Acho que estou em depressão

37 respostas [Último]
Bonekinha
No PF desde: 23/05/2010

Linda sereia!!!! Não pense nos problemas, nas coisas ruins.


Faça uma lista das coisas boas, das quais vc ama e te faz bem e verás o qt tem pra agradecer.


To depressiva tbm, numa péssima fase da vida.


Talvez estejamos precisando dessas noitadas da musa!!!! rs


imagem de Rudolf
Rudolf
No PF desde: 12/06/2010

Concordo com o Júpiter. Consulte um profissional. Ele, melhor do que ninguém, pode lhe ajudar a ter chão novamente sob seus pés.


Minha ex-esposa tinha depressões. É triste ver alguém assim, e deve ser mais triste ainda passar por isso. Medicamentos foram receitados durante o tratamento, e aos poucos ela foi saindo do buraco em que encontrava.


imagem de Amiguinha SP
Amiguinha SP
No PF desde: 02/06/2010

bom dia florrrrrrrrrrrrrrr

vc esta por ai?????????/

como foi o restante do seu dia ontem?

FIque com Deus e nos atualize ta! bjuuuu


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Pessoal!!!!!!!!!!


Senti-me na obrigação de postar aqui para ressaltar o que foi dito pelo Júpiter. Acho que existe muito folclore e preconceito em relação a uso de medicamentos psicotrópicos, e isso pode realmente prejudicar quem precisa usar!


Depressão não é frescura, não é bobagem, não é apenas uma tristeza ou desânimo inocente e passageiro.


Depressão é uma doença.


Só quem pode determinar se a pessoa está apenas triste ou se está sofrendo de depressão é o médico. Isso porque o diagnóstico é feito através de critérios bem especificados e mais do que estudados e comprovados. O médico não diagnostica intuitivamente, mas baseado em dados científicos. Por isso, somente um profissional pode dizer se o que a nossa amiga Sereia apresenta é Depressão ou não.

Se a pessoa duvida do diagnóstico, não confia no profissional, deve procurar uma segunda opinião, com certeza achará um bom profissional em quem possa confiar.


Em relação aos medicamentos, é muito importante que saibam que o tratamento para depressão não deixa, de forma alguma, a pessoa dopada ou inerte. Isso não existe. Esse tipo de efeito pode ocorrer ( e dependendo do caso é até mesmo necessário de se conseguir) com outras classes de medicamentos que não os antidepressivos. E também não existe isso de viciar. Esse tipo de medicamento não vicia!!! Essa informação não procede!

É a mesma coisa que dizer que as bombinhas para asma viciam ou fazem mal ao coração... (quem nunca ouviu falar isso?) Não é verdade, é folclore, lenda urbana, e pode prejudicar de fato quem precisa usar esses remédios.


Como disse a Circe, não vamos superestimar momentos de tristeza, irritação, ansiedade ou estresse, tão comuns nos dias de hoje. Mas não podemos, da mesma forma, subestimar uma doença como a Depressão.


Sereia, espero ter ajudado de alguma forma. Assim como vc, muitas pessoas têm medo de remédios, mas pense uma coisa: é muito fácil ter medo daquilo que a gente não conhece, não é? Procure um bom profissional se continuar se sentindo assim!


Um beijo!


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Pessoal,


Eu fui uma das que me opôs à medicação sem uma avaliação correta da situação. E vou explicar o motivo: há alguns anos, mudei de cidade e fui morar em Salvador. Estava meio triste, engordei um pouco e estava em crise pessoal. Minha tia me levou à uma psicóloga que não disse nada que eu já não sabia - sempre li muitos livros de psicologia e costumo perceber muitas coisas em mim mesma - e me encaminhou à um psiquiatra.


Lá vou eu. Explico minha situação, meus medos, meus pensamentos. Sempre tive um profundo desapego em relação à minha vida, o que, para muitos, é um comportamento suicida. Não deu outra: saí de lá com uma lista de 3 medicamentos. Eu não queria medicação, eu sabia que estava triste e confusa e que precisava apenas conversar ou ler e esperar o tempo me ajudar a ajustar as coisas. Minha tia comprou os 3 e, no primeiro dia, me senti meio estranha. Um medicamento me deixava eufórica, quase com palpitações. O outro era irrelevante em matéria de sintomas. O terceiro me fazia dormir como uma pedra, um sono cansativo. Depois de 4 dias desisti do tratamento. Procurei mais informações e percebi que estava fazendo tudo errado. Eu apenas estava triste e confusa por conta do momento que vivia e não precisa de medicação.


