Gostam de Hidroginástica?

Sem respostas
rochelle
No PF desde: 16/01/2011

Mulheres,


Estou finalizando meu mestrado na ESEF/UFRGS. E neste último semestre vou fazer o trabalho que dará origem à minha dissertação final. Este trabalho é uma pesquisa científica que envolverá o treinamento de mulheres em aulas de hidroginástica. Para tanto, estou à busca dessas voluntárias, que devem preencher algum pré-requisitos bem específicos. Por isso, estou divulgando para todas as minhas amigas, parentes, e afins e pendindo que vcs, na medida do possível, também me ajudem divulgando para as suas, uma vez que preciso de um número elevado de mulheres e meu prazo está acabando.


Para tanto, estamos selecionando mulheres sedentárias (que não estejam praticando exercícios por pelo menos 3 meses), com idades entre 40 e 50 anos, que ainda não estejam na menopausa e que possuam qualquer tipo de dislipidemia (ou seja, alterações nos níveis de colesterol OU triglicerídeos OU até mesmo aquelas que tenham HDL baixo) para participarem gratuitamente como amostra do meu estudo de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS.


As mulheres selecionadas receberão um treinamento periodizado de hidroginástica de caráter aeróbico com duração de 12 semanas (com 2 sessões semanais). O treinamento será realizado na Escola de Educação Física (EsEF) da UFRGS às segundas e quartas-feiras das 18h30 às 19h15. Serão realizadas, antes e após o treinamento, avaliações para mensurar as variáveis relacionadas ao perfil lipídico, à composição corporal e ao sistema cardiorrespiratório. O treinamento será realizado de março a junho de 2011. Entretanto, algumas avaliações serão realizadas em fevereiro e em junho de 2011.


Diversos estudos têm demonstrado que esse tipo de treinamento pode acarretar em benefícios em vários componentes relacionados à saúde de seus praticantes (por exemplo, melhoria de parâmetros relacionados ao perfil lipídico, melhoria da capacidade cardiorrespiratória, melhoria da composição corporal, entre outros).


Saliento que preciso do comprometimento das mulheresque forem selecionadas, durante todo o período do estudo.


Para maiores informações favor entrar em contato comigo por e-mail (rochellerochacosta@yahoo.com.br) ou telefone (9909.0212).


Atenciosamente,


Prof. Mda. Rochelle Rocha Costa


Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX)

Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (GPAT)

Escola de Educação Física (EsEF)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Rua Felizardo, 750.

CEP 90690-100

Porto Alegre, RS - Brasil