Concurso exige que mulheres comprovem virgindade ou façam exames ginecológicos

14 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Concurso exige que mulheres comprovem virgindade ou façam exames ginecológicos

Edital da Polícia Civil da Bahia tem causado polêmica

O concurso público da Polícia Civil da Bahia tem gerado polêmica em razão de algumas exigências específicas para mulheres. No edital, elaborado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), um dos requisitos para posse é a realização de exames ginecológicos para candidatas a delegada, escrivã e investigadora. Um dos itens libera a "avaliação ginecológica detalhada – exames de colposcopia, citologia e microflora – para mulheres "com hímen íntegro"


Para serem liberadas da avaliação, as concorrentes precisam apresentar relatório médico que comprove a virgindade em substituição ao exame preventivo, também solicitado. O texto diz: “A candidata que possui hímen íntegro está dispensada de entregar os exames que constam no item 11.12.2.1, inciso VI, alínea “a”: colposcopia, citologia e microflora, desde que apresente atestado médico que comprove a referida condição, com assinatura, carimbo e CRM do médico que o emitiu”.


O concurso oferece 600 vagas, com salários que variam entre R$ 783,14 (remuneração inicial) podendo chegar a R$ 9.155,28. As primeiras provas, com questões objetivas e discursivas, estão marcadas para abril. As inscrições já foram encerradas.


OAB/BA diz que exigência é discriminatória


Diante da polêmica, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Bahia, divulgou nessa quarta-feira nota de "repúdio" contra a situação. A OAB contesta a exigência. "Exigir que as mulheres se submetam a tamanho constrangimento é, no mínimo, discriminatório, uma vez que não tem qualquer relação com as atribuições do cargo, além de tornar mais oneroso o concurso para as candidatas do gênero feminino", diz o texto da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da entidade.


A nota ainda fala em violação ao chamado princípio da dignidade da pessoa humana, previsto pela Constituição brasileira. “Essa exigência nos dias atuais é, extremamente, abusiva e desarrazoada em virtude da grave violação ao inciso III do art. 1º da Constituição Federal de 1988, que consagra o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, bem como ao art. 5º do citado Diploma Legal, que dispõe sobre o Princípio da Igualdade e o Direito a Intimidade, Vida Privada, Honra e Imagem.”

http://tw.gs/P7r8h5


*****************

um passo para frente e três para trás? O M G

como um hímen intacto pode atestar melhor capacidade de uma mulher para executar alguma tarefa no trabalho?

horrorrrr horrorrrrr


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Meu Deus....


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Em entrevista ao site G1, o advogado, professor diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Celso Castro, questiona o pedido do exame ginecológico em um concurso público. “O primeiro questionamento que se há de fazer é se uma pessoa que tem um problema ginecológico está inapta para o concurso”, diz.

Para ele, exames ginecológicos não tem “nada a ver” com o exercício da função. Celso Castro acredita que a exigência se enquadra como uma violação constitucional "muito grave" porque interfere na privacidade e na intimidade do candidato.“O que eles [Saeb ou PC] deveriam ter era uma junta médica que examinasse a pessoa e revelasse se ela é apta ou não para a exercer a função. Não se pode exigir a descriminação das patologias específicas que alguém é portador, sob pena de quebrar a privacidade e intimidade da pessoa", salienta.

Especialista em concursos públicos e direitos humanos, Sérgio Camargo ressalta que a mera previsão de se pedir exames ginecológicos dessa natureza e comprovação de virgindade, independente deste item do edital ser eliminatório ou não, já fere a liberdade de expressão sexual da mulher:

- Estão dando passos largos para trás. É uma limitação que pune o privilégio dado a mulher de procriação da espécie e endossa a manutenção da submissão das mulheres ao homem. Neste caso, teria que haver uma medida voltada também aos homens. Neste caso, como podemos comprovar a viirgindade do homem.

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), responsável pelo edital, informou, por meio de nota, que os itens previstos no documento foram elaborados pela empresa organizadora do concurso, que é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB). No documento, a Saeb informa que “a inclusão da questão é padrão e recorrente em concursos públicos similares em todo o país e não se configura uma cláusula restritiva, mas sim uma alternativa para as mulheres que, por ventura, queiram se recusar a realizar os exames citados no edital".