Além de mim, outras pessoas que conheço passaram pela mesma situação. Não tenho ressalvas em relação à medicação por achar que ficarei dopada ou coisas do gênero, mas por achar que hoje em dia se passa medicação demais para casos em que um acompanhamento psicológico e mudanças na vida são necessários para ajudar o indivíduo.


Incrível como hoje em dia qualquer tristeza é tratada com medicamentos pesados. Existem sim, casos de depressão. Mas muitos casos não são tão graves e é preciso estar atentos. Por mais que muitos discordem de mim, penso que há sim uma banalização desse tipo de medicamento, afinal, doenças psicológicas são as que mais afetam pessoas atualmente.


E preciso discorda da Nandablue no quesito vício: conheço pessoas viciadas em antidepressivos e ansiolíticos. O problema não está apenas na medicação, mas na propensão individual à dependência. Por essas e outras, só recorro à medicações desse tipo quando a situação é realmente necessária.


Aliás, no meu grupo de amigos até me sinto estranha: sou a única que não usa um tarja preta. Fico perdida nas conversas e me pergunto se muitos deles realmente precisam de medicamentos para encarar a vida... Mas essa é minha opinião, adianto.


Se a medicação foi passada por um psiquiatra e você nota melhora ao utilizá-la, deve sim continuar. Não ocorreu comigo, mas penso que, uma vez administrado, devemos tentar o tratamento sim - sob pena de agravar doenças sérias.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Oi, Circe!


Realmente vc teve uma experiência ruim relacionada à avaliação psiquiátrica e prescrição de medicamentos. Por isso que eu acho muito importante ressaltar que \"cada caso é um caso\". E que, na dúvida, sempre vale procurar um segundo profissional.


Pedindo licença ao tópico (pq acabamos saindo um pouco do assunto principal, mas só um pouquinho, né?), eu gostaria de comentar 2 coisinhas:


O seu relato de uso de medicamentos mostra alguns sintomas que são bastante comuns em início de tratamentos desse tipo. Nos primeiros dias pode ocorrer taquicardia, ansiedade, tremores, alterações do sono, etc, sem que isso signifique que o remédio está fazendo mal. Mas esses efeitos colaterais assustam mesmo,principalmente se a pessoa não estiver bem orientada de que podem acontecer e que a tendência é que passem com a continuidade do tratamento. Se sintomas indesejáveis persistem, uma reavaliação é necessária para ajuste de dose ou troca de medicação.


A outra questão é sobre a dependência de medicamentos. Os ansiolíticos, ditos \"tarja-preta\", realmente podem causar dependência. Por isso sua venda é tão controlada, ou pelo menos deveria ser. Mas, se forem prescritos com parcimônia, para casos específicos, em doses e por tempo adequados, a dependência não acontece. Respeitando a prescrição e fazendo o acompanhamento esse risco é absolutamente controlado. O uso indevido, abusivo e irresponsável pode levar à dependência.

Os antidepressivos não causam dependência. Mas algumas pessoas confundem dependência com necessidade, algo do tipo

\"comecei a tomar esse remédio e agora não consigo ficar sem\". Nesse caso, isso não significa dependência, mas sim que a pessoa apresenta um quadro resistente, com persistência de sintomas, talvez crônico, e que vai sim necessitar do uso de antidepressivos por longos períodos.


Concordo com vc sobre a banalização do uso de medicamentos, isso é grave e deve ser evitado. Mas tão ou mais grave é o preconceito em usá-los quando realmente necessários. E esse preconceito é muito comum, infelizmente. Algumas pessoas, movidas a esse preconceito, simplesmente rechaçam qualquer tipo de medicação psicotrópica, sendo que qualquer remédio tem apenas uma função: a de nos ajudar, eliminando sintomas e curando doenças. Qualquer resultado diferente disso deve ser avaliado, pois foge da intenção do tratamento.


