Ter ou não ter? Eis a questão...

51 respostas [Último]
imagem de @Luly
@Luly
No PF desde: 29/04/2012

To numa dúvida chata e persistente. Acho que dúvida não é a palavra correta, e sim conflito.

Estou num relacionamento estável e bom, o que significa que pra mim esse seria O cara. Mas até agora, não tive uma vontade forte o suficiente de ter filhos.

Eu acho bonitinho, brinco com os filhos das amigas, sobrinhos...mas quando penso em ter o meu...fico pesando vantagens e desvantagens, sempre acho que não estou preparada pra esse tipo de responsabilidade, tenho vários medos.

Um deles é que acho que as mulheres que tem filhos não são totalmente honestas com relação à maternidade, porque não é "bonito" ou "correto" falar que vc tá de saco cheio do seu filho, e preferia não tê-lo.

Fico pensando que..se eu ficar esperando o momento certo, não vou ter nunca. Se eu ficar esperando uma vontade incontrolável e mágica, também não vai rolar.

Será que eu não tenho o tal do instinto materno?

Tenho medo de me arrepender depois ( daqui a pouco) quando não vai dar mais tempo, porque não sou tão novinha pra poder ficar esperando anos e anos.

Por outro lado, fico p*** da vida com a pressão pra ter filho.

Pessoas indo na minha casa perguntando onde vamos fazer o quarto do bebê, quando vai chegar o bebê, se eu não vou me animar e fazer logo um bebê.

Eu não sei se quero um bebê.

Meu marido tá no mesmo dilema que eu, a gente conversa sobre isso e ele ainda parece menos receptivo à idéia do que eu. Mas tenho um fator bem diferente dele : eu tenho prazo de validade, ele não.

Ou seja...se um dia o relacionamento desanda, ele pode ter filhos com outra(s) até ficar velho. Eu, se perder o bonde, perdi, me ferrei, vou ficar com o arrependimento.

Será que é tão importante pra todas as mulheres ou algumas simplesmente não tem instinto maternal?


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Luly filhos é um compromisso para a vida toda....Tem que querer!!!!!


imagem de Roberta Penélope
Roberta Penélope
No PF desde: 15/09/2009

Se vc se incomoda tanto com as cobranças é porque no fundo vc quer pelo menos ter essa vontade.

Eu estava 8 anos casada quando nos deu vontade de ter um filho, antes disso nem pensávamos em crianças, nem olhávamos direito para crianças, achávamos chato choro, birra.

Quando veio a vontade, que foi de uma hora para outra tudo isso mudou. As cobranças não nos incomodavam mais e queriamos ser pais mais do que tudo na vida.

Ficamos muito ansiosos pois demoramos tanto para querer e quando resolvemos ter queriamos para ontem.

O que posso te dizer por experiência própria é que nós NUNCA estaramoe preparados, pois, isso só vem depois de ver o rostinho de nosso bebê.

Tenha apenas se pintar aquela vontade louca, caso contrário será um peso na sua vida.

Vejo muito gente que tem filhos apenas para fica "ficar para trás" o que é um terrível engano, pois, filho é uma preocupação para o resto das nossas vidas.

O que posso te garantir é que ser mãe é a coisa mais deliciosa que aconteceu na minha vida, sentir mexer dentro da barriga, sonhar com o rostinho, cuidar...

É um amor incondicional e perfeito.


imagem de Dani*
Dani*
No PF desde: 15/01/2011

Luly,


Não se prenda muito à questão do "instinto materno", muitas mulheres pensam ter esse instinto mas percebem que na prática a coisa é diferente!


Na minha opnião esse é um assunto beeem relativo, pois realmente envolve uma série de coisas a se pensar, visto que após ser mãe temos que dedicar grande parte da nossa vida à essa criança.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

se voce tem dúvidas não tenha... pense no futuro presa a uma criança que voce gerou somente para se enquadrar no perfil familiar perfeito...

tenha o bebe quando estiver emocionalmente pronta... assim dará todo o amor, carinho e dedicação que um filho merece :)


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Quote:
tenha o bebe quando estiver emocionalmente pronta


Como assim, _Ana_?


Tenho uma união estável de quase uma década, 'sofremos' pressões diretas e indiretas pra termos filhos, mas somos sem-filhos convictos. Será que é porque não sou/estou "emocionalmente pronta"?


Luly, é muito legal que você esteja prestando atenção nessa dinâmica... Várias pessoas não chegam a pensar sobre as implicações de ser mãe/pai e acabam deixando que o acaso e as pressões sociais definam isso (e tantas outras coisas importantes de suas vidas). Muitas dessas pessoas, depois, acabam por negligenciar na educação dos filhos, abandonando-os também ao acaso. Mas muitas terão senso de responsabilidade pra arcar com as consequencias, cuidarão dos filhos, mas viverão numa eterna depressão por ter noção de que a vida poderia ter tomado outro rumo ou, não precisava ter tomado ESSE rumo.

