7 fatos preocupantes sobre produtos de higiene feminina

8 respostas [Último]
Drika Mello
No PF desde: 07/04/2013



Cuidar da higiene íntima é fundamental, tanto para que a mulher sinta-se confiante no dia a dia, quanto para seu bem estar e saúde. Além do banho com água e sabão, produtos de higiene feminina são frequentemente usados para garantir a manutenção de bons odores e limpeza das roupas.


Os protetores diários e os absorventes para o período menstrual são os produtos mais comumente utilizados pelas mulheres e também os que possuem maior variedade de características, por isso merecem ser avaliados sobre seus possíveis danos.


Conheça 7 riscos sobre produtos de higiene feminina e saiba como prevenir-se:


1 – Risco de câncer

A maioria dos protetores diários e absorventes – internos ou externos, contém em seu algodão resíduos de dioxina, uma substância cancerígena que é absorvida diretamente pela corrente sanguínea, sem filtragem, quando em contato com a pele. Esta substância não foi eliminada do processo produtivo dos absorventes, pois ela deixa o algodão mais branquinho, o que é um atrativo para muitas consumidoras.


2 – Risco de distúrbios neurológicos

A dioxina do algodão dos protetores diários e absorventes reduz os níveis de magnésio do organismo, o que pode resultar numa deficiência crítica deste mineral. Como o magnésio é necessário para a adequada conectividade entre as células cerebrais, por exemplo, funções biológicas essenciais poder ficar comprometidas.


3 – Risco de doença de Parkinson

O algodão usado dos protetores diários e absorventes também contém pesticidas perigosos, como os organofosforados, que também são absorvidos da pele para a corrente sanguínea.


O Departamento de Defesa dos EUA publicou um estudo na revista Nature Genetics que comprova a relação entre os pesticidas os organofosforados com a doença de Parkinson. Segundo este estudo, os pesticidas inibem a atividade de um gene que controla o movimento corporal.


4 – Risco de desequilíbrio hormonal

Os pesticidas organofosforados encontrados no algodão dos produtos de higiene feminina também são conhecidos disruptores hormonais, mesmo em exposições extremamente baixas.


5 – Risco de alterações genéticas

A maioria dos produtos de higiene feminina é feita de algodão geneticamente modificado. O resultado do contato da pele com este algodão nunca foi testado, o que preocupa alguns cientistas, que alegam que os genes trans são conhecidos por migrar de forma aleatória e afetar os genes dos seres vivos em contato com eles.


6 – Risco de desregulação endócrina

De acordo com a pesquisa feita pelo médico americano Joseph Mercola, produtos que contém plástico compactado são um risco tanto à saúde quanto ao meio ambiente. O risco para a saúde se deve ao fato de substâncias químicas encontradas em plásticos serem causadoras de desregulação endócrina.


7 – Risco de síndrome do choque tóxico

Absorventes internos podem interferir no equilíbrio de bactérias importantes para o corpo, o que pode desencadear em uma doença potencialmente fatal conhecida como síndrome do choque tóxico.


Como se proteger

Para estar minimamente protegida é importante dar preferência ao uso de absorventes de algodão orgânico, reduzir a frequência de uso dos absorventes internos e fazer trocas constantes – para ter menos risco de síndrome de choque tóxico.


As mulheres devem também divulgar os perigos dos protetores diários e absorventes para suas familiares, amigas e conhecidas e buscar uma comunicação com os fabricantes de produtos de higiene feminina, para conseguir o fim do uso de ingredientes tóxicos.


Fonte: Dicas de Mulher


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Legal o estudo, eu pessoalmente nunca usei produtos para higiene intima... vou mesmo no AGUA e SABAO...


De toda forma seguindo um raciocino bem "meu" não sou a favor destes "mirabolantes" produtos (intimo, sabonete para germe tipo life boy, estas cousas todas...) acho meio "obvio ululante" que o AGUA E SABAO bem usado já exerce o efeito desejado...


Coisa maluca isso de sabonete bactericida para crianças... sabonete para PERERECA... sabonete para isso e para aquilo!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Legal, o texto..


tuliparosa
No PF desde: 16/06/2013

Eita Mainha eu uso e muito, vou me preocupar mais ainda com a minha higiene pessoal


imagem de suzana.lira22@gmail.com
suzana.lira22@g...
Offline
No PF desde: 28/05/2013

Gente é preocupante,eu também uso muito,uso tanto o sabonete íntimo,quanto os absorventes diários!!!!


imagem de kellym
kellym
No PF desde: 19/06/2009

Uau, eu também uso tanto o sabonete íntio e os protetores diários. Ñ vivo sem eles. Eu uma vez até questionei minh gineco sobre o uso de protetor diário ela me disse que ñ havia problemas. Vai saber? De onde que eu imaginava que existiria "algodão orgânico"?


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Mimporta que a carne seja rija. E tenra. E lisa. E aromática.


rsrsrs


minha opininhãum né


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Não uso protetores diários e nem sabonetes íntimos,mas não sabia q existiam esses riscos...Tem até risco de câncer?


imagem de Roberta Penélope
Roberta Penélope
No PF desde: 15/09/2009

Poxa, não sabia disso.

Uso sabonete íntimo todo santo dia!