Nawn
No PF desde: 12/06/2010

Que idade? Tenho 31 e ainda não casei. E daí? Eu não consigo entender como alguém pode ter depressão. EXPLIQUEM-ME!!! Tu não tem que trabalhar??? Pagar contas??? Limpar casa???? Com tudo isso não há como ter tempo pra depressão....Acho que entra em deprê quem quer. Quem se deixa levar pela situação. Já passei por situações em que eu achava que ia entrar me deprê, mas durava um dia, depois a rotima batia e não dava tempo pra pensar em ficar triste. Meus alunos são o melhor remédio pra qualquer tristeza que me pegue. Pq eu entro na sala e esqueço que tenho vida do portão pra fora da escola....Então vá ocupar sua cabeça! Viva!!!


imagem de Sereia
Sereia
No PF desde: 03/07/2010

Amigos, obrigada por colocarem seu apoio, opiniões e experiências.Vou avaliar melhor a questão dos medicamentos.

Hj estou bem melhor que ontem, ontem realmente estava angustiada e com um vazio muito grande.Sei que essa fase vai ser assim, dia bem, dia não tão bem, ontem pedi muito a Deus pra me dar Luz, força, discernimento e conseguir reagir, ter ânimo pra voltar ao trabalho e fazer minhas coisas.

Combinei com amigas de sair e ontem uma delas me levou a Ingreja dela Messiânica, (ainda não conheço muito bem) mas recebi um Johrei e me senti melhor (não sei se foi o psicológico ou não).O rapaz que me atendeu lá, conversou comigo, foi bem simpático e se colocou a disposição quando eu quiser \"desabafar\".

Hj cedo ele mandou um torpedo perguntando se estou melhor, que ficou preocupado...

é bom saber que pessoas se preocupam

Ahhhh gente e tem um ex-ex namorado meu tbém, que está me rondando, não sei, antes eu sentia aversão, hj, estou me sentindo tão só, que já penso que a companhia dele é agradável e que poderia me botar pra cima!

Bjus


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Nawn,


Infelizmente depressão existe sim, e faz estragos. Sua postura apenas demonstra o preconceito social que ainda existe em relação ao tempo. A velha associação de que depressão é doença de quem não tem o que fazer. Se você, assim como eu, tem certa facilidade em lidar com a tristeza e superá-la, que ótimo para nós. No entanto, desmerecer outra pessoa que diz está deprimida - doença e não estado emocional - realmente não ajuda.


Se sua opinião é essa, evite oferecê-la a alguém que já está sofrendo o suficiente. Entendo a Sereia e penso que tudo que ela precisa agora é de um pouco de atenção e respeito.


Vamos concordar numa coisa: existem pessoas e pessoas. Algumas sucumbem mais fácil, outras levam mais tempo para se recuperar de um trauma. Só porque você é diferente, não se utilize como parâmetro para alfinetar outra pessoa.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

O tópico, como bem ressaltou a Circe, visa dar \"atenção\" a quem o propôs, portanto não gostaria de desviar o foco da discussão...MAS, há certas opiniões que NÃO HÁ COMO IGNORAR...bem, vamos lá:


\"Que idade? Tenho 31 e ainda não casei. E daí? Eu não consigo entender como alguém pode ter depressão. EXPLIQUEM-ME!!! Tu não tem que trabalhar??? (...) Acho que entra em deprê quem quer.\"


Deus do céu, cada um que aparece por aqui...


Porque VOCÊ [acha] que nunca teve depressão, NINGUÉM NO MUNDO pode ter sofrido de depressão? Olha, depressão vc pode até (achar) que nunca teve, mas algum tipo de megalomania é bem provável. Quer dizer que porque vc acha que nunca teve problemas psíquicos, eles não existem? Então todos que dizem que tem esses problemas são falsários? Séculos de estudos da mente humana não servem para nada, Sigmund Freud, Carl Gustav Jung e tantos outros não existiram e centenas de faculdades de medicina psiquiátrica são só golpistas enganando o mundo todo?


Por favor!