Ser Mulher!

189 respostas [Último]
imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Olá Belle, bom-dia!


Ah, não concordo sobre Fucô ser o cara. Mas isso não vem ao caso.


Quote:
Bem, isso daria umas cinco teses né? Mas como boa culturalista que sou, fico com a segunda, acho que o que as políticas afirmativas tentam é reformar o EstadoBem, isso daria umas cinco teses né? Mas como boa culturalista que sou, fico com a segunda, acho que o que as políticas afirmativas tentam é reformar o Estado


Sim, sim , de fato, daria volumes. E provavelmente não se chegaria a nenhuma conclusão capaz de agradar gregos e troianos. Mas é interessante lembrar, nesse caso, como algumas culturas configuram o Estado. Veja por exemplo o que acontece em algumas sociedades árabes. Nesse caso não deveria ser o Estado a reformar a cultura (pensando a partir da nossa perspectiva Ocidental corrompida)? :)


Quote:
Felizmente nunca me senti discriminada pelos meus pares (ufa, né...), mas por esta juventude tosca que hoje se sentam aos bancos escolares. Vivenciei várias situações onde houve discriminação de gênero


Menos mal! Mas esse comportamento da juventude universitária, você atribui a algo em específico ou é apenas ignorância e falta de capacidade de pensar?


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Quote:
Veja por exemplo o que acontece em algumas sociedades árabes. Nesse caso não deveria ser o Estado a reformar a cultura (pensando a partir da nossa perspectiva Ocidental corrompida)? :)


Sim, sim. Me lembrei da Sociedade contra o estado do Pierre Clastres, um trabalho belíssimo que desafia nossa lógica ocidental onde a sociedade civil prescinde da figura do Estado, na experiência de boa parte dos povos indígenas da América do Sul...


Quote:
Menos mal! Mas esse comportamento da juventude universitária, você atribui a algo em específico ou é apenas ignorância e falta de capacidade de pensar?


Não sei, Austra...Já estive pensando o quanto isso pode ter a ver com a questão de se tratar de uma universidade privada ; aquela coisa de "estou pagando, portanto professor é escravo..." sabe? Mas me lembrei de uma situação em que lecionava numa universidade pública e houve um boicote de uma classe durante o semestre. Nessa situação, eu e meus colegas constatamos que a maior parte dos alunos que faltavam ás aulas era homens e mesmo estes meus colegas se perguntaram se tratava-se de machismo...Não posso dizer que é uma situação geral e se aplica a todos os alunos; é algo muito sutil que eu e algumas colegas sentimos cotidianamente. Parece que o fato do professor ser homem impôe logo de cara um respeito que nós mulheres demoramos um pouco mais a conquistar da classe...entende? E grande paret de meus colegas homens concordam que existe esse ...digamos preconceito de gênero , ainda que de modo muito sutil.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

PS: é algo sutil e diria que até incrustado nos meandos do subconsciente das pessoas...Como se o fato de ser mulher nos impingisse um valor menor, nos impelindo em várias situações a provar que temos o mesmo valor e competência que nossos colegas homens.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Lido, Belle. Logo mais respondo. A sineta tocou me chamando para o almoço! :)


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Quote:
Me lembrei da Sociedade contra o estado do Pierre Clastres


Nunca li. Pra ser franco, nem sabia que existia. Vou me informar sobre o autor. Agradeço a dica :)


Quote:
aquela coisa de "estou pagando, portanto professor é escravo..." sabe?


Sei, sei! De fato, pode ter relação. A juventude anda carente de valores e respeito.


Quote:
Parece que o fato do professor ser homem impôe logo de cara um respeito que nós mulheres demoramos um pouco mais a conquistar da classe...entende? Parece que o fato do professor ser homem impôe logo de cara um respeito que nós mulheres demoramos um pouco mais a conquistar da classe...entende?


Sim, entendo! Mas veja, apenas a título de argumentação, como você compreende uma situação como essa:


http://www.youtube.com/watch?v=d3VpW9z-YGg


Óbvio, é uma situação muito específica, mas, como disse, serve pra continuar a conversa.


Quote:
Como se o fato de ser mulher nos impingisse um valor menor, nos impelindo em várias situações a provar que temos o mesmo valor e competência que nossos colegas homens


Permita-me ser... implicante :)


Como as mulheres enxergam umas às outras? Digo, imaginemos que o gênero feminino fosse um clube ou um sindicato. Você concordaria que há imensas dissenções internas sobre o 'ser' feminimo?


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Austra, quanto ao vídeo, acho lamentável várias coisas. Lamentável que em pleno século XXI a sociedade ainda prescreva a mulher como se comportar ! Pessoalmente, eu sempre cuidei de minha apresentação pessoal. Sei que estarei exposta a 100 alunos no mínimo que poderão medir meu valor pelas roupas que visto, a cor do batom e do esmalte que uso,se minha calça for apertada, a roupa um pouco transparente, um botão abrir sem querer, o zíper descer ...enfim. EU tenho esse cuidado e acho que acabo me vestindo de uma forma até púdica demais para minha personalidade no ambiente profissional e até deixo de usar acessórios que acredito que possam chamar mais a atenção enquanto falo. Mas sei também que infelizmente esse é o preço que a sociedade cobra da mulher para ganharmos algum respeito.

