Alcoolismo feminino

12 respostas [Último]
imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Esse tópico é pra contar uma situação complicada q está acontecendo aqui na minha casa...


Tenho uma prima de 28 anos,casada desde os 15 e mãe de duas filhas.Ela ficou grávida muito cedo,aos 14 anos,e aos 15 foi morar com o pai da criança,q assumiu a responsabilidade.Isso foi no começo de 2001,quando ela estava grávida de cinco meses.No final de 2002,quando ela descobriu q estava grávida da segunda menina,ela perdeu o irmão mais velho,brutalmente assassinado,com apenas 23 anos de idade.Passados quatro anos do nascimento da segunda menina (hoje com 10 anos),ela começou a beber.Primeiro bebia apenas um copo de vinho ou dois,mas depois a coisa foi começando a degringolar e ela passou a beber uma garrafa inteira sozinha.Agora ela passou a beber demais,tudo o q encontra no caminho ela acaba bebendo.Meu pai mesmo tem uma coleção de bebida q ele esconde,mas ela chegou ao ponto de achar uma delas (uma garrafa de anis estrelado) e bebeu inteira,sozinha.No último sábado mesmo ficou clara a prova de q ela sofre de problemas com alcoolismo,pois chegou ao extremo de beber uma garrafa inteira de vodka com Coca-Cola e bebeu sozinha três garrafas de bebida q meu pai tinha comprado pra festa de Halloween q fizemos.


Já tentamos alertá-la sobre isso,mas ela insiste q não tem problema nenhum e q não bebe muito,apenas "socialmente".Mesmo sabendo q o pai dela é alcoólatra e q nós já tivemos outros problemas de alcoolismo na família (minha avó perdeu duas irmãs para o álcool e o outro irmão dela,dez anos mais novo,também é alcoólatra),ela insiste em continuar bebendo e não assume q está indo pelo mesmo caminho.


O q fazer pra ela reconhecer q tem uma doença?


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Bah Danny, isso é tão difícil...

alguém que ela respeite e tenha pulso firme podia chegar e conversar francamente com ela. Ou reunir a família e conversar todos com ela.

Mas é complicado. A negação da doença é terrível.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Pois é,Ro,ela nega q tenha um problema,mas já está ficando visível.As duas filhas dizem q sentem vergonha do comportamento da mãe.Ouvir isso de uma adolescente de apenas 12 anos é duro.Meu tio (pai dela e irmão da minha mãe) bebe desde os 17 anos,e no auge do alcoolismo chegou a abrir o tanque do carro do meu pai e beber o álcool (combustível mesmo).Meus perfumes eram todos escondidos,senão ele bebia tudo.


Fizemos de tudo pra ela admitir,até minha avó se sentou com ela e disse q as filhas dela estavam sentindo vergonha,mas ela não escutou.Agora estamos tentando ver qual atitude podemos tomar pra ajudá-la...


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Danny, ainda acho que a família reunida, inclusive as filhas, pode ajudar.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Espero q isso aconteça mesmo...Ela respeita muito minha avó,q ajudou a criá-la,e quem sabe se elas se sentarem e conversarem pode resolver,já q nem as duas filhas ela escuta...


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Danny acho que tem que ser toda a família. Quem sabe ela consegue se dar conta que todos estão tentando alertá-la...


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Verdade,Ro,acho q todos nós podemos ajudá-la...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Todos da família, devem ajudar ela... Nesse momento ela precisa, muito de ajuda..


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Ontem mesmo passei o dia pensando e me bateu uma dúvida: "Será q ela ainda sente a morte do irmão e bebe por causa disso,pra esquecer?"...Isso ficou martelando na minha cabeça,pois meu primo morreu de forma estúpida (assassinado a tiros em uma briga de campo) e ela sentiu muito,ainda mais por ter descoberto q estava grávida pela segunda vez apenas três dias antes da morte dele.Chego a pensar q ela pode ter sofrido o baque e isso a fez mergulhar na bebida.Estamos dando a ajuda q podemos,eu me sento e converso com a filha dela de 12 anos quase todos os dias,minha avó tenta ajudar como pode...Só espero q ela reconheça logo q é alcoólatra e não queira acabar como duas tias da minha mãe,q morreram de cirrose antes dos 45 anos...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Alcoolismo é uma doença que afeta homens e mulheres (um estudo diz que as mulheres nos dias de hoje sofrem bastante deste maleficio) enfim... como toda doença existe um momento que acredito o DOENTE não tem mais o poder de avaliar ou decidir, decisões praticas, pontuais e contundentes por parte da familia devem ser tomadas... ela gostando ou desgostando.


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Olha Danny infelizmente a cura só acontece quando a pessoa reconhece que é doente, e quando ela quer melhorar. A familia pode ajudar, mas a vontade de mudar deve ser verdadeira da pessoa. Ninguem muda sem querer, não adianta a pressão dos outros. Normalmente os bebados e viciados sempre relatam o "fundo do poço", o momento mais baixo que chegaram na vida, onde ai perceberam que precisavam de ajuda. Algumas pessoas percebem cedo, outras precisam de uma grande tragedia para acordarem.