se não sabe nadar (\"ah...só vou deixar a água cobrir a cintura\")...erro crasso e comum.


Saiba identificar os remansos, que são as águas paradas, mesmo que mais fundas - para os que sabem nadar - e evitem os \"canelados\" que são as superfícies crespas da água, que denotam corrente fluvial.


Nunca vá nadar sozinho, a não ser que seja um salva vidas, a vigilância de mais pessoas - aptas - é sempre importante para alertar, salvar ou detectar pontos perigosos na água, vistos da margem.


Quer pescar? acha que o barco é seguro? mesmo sabendo nadar como o Namor (ahahah, estou velho!), é importante um coletinho básico.


IMPORTANTE: o instrutor, simplesmente um Tenente e salva vidas aposentado, declarou quem em QUALQUER balneário que ele frequenta, ele cai na água com uma bóia salva vidas amarrada na cintura e uma faca. Simplesmente não se atira na água sem esses importantes periféricos. E o cara é um monstro na água...


A dica dele: não têm bóia? a primeira coisa que ele procura nesses campings são embalagens de 5 litros de água, compre ou busque no setor de reciclados do bar ou mercado local 4 dessas embalagens, amarrem-as pelas alças e faça uma bóia adptada, suficiente para flutuar mais de 80kg com facilidade.


Não cola isso que é pagação de mico e tal, os demais verão que o cara que entrar com isso amarrado na cintura, na verdade é quase \"profissa\"....quem sabe sirva até para acalentar o ego dos menos confiantes...rs (claro que o parágrafo é meu).


O rio é perigoso pois esconde muitos galhos por debaixo da água, sem falar da visibilidade zero. É muito comum alguns moradores do rio se encherem de confiança, tomar um trago e \"querer atravessar a nado\"...aí acontence as tragédias.


Pitacos sobre resgate:


Um corpo volta a superfície entre 24h e 72h no verão, por isso, achar no dia do desaparecimento o ente querido, é complicado....


No inverno, o gás metano fará o \"serviço\" em até cinco dias.


Em busca visual, sem mergulhadores - que ficam no máximo 30 minutos na água - procure informações sobre fluxo da água e remansos que acolham a vítima com conhecedores locais.


Enfim, existem vários outros aspectos, alguns até bem desagradáveis - busca com ganchos - mas bem pertinentes.


Espero ter contribuido com algo, com um tico a mais de prevenção...que o seja. Se alguém do PF, ou conhecido daqui levar algo de bom, a pensar um minuto antes de cair \"naquela água\", de orientar aquele adolescente ávido para se refrescar, disseminar a prevenção...então já terei ficado bem contente em elaborar esse curtíssimo texto visando a manutenção de um verão realmente feliz.


Prevenção meninada, é muito simples!