Pílula atrapalha a escolha do parceiro

2 respostas [Último]
imagem de claraluz
claraluz
No PF desde: 17/01/2010

Segundo pesquisa, uso da pílula modifica as preferências de escolha do parceiro. E isso inclui os dois lados da moeda.


Utilizada pelas mulheres no mundo todo para, entre outros motivos, evitar uma gravidez indesejada, a conhecida pílula foi posta à prova: segundo estudo publicado na versão online do jornal científico “Trends in Ecology and Evolution”, o uso do anticoncepcional influencia na escolha dos parceiros.


O estudo confirma que as , e sugere que homens preferem, inconscientemente, mulheres em período de ovulação, enquanto as mulheres preferem os homens com traços masculinos simétricos e com “qualidades genéticas”, entre outras características.


No entanto, quando a pílula entra no jogo, a coisa muda. Como ela modifica o estado hormonal do ciclo menstrual, as preferências se modificam. As mulheres que fazem uso do método contraceptivo não expressam tanto interesse pela masculinidade facial ou vocal e preferem homens com Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) similar, ao contrário das mulheres que não utilizam pílulas. Ou seja, as que tomam pílulas frequentemente tendem a se sentirem atraídas a homens com incompatibilidade genética em relação a si mesmas.


Do outro lado do campo, consequentemente, os homens também são afetados. No período de ovulação da mulher, propriedades físicas são modificadas: odores e tom de voz femininos mudam para parecerem mais atraentes. Os homens são capazes de detectar a fase fértil, o que os leva a se sentirem ainda mais seduzidos.


Vendo por este lado, a pesquisa aponta que a atratividade da mulher pode ser reduzida já que a pílula altera os períodos férteis. No entanto, este aspecto deve ser interpretado com cautela. Vale lembrar que não só de instintos biológicos vivem os relacionamentos; há uma grande carga social e afetiva a ser levada em conta.


A pesquisadora francesa Alexandra Alvergne, antropóloga biológica do Instituto de Ciências Evolutivas de Montpellier, na França, contou à revista americana Newsweek sua opinião sobre o estudo: “Tomar a pílula pode fazer você escolher um parceiro que você talvez não tivesse escolhido em outra circunstância. A pílula afeta suas preferências naturais, o que pode interferir no seu relacionamento”, diz.


ACREDITO QUE A MAIORIA JÁ DEVE TER LIDO A MATÉRIA ACIMA EM OUTRA OCASIÃO, JÁ QUE NÃO É NENHUMA NOVIDADE. QUEM ACHA QUE FOI OU ESTÁ SENDO VÍTIMA DO USO DA PÍLULA NA ESCOLHA (ERRADA) DO PARCEIRO?


imagem de claraluz
claraluz
No PF desde: 17/01/2010
imagem de Fabíola
Fabíola
No PF desde: 05/02/2010

Ainda bem que só comecei a tomar pílula depois de já ter escolhido meu parceiro HAIHAHAIE