Tortura e humilhação sofridas por brasileiras que moram em favelas :(

7 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

nos revoltamos tanto com mulheres sendo executadas pelos maridos no Afeganistão, e aqui no nosso quintal práticas de tortura e humilhação continuam dia após dia...


Quote:
" Duas mulheres e três homens entraram e arrastaram a mãe do bebê, Silvia Regina Evangelista, aos tapas e pontapés para fora de sua casa — deixando para trás a menina de olhinhos assustados. Silvia foi levada até um matagal na Favela do Arrastão, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ali, foi surrada a pauladas e teve seus cabelos longos, lisos e pretos totalmente raspados. A sessão de tortura era a aplicação da pena prevista em uma espécie de “Código Penal” dos traficantes do Rio de Janeiro. Mulher que abandona o marido na cadeia é condenada a ser espancada e a ter os cabelos raspados. Os algozes dela eram: a ex-sogra, a ex-cunhada e três comparsas — todos agindo a mando do ex-namorado, Carlos Renato."

O crime de Carlos Renato é bárbaro. E barbaramente corriqueiro nas favelas fluminenses. Há uma série de condutas que podem desencadear esse tipo de castigo em uma favela comandada pelo tráfico: traição (ou mesmo apenas suspeita de traição), rompimento de namoro, briga entre moradoras na favela, mulheres que visitam parentes em comunidades dominadas por quadrilhas rivais, briga de mulheres por um homem, homossexualidade feminina e qualquer outra coisa que possa ser feita por uma mulher e considerada inadequada pelos donos do morro.... ... “costumava castigar os moradores que se envolvessem em confusão e chegava a mandar raspar a cabeça das mulheres que brigam nos bailes funk”.

*

Em 1944, tão logo a França se viu livre dos invasores alemães na Segunda Guerra Mundial, cerca de 20 mil mulheres acusadas de terem colaborado, de alguma maneira, com os nazistas tiveram seus cabelos raspados em praça pública, em sessões de humilhação que incluí­am também apedrejamentos e cusparadas da população que assistia. A intenção era criar uma marca indelével. A vida dessas francesas tornava-se quase insustentável em seu próprio país­. A dinâmica do que aconteceu no século passado é semelhante à da punição que o tráfico emprega até hoje. “Aplica-se um castigo exemplar, no meio da rua, porque isso também serve para ‘educar’ a comunidade”


aff em 1944... e em 2012 mulheres continuam sendo vítimas de barbarie...


http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/1,,EMI313737-17737,00.html

http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI313737-17737-1,00-CABECAS+MARCADAS+PELO+TRAFICO+CODIGO+PENAL+DE+ALGUMAS+FAVELAS+CARIOCAS+CAST.html


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Que horror...


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

_Ana_, sinto uma revolta tão grande quando fico sabendo destas coisas, que poderia, acho, esganar quem faz este tipo de aberração... O que acaba sendo violência contra violência.

Estes códigos de conduta vemos tanto... Sei lá se é culpa do governo, que não disponibiliza tudo que uma comunidade precisa e os traficantes acabam fazendo, gerando assim uma dependência da própria comunidade, ou se é medo, ou se é acomodação...

Enquanto a crueldade imperar, como poderemos pensar em nos tornar um país decente?


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

é muito chocante,

e revoltante..


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

_Ana_ :


Sim, sabemos que nas comunidades do RJ há todo um código próprio de "leis" que se infringidas, correspondem a algum tipo de "penalidade" aplicada pelos elementos que detem o poder do tráfico de drogas naquele local.


E mais: apenas ao olhar para a pessoa ou saber o que aconteceu com ela, sabe-se o tipo de "infração" cometida. É uma linguagem implícita, parecida com aquele "código de ética" que há nos presídios e que são obedecidos pelos presos; caso contrário, todos sabem o que pode acontecer.


