Ser Mulher!

189 respostas [Último]
imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Ah! Os anos 20! Que saudade!


Quote:
E se a mulher na sociedade deve se restringir às funções maternais e domésticas, os anúncios ainda ensinavam como: há registros de campanhas para instruí-las a cuidar da casa, da família e da saúde.


Pois é, pelo menos naquela época se ensinavam essas coisas e a melhor parte: o ensinamento era apreendido.


Hoje, a julgar pelos questionamentos do fórum, as mulheres contemporâneas não sabem cuidar nem da casa, nem da família nem da saúde!


:) :) :)


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Austra, o que vc sugere então? Que as mulheres deixem seu trabalho e passem a se dedicar novamente SÓ a casa, a família e a saúde? Não seria mais fácil que os homens ajudassem também do que as mulheres fazerem tripla jornada? Por favor, me diga que vc não escreveu isso!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Saudações, Belle! Prazer em revê-la!


Eu não disse isso que vc disse que eu disse!


O que quis dizer foi que, levando em conta a vida de moças aqui do pf, especialmente aquelas moças transitórias que por aqui trafegam e fazem um pit stop, contam seu causo, ouvem o que querem e não querem e depois desaparecem para todo o sempre, surge essa intuição que as mulheres estão um tanto perdidas.


Isso, por conseqüência, acaba perturbando os homens também :)


Di Docinha
Offline
No PF desde: 19/12/2011

Sera que nao estao todos perdidos (independente da condição homem/mulher) ? Ou sera apenas um reflexo da liberdade, que apos alcançada nao sabem "alguns" o que fazer dela ou como fazer, quando e para que (homens e mulheres)


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Acho que é a velha questão da menoridade, minha jovem :)


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Por falar em menoriadade, lembrei-me daquele clássico opúsculo do qual achei por bem reproduzir um pequeno excerto a fim de subsidiar reflexões :)


“(...)um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito de minha dieta, etc., então não preciso esforçar-me eu mesmo.


Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis. A imensa maioria da humanidade (inclusive todo o belo sexo) considera a passagem à maioridade difícil e além do mais perigosa, porque aqueles tutores de bom grado tomaram a seu cargo a supervisão dela.


Preceitos e fórmulas, estes instrumentos mecânicos do uso racional, ou, antes, do abuso de seus dons naturais, são os grilhões de uma perpétua menoridade. Quem deles se livrasse só seria capaz de dar um salto inseguro mesmo sobre o mais estreito fosso, porque não está habituado a este movimento livre. Por isso são muito poucos aqueles que conseguiram, pela transformação do próprio espírito, emergir da menoridade e empreender então uma marcha segura”.


Quem quiser ler a íntegra, pode fazê-lo aqui:


http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Quote:
Hoje, a julgar pelos questionamentos do fórum, as mulheres contemporâneas não sabem cuidar nem da casa, nem da família nem da saúde!


Austra,


Teu comentário (generalizou hein...) me fez recordar um artigo de jornal sobre violência na escola, cujo um rapaz lançou a seguinte pérola: "tudo isso acontece porque as mães resolveram trabalhar fora e não dão mais a atenção devida e educação para seus filhos"...


Céus...é demais pra cabeça! Como se a educação dos filhos fosse um compromisso "somente da mulher"...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Saudações Audrey! Tudo bem consigo?


Mas, a julgar pelos questionamentos do fórum, não lhe parece que as mulheres contemporâneas encontram séria dificuldades para cuidar da casa, família e saúde?


Precisamos partir de algum ponto para refletirmos. E um fórum voltado para mulheres, onde mulheres colocam questionamentos surpreendentes acerca de temas como casa, famílila e saúde parece ser um ponto válido :)


Mas de fato, generalizei. Reescrevo da seguinte maneira:


Hoje, a julgar pelos questionamentos do fórum, as mulheres contemporâneas do Brasil não sabem cuidar nem da casa, nem da família nem da saúde!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Hoje, a julgar pelos questionamentos do fórum, as mulheres contemporâneas do Brasil não sabem cuidar nem da casa, nem da família nem da saúde!


o Senhor que dizer ... a mulher contemporânea comum e de classe média?

porque se pensarmos nos anos 20, como a pesquisa, as mulheres de famílias abastadas tinham governantas, cozinheiras e babás.... eram as empregadas que cuidavam da casa e educavam os filhos... ou colégios internos :(

atualmente esta mordomia está mais acessível às outras classes sociais... a diferença é quem limpa são as diaristas e a comida é preparada no MacDonalds... rsrsrs


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Não. Pq? Mulheres contemporâneas burguesas, aristocratas, tanto quanto as desamparadas pelo sistema não parecem saber cuidar da casa, família ou saúde :)