'Sou contra esse tipo de discriminação positiva', diz Graça Foster sobre cotas para mulheres

8 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, diz que não tem "nenhuma vocação feminista" e rejeita o estabelecimento de cotas para mulheres em empresas.

O que precisa ser combatido para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho é o preconceito, afirma em entrevista à BBC Brasil.

Foster participou do fórum de debates promovido pela ONU Mulheres durante a Rio+20 e foi aplaudida pela plateia feminina ao lembrar que é a primeira mulher a presidir uma das cinco maiores empresas de energia do mundo.

"Nós, mulheres, devemos ficar atentas ao preconceito contra as diferenças. A diversidade de raças e gêneros nas empresas é indutora da criatividade e faz a diferença em relação à concorrência", diz.

No painel, Foster afirmou que o empoderamento da mulher contribui para tornar a sociedade "ainda melhor" e ressaltou que hoje as mulheres são mais de metade da força de trabalho brasileira - e têm obtido melhores coeficientes de rendimento nas universidades.


http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120619_graca_foster_jc_ac.shtml

atualmente também penso assim...

eu não gosto deste pensamento que mulheres devam se unir contra os homens.... (como a tão valorizada união masculina contra as mulheres... sic... ao meu ver estaríamos praticando o machismo às avessas)

acho que as mulheres deveriam se unir a outras pessoas e lutar contra o preconceito, contra a violência ...

lutar para que a mulher tenha oportunidades de emprego e salariais iguais aos homens... nem melhores, nem piores... iguais... mesmas chances...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com vc Ana..


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Muitas mulheres já sofrem discriminação nas empresas brasileiras quando exercem as mesmas funções que seus colegas masculinos e o salário delas é menor ( será ainda a mentalidade do "o salário dela só serve para os alfinetes"?)


E agora, a questão das cotas nas empresas para mulheres...


Ou seja, é como se a sociedade não acreditasse ainda na capacidade de trabalho (muitas vezes intelectual) das mulheres e elas precisassem de uma "ajudazinha"... porque por elas mesmas não vão muito longe, é preciso ter uma espécie de favorecimento, vantagem em relação aos homens.


A História está cheia de exemplos de mulheres que superaram preconceitos e lutaram mais que muitos homens ou iguais a eles, por uma causa justa. E é claro que a união de forças é a solução para os problemas, e não o antagonismo.


Acho que também cabe a nós mulheres refletir em que, como, onde contribuímos com a perpetuação dessa mentalidade, que não é nova, mas parece que ainda está muito longe de se acabar ou mudar.


imagem de Juliana B
Juliana B
No PF desde: 15/06/2012

Quote:
Acho que também cabe a nós mulheres refletir em que, como, onde contribuímos com a perpetuação dessa mentalidade, que não é nova, mas parece que ainda está muito longe de se acabar ou mudar.


Queres exemplo melhor do que mulheres dizendo que preferem trabalhar com homens? Eu prefiro trabalhar com gente competente, independente do gênero.

Ainda não vi luz no fim do túnel para o preconceito homem-mulher, muito menos para o preconceito mulher-mulher. Espero estar redondamente errada, e gostaria, inclusive, de que alguém me provasse que o estou.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

A continuar essa febre de "cotas" para esses e aqueles, daqui a pouco teremos que fazer uma campanha para que se criem "cotas para PESSOAS NORMAIS", porque do jeito que vai, tudo estará cotizado para as ditas "minorias" e a "maioria silenciosa" (e "normal") ficará sem espaço pra nada.

Mulheres já tem, estatuída em lei, a recompensa pela sua maior fragilidade natural: trabalhar menos! 5 anos a menos na lei previdenciária para a posentadoria. Tá bom assim né?

S2!


imagem de cornelho
cornelho
No PF desde: 11/12/2010

eu sou contar a movimentos feministas e machista , a mulher pode e deve ter os mesmos direitos que os homens só não deve se achar melhor que os homens . os homens tambem não devem se achar melhores que as mulheres, mulher deve ser feminina e homem masculino cada um no seu lugar . homen e mulher deve viver em harmonia não em guerra .


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
homen e mulher deve viver em harmonia não em guerra .


eu concordo contigo cornelho

não acho legal esta história de mulheres se unirem como os 'homens fazem'... que mulher não é uma 'raça' unida...

na minha opinião temos que nos unir para diminuir os preconceitos, e não aumentar ou perpetuar esta guerrinha de homens X mulheres...

viraria uma outra forma de preconceito: mulheres se achando superiores ao homens... temos que nos unir com quem tem os mesmos objetivos, não importando o gênero... sem segmentação ...

por que eu me uniria à uma mulher que eu não admire ou concorde com as opiniões? muitas mulheres tem opiniões machistas (e criam seus filhos com esta mentalidade) eu deveria me unir à elas também só porque são mulheres?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

as mulheres estão mostrando com sua competência....

já existem tantas mulheres em cargos de chefia, como por exemplo a própria Maria das Graças Foster presidente da Petrobras... outro exemplo que gosto de citar é Sheryl Sandberg, a mulher que conseguiu transformar o Google em uma empresa lucrativa, tanto que o Mark Zuckerberg contratou ela para descobrir como ganhar grana com o facebook....

e tantos outros exemplos... inclusive em cargos políticos.... a questão é que elas não ficam levantando bandeiras que chegaram a estes postos porque são mulheres, elas chegaram lá por competência....

acho que devemos reivindicar melhores salários, equiparados aos salários pagos aos cargos similares... eu não concordo com a idéia de cotas para mulheres... nem na política...

uma matéria que já tem algum tempo, mas tem a ver com o tópico:

Quote:
Saiu na revista Time desta semana uma notícia capaz de apavorar os tradicionalistas: nos Estados Unidos, as mulheres entre 20 e 30 anos estão ganhando mais dinheiro do que os homens na mesma idade. Não se trata de uma projeção sobre o futuro. Está acontecendo já, neste momento. Sem fazer barulho, as garotas americanas ultrapassaram os caras na competição por salário e renda. Faz alguns anos que elas vinham se dando melhor na escola e, mais recentemente, começaram a se diplomar em maior número, mesmo em carreiras tradicionais como medicina e direito. Agora, começaram a ganhar mais. Se não houver alguma interrupção imprevista, a mudança vai se aprofundar e permanecer.

A principal delas é que essa enorme mudança está sendo construída devagarzinho, de forma profunda, há muito tempo. As meninas de 20 anos que estão por ai - que eu costumo chamar de “Geração Tipo”, por causa daquela palavrinha que se repete a cada meia dúzia de palavras que elas falam... – são muito mais independentes e assertivas do que as garotas da mesma idade da minha geração. Claro, sempre houve mulheres de personalidade, mas elas nunca foram tantas como agora, ou nunca se mostraram tão claramente. Os caras da idade delas estão acostumados. Eles convivem, conversam, discutem e (quando crianças) até saem no braço como iguais. As relações afetivas se desenvolvem desde cedo num contexto em que a dominação masculina é mais frágil, ou mesmo inexistente. Para mim, as mudanças de comportamento das garotas parecem drásticas e repentinas, para os homens jovens são parte do mundo em que eles cresceram. Eles se apaixonam por essas mulheres imperativas desde a adolescência – e parecem estar perfeitamente adaptados a elas.


http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/ivan-martins/noticia/2012/03/garotas-tipo-vao-mudar-o-mundo.html


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Eu acho que cotas, por si só, reforçam a discriminação. Tanto no caso de cotas para negros pra universidade, como neste caso e em qualquer outro. É como se o grupo "beneficiado" com a cota fosse incapaz de conseguir o mesmo sem elas.