Só mulher gorda é valorizada

12 respostas [Último]
imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Achei o texto muito bom e me fez refletir as patetices da nossa sociedade. Muitas vezes a gente precebe o quanto uma coisa é idiota fazendo uma inversão de papéis. Contando a história do uma tribo africana que valoriza só mulheres gordas a gente percebe o quanto é ridícula e cruel a nossa sociedade que valoriza e desvaloriza as pessoas pelo físico.

Texto do blog Pop Topic:


"A Mauritânia é um pequeno país islâmico situado ao noroeste do continente africano. Ali, pertinho do Marrocos. Eu sei muito pouco da Mauritânia, como o fato de terem sido uma colônia francesa (independentes em 1960), de terem uma população de pouco mais de 3 milhões de habitantes. E que, em algumas regiões desse país, nos lugares mais afastados das cidades, só as mulheres gordas é que tem valor.

Pois é nos confins dessa terra, nas tribos da região do Saara, área onde há seca e fome, que a gordura é não apenas uma questão de beleza, mas também um sinal de prosperidade. Um corpo roliço vale um bom casamento, porque os homens vêem a magreza como um sinal de miséria e doença, e não aceitam se casar com as moças magras. E, neste lugar, o casamento não é apenas uma opção para as mulheres: é o único objetivo da vida delas.


O tamanho do corpo da mulher indica quanto espaço ela ocupa no coração de seu marido. Quanto mais ela espalhar o tapete em que se senta, melhor. Mas, como tudo na vida, engordar requer sacrifícios, e as técnicas de engorda (leblouh) de meninas são verdadeiramente desumanas.


É bom lembrar que não estamos falando de lugares onde empresários abram filiais do McDonald’s. Para engordar na região desértica da Mauritânia não há biscoitos, pães doces, leite condensado ou hambúrguer. Não há bobagens para se beliscar entre as refeições. Mas há leite de vaca e de camelo, há cuscuz e há surras.

As meninas começam a ser engordadas ainda pequenas, por volta dos cinco anos. A engorda pode ser feita em casa ou em fazendas especializadas no assunto. As meninas não podem brincar e correr como os meninos. Ao contrário, ficam sentadas enquanto alguém lhes dá leite para beber em grandes tigelas. As estratégias para convencer as meninas a beber o leite incluem pedaços de madeira apertando seus dedos dos pés: enquanto sentem dor, se distraem e engolem o leite. Se vomitarem, podem ser obrigadas a lamber do chão o que desperdiçaram. Elas choram e se lamentam, mas não tem chance de se libertar.


Depois de se casarem, a luta para manter a forma continua. Nas épocas de seca, tudo é mais difícil, pois a comida é pouca. Resta esperar pelas chuvas, para que os animais cresçam e produzam mais leite. Ou então comprar remédios para engordar. Xaropes, pastilhas, corticoides… sim, corticoides. São vendidos sem receita médica, mas aumentam muito o apetite. E, é claro, as mulheres não praticam qualquer exercício físico, que seria um gasto de calorias arriscado. Com isso, estas mulheres, que passam a maior parte do tempo dentro de suas casas, sentadas, acabam ficando incapacitadas muito cedo. Elas tem apenas gordura, musculatura muito fraca e pouca saúde. Aos 40 ou 50 anos, já não conseguem mais andar. E então vão ocupar o tempo engordando as meninas das novas gerações.


A prática da alimentação forçada resiste e atinge cerca de 10% das meninas da Mauritânia. Nas tribos adeptas, a coisa é simples: mulheres gordas são lindas, e qualquer sacrifício é válido para que elas fiquem e se mantenham gordas durante toda a vida. Não tem discussão ou argumento.


É impossível não me sentir intrigada por uma sociedade em que se dê tamanha importância ao formato do corpo de uma pessoa. Em que a aparência seja mais importante que a substância, e onde as mulheres – sempre elas – sejam submetidas e se submetam a sacrifícios hediondos em nome da aparência física. E daí alguns podem pensar – bom, são tribos no deserto, né? E mais não se diz, porque é politicamente incorreto insinuar que outras culturas sejam “atrasadas”.


