Ser Mulher!

189 respostas [Último]
imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Muita gente pensa que hoje em dia, em pelo século XXI, o feminismo não tem mais razão de existir. Infelizmente isso está longe de ser a realidade.


Mulheres ainda são consideradas inferiores e frequentemente discriminadas.


Eu não sou feminista. E não digo isso com o intuito de me afastar do movimento. Digo porque, infelizmente, não sou mesmo. Várias atitudes machistas passam desapercebidas por mim, até consigo rir de piadas extremamente machistas.


Mas, depois que conheci um blog feminista (coloca o link no final) várias coisas se clarearam na minha cabeça. Ainda acho uma parcela das feministas muito radical. Não vou negar. Mas foi um baque descobrir que eu, em pleno ano de 2011 e com acesso a Internet e outros meios de comunicação sabia tão pouco das mazelas enfrentadas pelas mulheres.


Porque, que ganham menos que o homem, e que sofrem violência eu sabia. Eu e qualquer outro ignorante. Mas são tantas as coisas do dia-a-dia que te fazem inferiores, que você nem percebe.


Gostaria de levantar essa questão no PF novamente. Já tivemos debates sobre isso no antigo fórum. Inúmeros. E em alguns casos, uma porcentagem de foristas acéfalos. esbravejava contra mulheres. Exalando o mais puro preconceito. Ódio mesmo. Mas vou arriscar: vai que rende um debate bacana? Ou no máximo, se os machistas de plantão voltarem a atacar, vão ouvir à altura!


Vamos a alguns exemplos:


• Se você realmente acha que não existe preconceito contra a mulher, leia alguns comentários de notícias com essa temática em grandes portais. Na ocasião da notícia da estudante que denunciou o funcionário da EPTC após uma cantada, ela, que era vítima da história, saiu como vilã e foi xingada de todos os nomes possíveis. Toda a gama de ofensas que uma mulher pode receber são proferidas nesses comentários.


• O caso da estudante que teve seu braço quebrado numa balada após recusar ficar com um cara. O caso em si, nem precisa ser comentado. É de uma barbaridade óbvia. O ruim é aturar os comentários, como: balada não é lugar de mulher direita! Como é que é? As mulheres vão tem que ser trancafiadas em casa se não quiserem apanhar? Nem isso! Em casa elas apanham também. O errado não foi o cara bater nela, o errado, claro, foi ela ir na balada!


• Grosserias na rua: Não. Não são cantadas, nem elogios. O cara, quando passa dentro de um carro gritando coisas obscenas, não está cantando ninguém. Ele só está ofendendo. Não faço idéia da razão pela qual o imbecil faz isso. Ah, deve ser porque ele acha que todas as mulheres do mundo estão num açougue e ele tem o dever de dar sua opinião sobre a “carne”... Mulheres são obrigadas a aturar isso todos os dias. E quietas. Se revidarem, podem até apanhar.


• Roubando as palavras da blogueira em questão: falar mal de mulheres não é crime e nem pega mal. Você não pode falar em público com toda a liberdade mal de gays ou negros. Mas pode de mulher! Se disser que negros são todos vagabundos vai chover críticas a você. Se for em público, pode até ser preso. Mas falar que mulher é tudo vagabunda ou interesseira, é rotina. Inclusive aqui no fórum.


• Isso sem falar nos crimes graves: estupro e violência doméstica.


Deixo o assunto para debate. Ser mulher ainda é, talvez em todos os lugares do mundo (mesmo nos países mais ricos e desenvolvidos) infinitamente mais difícil que ser homem. E isso tem que ser mudado, porque ainda não foi!


Link do blog: http://escrevalolaescreva.blogspot.com/


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

excelente tópico Katinha


eu gostaria que não houvessem feministas...

que simplesmente houvesse respeito entre os gêneros... simples... mas utópico?


mesmo sendo a maioria em muitos países, as mulheres se amedrontam na hora de buscar seus direitos...


eu não quero nada em especial.... somente o equilíbrio ... mesmos direitos e deveres para ambos

muitas mulheres estão meio perdidas com a liberdade conquistada... vejo muito o que chamo de 'machismo às avessas'

querem exigir e terem comportamentos tipicamente masculinos... e pior... comportamentos masculinos, muitas vezes não elogiáveis...


outro erro comum... ficam à merce do julgamento masculino para suas atitudes, isso está tão enraizado em nós...