No RJ há chefes do tráfico que punem moradores de suas comunidades por roubos, brigas, porque compraram fiado e não pagaram (seja na venda de drogas ou no comércio local; há supermercados e lojas dentro das favelas, muitas vezes); até o telefone é grampeado para no caso de denúncias, eles saberem exatamente quem fez e de onde partiu o chamado.


E a própria polícia também desrespeita, invade residências, forja autos de resistência, agride, humilha, espanca, etc.


É a violência de um lado, do "poder paralelo" (tráfico); e de outro, patrocinada pelo Estado (policiais que abusam de sua autoridade).


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxas, a aberração dessa situação não é justificativa para toda essa GROSSERIA nas palavras de protesto! Não esqueçam a última lição peefeana, "sejamos educados acima de tudo", nada justifica perder a educação, mesmo quando se vê seres humanos sob tortura, capice?

Porque ver gente ser abusada, torturada, vilipendiada, apedrejada e o que mais for não é justificativa para perdermos os bons modos!

To de olho!

S2!


imagem de Pecadora RS
Pecadora RS
No PF desde: 07/08/2012

Admiro essas batalhadoras não só do Brasil, mas essas mulheres pobres e pobres mulheres que sofrem nas mãos de homens, filhos, falta de recursos financeiros, carinho, que são mães, esposas traídas e humilhadas e trabalhadoras inabaláveis ao mesmo tempo. O sexo forte é a mulher e não o homem.

Essas coisas acontecem mais no terceiro mundo, onde tem mais machismo, pobreza e justiça com as próprias mãos.


Mas se todos nós fizéssemos um pouco, quem sabe essa situação das pessoas pobres poderim melhorar.


safadinha
No PF desde: 10/05/2010

PECADORA! SABEMOS QUE NA HIGH SOCIETY TAMBÉM ROLA, mas só que não si na mídea, apenas alguns atores famosos quando agridem um paparazzi. Acontece muito nas favelas verticais de primeira categoria, dentro de carros de luxo, mansões, festas de gente grande com cocaina servida em bandeja de prata. Mas audiencia mesmo, só quando acontece nas favelas ou nas áreas menos privilegiadas.

É fácil de entender tb: Para sustentar o luxo, o dinheiro que deveria ir para a educação, para a infraestrutura, para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, é desviado para caixas 2, com isso, o pobre fica mais pobre e o rico mais rico ainda. E POBRE SEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, vc sabe no que dá. Sem esquecer que o rico tb não tem educação, por exemplo, quem polui, joga esgotos a céus aberto nas orlas maritimas e praias de Fpolis, beira mar norte, lagoa da conceição? R: Não tem favela nessas áreas, só sei que os apartamentos vão de 1 a 15 milhoes. Temos um teatro CHAMADO ALVARO DE CARVALHO, HISTÓRICO bem no centro de Fpolis; saiu uma reportagem em que terão que fechar pq o telhado foi prejudicado por infiltrações provovadas por centenas de quilos de lixo jogados dos apartamentos de 4 prédios que ficam em volta. O PROBLEMA NO BRASIL É EDUCAÇÃO.

Como falei, a justiça com as próprias mãos acontece em todas as classes sociais, mas só as de grande repercussão aparece na TV, como foi o caso da mulher do yoki. Ela era pobre, ele,mais pobre ainda, largar a esposa pra ficar com uma prostituta de 5ª. TB MATARAM O PC FARIAS, O COITADO NÃO SABIA ADMINISTRAR O MENSALÃO. Já o PRESIDENTE DO MENSALÃO FAMOSO AGORA, FICOU DE FORA DO PROCESSO, ASSIM, NÃO SERA NECESSÁRIO ELIMINAR ALGUEM, já que O CABEÇA QUE TINHA SIDO ELEITO PELO TRABALHADOR está fora do jogo.

BRASIL UM PAIS DE TODOS (TOLOS), SEM EDUCAÇÃO.