Nao tenho tempo pra mim

16 respostas [Último]
Luli Z.
No PF desde: 21/08/2009

Olá gente, sou nova aqui, pra falar a verdade me inscrevi hoje mesmo e estou escrevendo esse tópico com a esperança de que alguém possa me ajudar.

Tenho 18 anos e estou no ultimo ano do colegial e me preparando para os vestibulares. Meus pais são separados, mas vivem juntos sempre. Nossas viagens são juntas, meu pai dorme em casa sempre, almoça, janta e faz tudo aqui comigo, com a minha mãe e com meus irmãos. O grande problema não é esse, apesar de eu sentir muito ciúmes do meu pai, nunca aceitaria que ele tivesse uma outra mulher. Mas ele sempre sai a noite com os amigos pra beber e vive reclamando que eu e meus irmãos não deixamos ele ter a vida dele. O que eu penso é que se ele tanto quer ter a vida dele por que vive e faz tudo aqui na nossa casa? Sempre quando ele sai com os amigos a noite eu fico nervosa com medo que ele beba, já que ele tinha problemas com bebida, e por isso nunca consigo dormir direito já que eu sofri muito quando ele era alcoólatra. Confesso que ele melhorou muito, não bebe mais como antes, até mesmo por questão de saúde. Mas ele me faz ficar tão preocupada com os problemas dele que eu não consigo ter minha vida. Na minha idade, meus colegas saem nos finais de semana, viajam juntos e fazem as coisas da adolescência mesmo. Já eu não. Por ficar com todos esses problemas daqui de casa na cabeça, não sinto vontade de sair e curtir minha vida. Não me sinto uma menina bonita, não tenho amigos verdadeiros, não tenho uma companhia que me faça sentir segura ou amada. E o pior de tudo: passei agora no meio do ano em uma excelente faculdade mas que fica longe da minha cidade e eu estou com medo de ir e ter que deixar meu pai com seus problemas aqui sozinho. Não sei se vocês conseguem me entender. Mas as vezes o que eu sinto é que eu é quem faço o papel de pai. Não estou reclamando do meu pai, até porque ele me da tudo o que eu quero, me mima de todas as maneiras e porque também ele é meu pai acima de tudo e eu me vejo na obrigação de ajuda-lo. Gostaria muito de ser como as meninas que conheço, mas não consigo me libertar deste problema.

Então, resumindo, é isso. Espero que vocês possam me ajudar. Um grande beijo a todas.


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

Luli... falou que passou em uma faculdade em outra cidade. As meninas devem lembrar do meu drama aqui no site! hehe... Ano passado eu tava nesse mesmo drama, pois tb tinha passado em outra cidade e estava com medo de ir. No entando, fui! E amei!

Olha... acho que é natural te preocupar com a família, mas tens que ter em mente que tens que cuidar da tua vida, de ti. Te entendo perfeitamente porque sou que nem tu. Ano passado fiz terapia pela questão do vestibular e do fim de um namoro, e ela me dizia isso: eu tenho mania de me preocupar com problemas de todo mundo e isso só me faz mal! Tens que viver em família, sem dúvida, mas aprender que existem momentos em que precisamos ser um pouco egoistas e cuidar apenas de nós mesmos! Beijos e boa sorte, viu??


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Olá Luli, seja bem-vinda! Lendo seu desabafo acredito que o universo tá tomando conta do seu destino, graças! Pq vc não pode se sentir responsável por seu pai, tá invertendo as coisas. Essa história é louca de seus pais estarem separados e ele continuar em casa, como sua mãe convive com isso e a vida dela onde fica, my god... Garota aproveita essa chance q a vida tá te dando para mudar essa história, pq do contrário vai precisar procurar ajuda para se libertar disso, uma terapeuta poderia achar a raiz disso. Ou poderia conversar com seus pais, falar desta carga q carrega, q ela está ficando pesada demais para vc, abra seu coração, talvez eles nem imaginem o q vc está passando, não perca os melhores anos da sua vida garota, é hora de cuidar dela, seu pai é bem grandinho, nada vai acontecer e é ele q é responsável por vc e não ao contrário, ok. bj.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Luli Z.


Olá, Luli!

Pelo que eu pude perceber, voce está fugindo de voce mesma.

Pare para pensar e veja por que realmente não quer tomar conta de si mesma e assumir sua própria vida. De que tem tanto medo? O que pode haver em voce que pode vir à tona e voce pensa que não vai conseguir controlar? Qual a sua idéia a seu respeito? Tem medo de virar uma MULHER e perder o lugar que até hoje a mantinha segura, longe do mundo e dos riscos de uma vida adulta?

Olha, querida, seus pais não vão durar pra sempre. É a Lei da vida.