- o que ele vai pensar de mim?

- será que ele vai me achar um safada?

- se eu der no primeiro encontro, ele não vai querer namorar comigo?


aff


quando a maioria das mulheres pensarão por si próprias?

quando buscarão sua felicidade sem esperar que um Principe Encantado as salvem?


encontrar um parceiro que nos faça feliz é maravilhoso.... mas sem colocar toda a responsabilidade e expectativa de sermos felizes em cima deste relacionamento...


vejo que estamos aprendendo constantemente... com passinhos de bebes... tropeçando ... mas evoluindo :)


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Vou ler o blog indicado pela autora do tópico primeiro para somente depois emitir uma opinião :)


imagem de xaropinho
xaropinho
No PF desde: 15/04/2011

KKKKKKKKKKKKK....sô meio tanso pra ler muito, mas naum sou tanso pra sabe que homí e mulér sempre terao diferença ate o final dos tempos, e naum to falando das diferença que se encaixam nas furunfada..KKKKKKKKKKKK mas os direito acho nunca serao os mesmos mesmo.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Oi, Kátia!


Muito legal esse assunto ser ressuscitado... Realmente tivemos bons debates por aqui e só passei e ter consciência de certas coisas graças às discussões no PF. Eu sentia o desconforto com algumas coisas, mas não conseguia racionalizar.


Eu tenho lido o blog da Lola há algum tempinho. Descobri ele justamente através de um post da Belle (sumida também, por sinal). Depois comecei a "fuçar". Há coisas interessantes por lá.


Depois de tudo isso eu fico meio perdida sobre como agir. Sabemos que há situações em que somos inferiorizadas, mas qual a melhor forma de lidar com isso? Falar? Expor? Brigar? Ou ignorar e não se deixar abater? E qual a NOSSA parcela de responsabillidade? Como fazer para mudar o que não achamos certo?


Fico pensando sobre isso, mas não tenho as repostas.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Muito interessante


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Quote:
Muito legal esse assunto ser ressuscitado... Realmente tivemos bons debates por aqui e só passei e ter consciência de certas coisas graças às discussões no PF. Eu sentia o desconforto com algumas coisas, mas não conseguia racionalizar.


Exatamente o mesmo comigo!

Quando entrei no PF tinha uma visão muito diferente de agora. E depois que eu li o blog da Lola e as discussões nos comentários, entendi muitas coisas de alguns tópicos daqui. Coisas as quais eu não dava a devida importância. Eu poderia ter me manifestado de forma muito mais efetiva naqueles tópicos. Coisa que não fiz. Mas ta aí. A vida é feita para aprender! ;)


Quote:
Depois de tudo isso eu fico meio perdida sobre como agir. Sabemos que há situações em que somos inferiorizadas, mas qual a melhor forma de lidar com isso? Falar? Expor? Brigar? Ou ignorar e não se deixar abater? E qual a NOSSA parcela de responsabillidade? Como fazer para mudar o que não achamos certo?



Pois é. Digo o mesmo.

Ma minha vida, no meu mundinho particular, eu sei, eu acho. Definitivamente não tenho o perfil de quem teria um marido/namorado machista. Mas, no "mundo" eu não sei o que fazer para mudar isso. Discursos na teoria até tenho. Mas ações...


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Tenho entrado pouco aqui, quase nunca...

Mas hoje entrei e tive que me logar depois de ver este tópico. Me lembrou os bons tempos do site, os debates calorosos, mas sempre muito respeitosos que já tivemos...

Leio o blog da Lola há um tempo e acredito que pouca gente consegue ser tão didática quanto ela em relação a certos embates feministas.

Kátia, vc tocou num ponto muito legítimo do feminismo, quando vc não diz que não é feminista pois ainda não consegue perceber os meandros mais sutis do machismo: o fato do feminismo ser um processo de conhecimento, de autoconhecimento e de reconhecimento de nossas condições de existência.