No caso da professora do vídeo, sinceramente, não achei nada tão escandaloso assim; eu pessoalmente só usaria uns decotões daqueles para sair a noite e nem gosto de jeans apertados daquele jeito...Mas achei surreal a situação de coerção que ela estava vivendo; absurda mesmo. Quero dizer nem tão absurda se considerarmos que ainda hoje de antemão uma mulher vítima de estupro é considerada culpada até que prove o contrário (ou seja, que não "provocou" o agressor com suas roupas, etc,etc,etc). Claro que o vídeo não mostra a situação toda, mas me lembrei muito de algumas professoras que tive no ensino médio que iam de calças apertadas e faziam os meninos babarem. Mas ninguém nunca questionou a competencia delas e tampouco as suas roupas geraram esse bafafá todo envolvendo pais, diretores, etc.

Enfim, mas ainda vivemos numa sociedade que está ficando cada vez mais púdica, politicamente correta e repressiva e isso me enoja demais. Me parece que cada vez mais nos tornamos réplicas tupiniquins dos norte-americanos e isso me assusta demais.


Quote:
Como as mulheres enxergam umas às outras? Digo, imaginemos que o gênero feminino fosse um clube ou um sindicato. Você concordaria que há imensas dissenções internas sobre o 'ser' feminimo?


Ixi, aí você tocou no âmago da "questão feminina" e que constitui o maior dilema do feminismo: a falta de coalizão. A Beauvoir já havia dito, na década de 50 que o maior problema da "mulher" era não haver empatia entre elas; que o feminismo não era algo possível pois as mulheres preferiam se aliar aos homens do que se enxergar como uma classe. E de fato, desde a década de 70, algumas autoras feministas sentindo um certo mal estar romperam com aquilo que consideraram um feminismo do status quo: dirigido a mulher branca, heterossexual e burguesa...A partir daí fica meio que subentendido que não existe a Mulher, enquanto uma categoria única, dotada de uma "essencia". Como em qualquer esfera da vida, falar no feminino seria então tanger a diversidade. Isso gerou um problema ontológico e de autoreferencia: se não há uma "essência" biológica que defina a Mulher, e as "experiencias femininas" são entrecortadas por raça, etnia ou classe, como pode haver um só feminismo? Então, meu caro, concordo sim que há imensas dissenções sobre o ser feminino. Inclusive quanto a aceitação da idéia de lutar por direitos iguais.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Se me permite, peço para responder logo mais, cara Belle :)


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Austra, só esqueci de dizer que sim, acho as roupas inadequadas para o ambiente de trabalho e ainda mais quando ele é escolar. Mas infelizmente isso não tem o mesmo peso do que se um professor fosse de forma igualmente inadequada ministrar suas aulas de havaianas e bermudão...Talvez o achassem até um garotão e ganhasse a simpatia dos alunos...Entende? É aí que quero chegar. O corpo feminino é índice de sua sexualidade ao contrário do que ocorre com o homem, a mulher é sempre potencialmente mais objetificável. E uma grande maioria reproduz esse esquema, como a dita professora, corroborando com a lógica machista. Mas acho o machismo feminino ainda bem mais aceitável que o masculino.


lyz
No PF desde: 13/10/2011

''Nada melhor que ser mulher''

Li isso em algum lugar...CONCORDO

sabe pq....Pq somos guerreiras...

pq brigamos pra ter o diteito ao voto..

pq lutamos contra o maxismo e ocupamos cargos antes só por homens..

Pq somos fortes e enfrentamos homens maxista que dizem que mulher é pra ficar no fogão..Nós saímos,e mostramos a eles

que o que eles fazem..nós tbm fazemos..SOMOS INDEPENDENTE...pagamos nossas contas...compramos um A.P,um carro do ano..e saimos de fárias no final do ano para uma praia linda....

Somos ESPECIAIS...PQ o dom de ser mãe,foi concedido a nós...Tem obra mais linda,que gerar um outro ser?

Somos MARAVILHOSAS....

E digo mais..

Aí do homem que venha me afrontar e dz que eu ñ posso ir pra balada,trabalhar fora de casa,ou me dá cantada ofenciva na rua...e nenhum deles venha levantar a voz,ou a mão pra me bater...

pQ...EU saio pra onde quero,trabalho e pago minhas proprias contas,e se vinher me ofender eu processo...e GANHO...e se vinher me bater...EU MATO....


sOU MULHER....e não venha mecher comigo..priciplamente na TPM...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E viva o feminismo!!! sou sim..assumidaaaaaa


*RO*
No PF desde: 01/07/2010

Deus fez o homem depois falou: posso fazer melhor .

Entao fez a mulher!