Mais cedo ou mais tarde, terá que cuidar de si mesma, de uma maneira ou de outra. Melhor começar a fazer isso enquanto seus pais estão vivos, e voce pode aos poucos \"desligar-se\" deles pra construir sua vida. Senão, um belo dia voce vai ver que o tempo passou e... o que voce construiu pra voce? Nada! Procure uma psicoterapia para ajudá-la nesse processo. Mas aja sua vida o quanto antes, não deixe escapar as oportunidades que aparecem.

Não fique como aquela música do Chico Buarque:

\"Eu bem que avisei a ela,

O tempo passou na janela,

Só Carolina não viu...\"


Boa sorte!


Luli Z.
No PF desde: 21/08/2009

Então Dani, meu medo pra falar a verdade não é ir pra faculdade que é longe de casa, meu medo mesmo é ter que deixar meu pai com todos os problemas aqui entende?

Eu concordo com você que preciso de tempo para a minha vida, mas não consigo me desligar de tudo aqui. :/


Luli Z.
No PF desde: 21/08/2009

Pois é Dudy, meus pais são separados, mas pra mim eles se amam muito e eu até acho isso bonito mas até o momento em que não atrapalhe suas vidas que é o que está acontecendo. Meu pai trata minha mãe muito bem e minha mãe também o trata bem. Nenhum dos dois possuem um outro alguém. Pelo menos não que eu saiba. Mas eles morando junto, com toda a rotina eu concordo que seria bem difícil, já que eles possuem criações muito diferentes. Já conversei com eles sobre tudo isso sabe, mas acabei desistindo quando percebi que não posso mudar o \"mundo\".


Luli Z.
No PF desde: 21/08/2009

Alice eu não estou fugindo de mim mesma, o que eu não consigo é arranjar tempo pra mim devido ao fato de me preocupar com o problema do meu pai. Ele nunca me pede nada, mas não me sinto bem quando não vejo que ele está bem.

Tudo o que eu mais quero é ter minha vida, ter minha casa, minha faculdade, meus amigos e até mesmo um amor porque eu também mereço né.

O que eu penso é que meus pais não vão mesmo durar pra sempre, e é por isso mesmo que eu tenho que estar do lado deles semrpe que precisarem. Afinal, com todos os seus defeitos, eles são meus pais, me deram a vida, me dão tudo o que eu quero, e quando eu falo tudo é tudo mesmo. Eles querem me ver feliz, mas não sabem que isso me incomoda e muito. Pra falar a verdade eu já contei pra eles, mas acho que eles não conseguiram entender.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Luli eu entendo vc. Bom, acho q vc colocou bem explicado o seu medo. Portanto, continue ao lado deles. Mas sempre LEMBRANDO, que vc tbm tem sua vida. E q ñ pode ficar parada.. Acho bonito o seu gesto com seu pai.. Beijo


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

Te entendo, Luli. Também tinha esse medo, principalmente porque minha mãe é uma pessoa muito sozinha e eu sempre estive do lado dela, fazendo companhia, conversando. Temos também alguns problemas em casa em relação ao meu irmão e era sempre eu que estava ali do lado, apoiando ela nos momentos mais difíceis. Tinha muito medo de como é que ela ia ficar sozinha. E se ela entrasse em depressão? Eu iria me culpar demais!

Mas concordo com a Alice! (pra variar! hehe adoro o que a alice diz sempre aqui no fórum!) Dá um medo enorme de crescer, de sair de baixo da saia da mãe. Ainda mais eu, q sempre fui superprotegida! Por mim eu voltava pra dentro do útero!!! hehehe

Mas, como disse a alice, é algo natural da vida e é melhor que a gente passe por essa fase quando ainda temos nossos pais ali, vivos, do nosso lado independente da presença física.

Boa sorte, viu? Beijos e um ótimo sábado!


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

Ops, agora que eu li o que tu tinha escrito pra alice.

\"O que eu penso é que meus pais não vão mesmo durar pra sempre, e é por isso mesmo que eu tenho que estar do lado deles semrpe que precisarem.\"

Eu também pensava assim, mas aprendi a ver que não é necessariamente minha presença física que vai demonstrar que estou ao lado deles. Mesmo de longe, sei que estou ainda muito mais ao lado da minha mãe do que o resto da família, que convive com ela diariamente. Graças a Deus os laços de família são fortes demais para serem abalados pela distância!


Luli Z.
No PF desde: 21/08/2009

É gente, o que eu vou fazer é tentar achar alguma maneira de não me preocupar tanto com os problemas do meu pai. É claro que vou conversar muito com ele e também vou sempre estar presente pro que ele precisar. Mas eu sei que tenho que aproveitar minha vida e é por isso que vou tentar pensar mais em mim.

PS: Vocês estão me dando conselhos muito bom, muito obrigada pela ajuda. As vezes só assim que a gente consegue ter forças pra driblar os problemas....

Um beijo a todas e mais uma vez, muito obrigada.