Enfim, finalizando, não acho que você não esteja emocionalmente pronta por não querer (aínda ou jamais) ter filhos. Não existe esse estado "emocionalmente pronta". Existe lucidez pra decidir o que se quer da vida e maturidade pra arcar com as consequencias.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

se voce não entendeu devo ter me expressado errado...

desde o inicio das minhas participações no PF, eu nunca sugeri que a mulher deve ser obrigada a ter filhos... ao contrário, postei lá em cima:

Quote:
se voce tem dúvidas não tenha... pense no futuro presa a uma criança que voce gerou somente para se enquadrar no perfil familiar perfeito...


quem é: sem filhos convictos, não tem dúvidas... neste caso o assunto está encerrado e pronto... não terão filhos

mas

se ela quer ter filhos, na minha opinião existem N razões para uma mulher não estar "emocionalmente pronta" (psicologicamente pronta, ou ainda ter dúvidas) tais como:

- hora certa ... primeiro quer estudar, estabilizar no emprego, viajar;

filhos demandam tempo... re-intero o que escrevi em outro tópico, acredito que a qualidade do tempo seja mais importante que a quantidade do tempo dedicado à criança;


- relacionamento estável, se o parceiro será ou não um bom pai para o filho (muitos não serão), e algumas mulheres não querem criar filhos sozinhas;

- gostar e/ou priorizar seus momentos de solidão... porque quem tem filhos não poderá fugir para relaxar, curtir ... crianças são responsabilidade 24 horas por dia, para todo o sempre;

- se terá pique, ânimo necessário.... trabalhar, estudar, marido, família... e um bebe..... ufa... tem que estar ultra -super-preparada ;

- doação... ser mãe é doar-se à outro incondicionalmente.... ser mãe não combina com egoísmo...

tudo isso se a mulher quiser ser boa MÃE, não apenas uma progenitora que larga os filhos pra cá e pra lá...

raramente encontrei mães que tinham certeza se era a hora certa.... a maioria tinha dúvidas e mais dúvidas...


AnaLorrany
No PF desde: 15/06/2011

Ana, apois eu.. Fui mãe aos 15 anos, e foi por querer mesmo, foi planejadissimo! E não me arrpendo.

È bom, a questão num é esta primeiramente preparada, e sim QUERER. Nenhuma mulher é obrigada a ter filhos pra manter a velha tradição de familia...

Filho realmente toma o tempo da gente, abrimos mão de muitas coisas, mais filhos crescem amiga.. Aqela fase de acordar de madrugada, trocar fraldinha, colocar pra arrotar, ficar direto nos braços.. PASSA.. Tudo passa, é tão bom pensar que quando vc chegar na velhice, tera do seu lado uma pessoa que vc teve tanto carinho de cuidar, de criar.. Eu amo minha filha, nao tenho uma vida tao fácil pq ninguem nos ajuda (eu e meu marido) so é nos dois mesmo. Mais é assim mesmo. Não ha necessidade de ta se pensando tanto ninguem é 100%... Sempre falta algo e a gente sempre esta buscando pra nos completar... Filho nao eh uma coisa que enjuou, joga fora. È pra sempre.. Então não pense tanto, quer ter? Va em frente.. tenho certeza que vc ira amar, nao seja tao egoista assim.. filho cresce, e vc nao perdera nada ganhara mt mais.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

voce foi mãe aos 15 anos com filho planejadíssimo? onde estava a tua mãe? voce era uma criança...


Quote:
é tão bom pensar que quando vc chegar na velhice, terá do seu lado uma pessoa que vc teve tanto carinho de cuidar, de criar..


posso mudar de idéia, mas no momento prefiro adotar um gato ou cachorro... eu não teria um filho porque tenho medo de ficar sozinha na velhice...


Quote:
Filho nao eh uma coisa que enjuou, joga fora. È pra sempre.. Então não pense tanto, quer ter? Va em frente..


pois então, eu concordo, como é para sempre... a mulher deve ter certeza que quer ser Mãe...

ter ou parir um filho é uma coisa.... ser Mãe é outra... os noticiários estão cheios de mulheres que pariram para depois abandonar ou lucrar com os filhos...


AnaLorrany
No PF desde: 15/06/2011

minha mae estava comigo :) me apoiou e cuidou de mim.. :D

eu amo ser mae. rsrsrs

pois é, concordo com vc.. ter filho é uma coisa ser mãe e outra ;)

rsrsrsrs

agora me pergunte se eu quero outro,kkkkkkkkk


imagem de @Luly
@Luly
No PF desde: 29/04/2012

O que vc falou fez muito sentido pra mim, porque é assim que me sinto. Gostaria de saber um pouco mais da sua experiência de ser um casal sem-filhos convicto, porque cada vez mais eu e meu marido somos vistos como "estranhos" porque todo mundo está tendo filhos, só fala disso, só faz programas relacionados a isso, e nós acabamos nos "achando" com gente mais nova, ou então nos sentindo meio E.Ts. Ja fomos inclusive acusados de comodismo, nos disseram que é muito prático não querer se incomodar com nada.

Isso é uma grande injustiça, meu marido responde mais agressivamente a este tipo de coisa, mas eu fico mais quieta, e acabo ficando chateada com essa pressão, pelo desaforo.