As vantagens da terapia

12 respostas [Último]
vivne
No PF desde: 03/10/2008

oi gurias, td bem? sobre dar medicamentos na primeira consulta, também não sou a favor, acho que todos os médicos deveriam tomar mais cuidado com isso. Só se o caso for grave mesmo, como tentativa de suicídio ou algo do tipo, que então sou a favor do medicamento, porém acho importante um acompanhamento mais específico para entender melhor o caso. Em questão de melhora rápida ou não. Com certeza as pessoas aprendem com as experiências, com os exemplos dos outros, etc. É através dos nossos contatos, experiências, afetos, desafetos, etc. que formamos nossa personalidade. Mas vou dar um exemplo, vamos pensar em uma pessoa que roe unha desde pequeno, foi a maneira com que conseguiu fazer com que sua ansiedade abaixasse em determinados momentos, foi a maneira com que conseguiu enfrentar coisas difíceis e importantes na sua vida, desde criança, Essa pessoa já é adolescente e agora isso está lhe incomodando, então de um dia para o outro ela pára de roer e pronto. Será que é tão fácil assim? acho que não. Ela consegue sozinha? muitas pessoas sim, mas a maioria tem dificuldade. Agora vamos pensar no mesmo exemplo mas se tratando de comportamentos referente a nós e aos outros (que muitas vezes a gente nem percebe como é realmente nossa postura) e então vem as pessoas e dizem que tem que mudar e pronto, cadê a força de vontade? pra mim isso é tortura e desrespeito! As pessoas têm determinados comportamentos pq um dia eles foram úteis por algum motivo, pode ser que esse comportamento faça mal, mas um dia serviu para enfrentar determinada situação importante, a gente se acostuma fazer da mesma forma, dá segurança e de repente tem que parar pq observamos que está nos prejudicando. Notar que determinado comportamento não é legal para gente e para os outros já é um passo importante, mudá-lo é mais ainda, mas temos que ter respeito com nós mesmos e humildade para pedir ajuda. Somos seres relacionais, precisamos de contatos para nos fortalecer e evoluir. E muitas vezes, um profissional do comportamento humano ajuda muito!

Era isso gente, minha opinião, bom final de semana!bjos


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

ótima mensagem, vivne!

além disso, acho importante a idéia de ter um momento para pensar em si próprio, nos seus problemas. Uma tendência que eu tenho é pensar só nos outros: tanto o lado positivo como o negativo, mas dos outros! Minha psiquiatra incomoda bastante com isso, ela quer que eu pense mais em mim, sobre o meu lado positivo e negativo, sobre as MINHAS opiniões. Acho legal essa coisa de \"se escutar\" mais. Sabe, a idéia inicial da minha terapia era fazer até o vestibular só (sou vestibulanda de medicina), mas eu tô com vontade de continuar. Quanto mais sessões eu faço, mais coisa eu tenho pra falar! hehehe.. Eu tinha um certo preconceito com isso, mas acho que tem sido válido.

Falem das suas experiências com terapia também... acho interessante compartilhar! Um ótimo fim de semana para todas! Beijos