E daí, daí a gente liga a televisão e vê o Drauzio Varella no Fantástico entrevistando a mulher anoréxica e a outra que sofre de vigorexia. E vê no NatGeo um documentário inteirinho falando sobre o tabu da obesidade e outro sobre o tabu da magreza extrema. E os trocentos anúncios de remédios naturais, e outros nem tanto, e dietas, e programas de exercícios que vão te ajudar a não ter mais vergonha do seu corpo e a poder vestir tudo o que quiser. E percebe que vive numa sociedade que se preocupa absurdamente com o formato dos corpos humanos. E a gente nem vive numa tribo.


E depois disso a gente desliga a televisão, escova os dentes e dá uma checada no espelho, admirando a silhueta. E então a gente vai deitar, dando graças aos céus porque não precisou nem tomar litros e litros de leite de camelo para ficar mais gorda e nem enfiar o dedo na garganta para se livrar do que ingeriu na hora do jantar. E antes de fechar os olhos pensa, pela milésima vez, que foi muito bom ter se decidido a trilhar o caminho da aceitação do próprio corpo."


Fonte: http://www.poptopic.com.br/2013/03/coluna-da-chris-ja-ouviu-falar-da-mauritania/


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Ta vendo como a CULTURA e uma coisa maluca...


Eu acho que o grande lance hoje em dias, tendo em vista as ferramentas de pesquisas e tantas descobertas... nao vale mais apenas ser tão culturalmente "seguidora" o problema lá é a saude..


Houve uma epoca que as "gordinhas" eram as RAINHAS E DEUSAS vejam as pinturas da época...


Estas culturas em que as mulheres gordas, bem FORNIDAS rss são rainhas e exatamente para que a evolução se de... acham que os quadris largos, os seios fatos geram e alimentam melhores filhos... em uma sociedade onde e importante ter filhos pois vivem em locais inospitos, outros por vezes precisam de mao de obra para trabalho (veja a italia a algumas decadas atras)... enfim... tudo e uma questão do meio das necessidades. etc..


Dizem que os homens a época de moises tinham varias mulheres e eram safados... não era essa a intenção... quanto mais filhos, mais tribos, mais territorios teriam... e nao se acabariam... enfim... CULTURA, NECESSIDADE


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Eu ví isso na tv dias atrás.


Crianças sendo torturadas pela mãe e obrigadas a comer pra engordar.


Mas não vamos longe. Aqui tb eh cheio de mães desnaturadas, q querem transformar a filha em sua bonequinha particular.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante....


imagem de JoeDepp
JoeDepp
No PF desde: 27/01/2011

Minha querida avó, quando eu era pequeno, me enchia de comida, pois dizia que era para eu comer e ficar gordo...que ficaria bonito.

Coisas de família italiana....


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Doidera! Devemos mandar umas toneladas de açucar pra lá.


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

lembrei de uma piada antiga:

"Transar com gorda é prazer em dose dupla...uma quando se goza e outra quando ela sai de cima".

O pessoal do deserto sabe das coisas...hehehehehe


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Katinha não tinha visto teu tópico...

tempos atrás teve um tópico no PF sobre preferência em transar com as gordinhas... hilário, se eu achar posto aqui depois :)


imagem de Ana Luiza
Ana Luiza
No PF desde: 23/06/2010

Por que a preferência é pela transa com as gordinhas?


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Essa situação também serve para derrubar aquele mito de que preferências por determinados tipos físicos são coisas biológicas. Sempre tem uma pesquisa besta para dizer que homens preferem mulher assim ou assado porque lá nos tempos das cavernas blá, blá, blá...

Padrões de beleza são construções sociais. Mudando obviamente de lugar para lugar e tempos em tempos.

E outra coisa que se observa é que esses padrões são sempre impostos para a mulher. Seja no ocidente do século XXI, seja na tribo africana que engordam mulher à força, seja na tribo africana que coloca argola no pescoço da mulher para esticá-lo, seja as chinesas que tinham que os pés atrofiados porque beleza da mulher era medida pelo tamanho do pé. E milhares e milhares de exemplos.

Um longo caminho até que a gente consiga se livrar desses padrões estúpidos de beleza.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Padrões são impostos e seguidos só se vc quizer... porquê vc os segue??? Porquê não se livra deles???