Ninguém nasce feminista: é uma condição que se conquista, uma prática política que também se dá ao nível pessoal que se esforça por igualar as condições de existência de todos os seres humanos (digo todos os seres humanos, pois boa parte das políticas afirmativas que vemos hoje estão ligadas a questões feministas ou ao movimento feminista)

Já fui aqui rotulada de radical, paranóica, por enxergar o machismo travestido de “livre expressão” ou de “democracia” em circunstâncias onde claramente aquilo para mim não passava de ...puro machismo. E infelizmente esse véu de alienação ainda recobre boa parte dos rostos femininos. Ele está lá, sempre as mulheres não se importam de ser tomadas como objetos e não luta por serem sujeitos de sua história das situações em que participa.

As situações mais comuns de alienação são aquelas que a Ana relatou, que é quando se busca a legitimidade de minha condição de sujeito através da aprovação masculina. Infelizmente, é a situação machista mais comum e eu diria, um ranço do qual ainda não nos livramos. Será que ele vai me achar isso? Será que se eu fizer assim, serei tachada “daquilo”? Será que sou vista como uma “mulher para casar”? Oras, sinto informar, mas a mulher que ainda vê, ela mesma a sociedade dividida de uma forma maniqueísta, em santas e p*** , é sim uma tremenda machista. A mulher que julga a outra por suas ações, seu comportamento, a roupa que veste é sim, machista. A mulher usa adjetivos pouco elogiosos a outra, está sendo machista. Machista porquer está usando da mesma lógica de julgamento masculina. Porque está reproduzindo este esquema de maneira acrítica. E infelizmente, muitas de nós ao invés de nos enxergarmos como minimamente iguais, não agimos assim.

Ah, e a mulher que luta por seu reconhecimento como sujeito, como sei que a grande maioria daqui o faz, e nega ser feminista também está sendo machista por duas razões: primeiro por estar agindo de maneira preconceituosa, e sem conhecimento do que é e foi o feminismo. E segundo, por estar prestando um desserviço a nossas avós que foram as ruas, na luta por nossos direitos reproduzindo associações machistas sobre o feminismo: como feminista é mal amada, é lésbica, é recalcada. E, minha gente, feminismo é muito mais que isso. Posso ser feminista e mãe, feminista e casada, feminista e perua, feminista e mulher. Posso ser feminista sempre que estiver me posicionando como sujeito, vendo as situações onde há preconceito (são muitas)...Por isso, katia, quando vc diz:

Quote:
Definitivamente não tenho o perfil de quem teria um marido/namorado machista. Mas, no "mundo" eu não sei o que fazer para mudar isso. Discursos na teoria até tenho. Mas ações...[\quote]


Como eu disse, a pratica política de ser feminista ocorre também no nível pessoal. Quando vc está buscando alguém que compartilhe seus ideais de igualdade, vc esta sendo feminista. Quando vc coloca um tópico como esse para ser discutido, é porque algo está te inquietando, vc está sendo feminista.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

mazahhh


uma aula da nossa querida Belle..... sabe tudo...

bom revê-la por aqui... bjim


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Oi Belle!


Pois é. Nem preciso dizer que em inúmeros momentos em que lia o blog, pensei em você! :)


Eu realmente tive uma grande evolução nesse tema de lá para cá. Vou ser bem sincera: não sabia o que era backlash, não sabia o que era status quo. E mais que termos técnicos, não via o tema com toda a clareza.


Hoje eu poderia opinar com muito mais propriedade em tópicos como o do Backlash Silencioso ou da Marcha das Vadias. Coisa que na época não fiz.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

katia,

Já que está interessada, tem um outro blog bacana que contém uma lista de outros blogs feministas, alémd e links para bibliotecas onde vc acessa artigos e livros: é o blogueiras feministas:


http://blogueirasfeministas.com/


Também tem o blog da Cintia Semiramis que acompanho e adoro:


http://cynthiasemiramis.org/


Beijos, e viva o emponderamento feminino!