A Seab aponta que a cláusula é incorporada em diversos concursos no país para funções como analista administrativo, especialista em previdência e técnico administrativo, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, lançado em dezembro de 2011; além de para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, de setembro de 2011.

http://tw.gs/P7r9cw


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/emprego/concurso-da-policia-na-bahia-pede-exames-ginecologicos-comprovacao-d...

© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

_Ana_,


Ai vai a minha pergunta:


O que tem haver a virgindade com a qualificação profissional?


Absurdo isso!!!!!Será que os bam bam bam bans estão querendo tirar a virgindade das concursadas??????


Uma mulher virgem tem mais capacidade que uma que não é? É assim que eles vêem? Isso para mim é totalmente discriminatório.


Como é que o governo as prefeituras deixam isso acontecer. Tem que dar um basta nisso e agora!!!!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Carlita

mesmo que seja só para comprovar alguma doença pré-existente , é inadimissível um troço destes... é claro que exames para atestar a saúde são certos desde que adequados ao cargo oferecido.... se não incapacitar a pessoa para o trabalho, isso é discriminição!

o pior é que , dizem eles, a tal cláusula é comum nos concursos :(

:O


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

: O que absurdo, Ana!


"é claro que exames para atestar a saúde são certos desde que adequados ao cargo oferecido"


Neste caso, eu concordo com você são casos isolados, mas para comprovar a virgindade e discriminar as pessoas por causa de uma doença sendo que não desqualifica em nada no profissional, descordo totalmente e é revoltante isso. : (


Aonde vamos parar com isso?


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Mas qual a intenção do pedido do exame?? saber se existe um caso de cancer?? saber se é virgem? nao entendi... houve alguma explicação para o pq do pedido???


Se for meramente para atestar um ESTADO CLINICO e MEDICO... ok até acho valido, como um exame adminissional qualquer... mas nao consegui compreender bem a "tematica".


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

o primeiro texto creio que foi mal redigido....

pelo que pude apurar exigiram exames bem comuns que mulheres 'deveriam' fazer todo o ano, e caso fosse virgem esta exigência seria abolida...

a questão além do constragimento, de quem é virgem ou não em entregar tais exames ou atestados, é que ao que parece não foram exigidos exames urológicos ou de próstata (kkkk) para os homens...


*** PS: queria ver se os candidatos iriam de bom grado fazer exame de toque ou desistiriam do concurso :)


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

E no minimo esquisito pq o cancer não é proveninente so da PRATICA SEXUAL, todas deveriam fazer se a inteção era determinar alguma doença.. E OS HOMENS tambem deveriam fazer... enfim..


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Li em algum lugar que estes exames são requisitados também em acordos pré-nupciais:


Quote:
Avaliação ginecológica , mais conhecida como AVALIAÇÃO PRÉ-NUPCIAL .

Tem por objetivo determinar dados clínicos sobre os antecedentes da candidata e de familiares próximos . Torna-se importante ressaltar cirurgias anteriores , alergias , dados sobre o ciclo menstrual , vida sexual , doenças em geral ( hipertensão , diabetes ,alterações de tireóide ) e etc.

Exame físico e ginecológico, sendo realizado o chamado PREVENTIVO, que consiste nos exames de colposcopia, citologia e microflora - também conhecido como Papanicolaou.

Após essa avaliação, seguem-se as solicitações dos chamados exames complementares que devem ser : ultrassonografias transvaginal e mamária e os exames laboratoriais.

Dentre os exames laboratoriais , os mais importantes são :

• hemograma completo verifica os glóbulos vermelhos , brancos e plaquetas

• tipo sanguíneo e fator Rh

• glicemia dosagem do açúcar no sangue

• sorologias para sífilis , hepatites B e C , AIDS

• sorologias para rubéola , toxoplasmose e citomegalovírus

• sumário de urina, verifica infecção urinária

• Parasitológico de fezes, verifica verminose

Esses exames poderão demostrar se existe alguma patologia ou se há necessidade de prevení-las, seja com vacinas ou medidas higieno-dietéticas.


Pra concorrer a escrivã / delegada tem que ser... "mulher pra casar".

hahahahahahahaha


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...adorei, ana, o exame de toque!!!!! : )


Ainda mais os homens que tem preconceito com esse tipo de exame.