Tenho medo de errar como pai?

13 respostas [Último]
imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

Ser duro ou Flexível?


Vi duas historias diferentes com final parecido.


Na primeira o pai era rígido, tipo militar, religioso, não permite a mulher trabalhar fora, criou o filho e as duas filhas sob rigida disciplina... Resultado; As filhas cresceram, dão mais que chuchu na serra, uma briga pelo namorado da outra e o filho é gay.


Na segunda, um pai trabalhador, atencioso, tranquilo tranquilo, a mãe trabalhadora tambem e ela parece ser o \"suporte a decisão\" da casa.

Resultado; Filho gay tambem.


Nenhum dos dois aceitam a situação dos filhos... então é complicado...


Meu entendimento é que no primeiro caso, o filho repudia a atitude do pai, não o suporta, e por isso se fez o seu inverso.

No segundo caso, semelhante, o filho repudia a forma pacata do pai e então decidiu ser seu inverso...


Não discuto aqui a situação sexual do filho, mas o resultado da boa intenção de cada pai...


Resumindo; Seja você mesmo, seja íntegro, tente acertar mais que errar, seu filho aprenderá pelo que te vê e será seu modelo ou seu inverso. Relaxa, depois ele decide.


Seja justo, duro quando tiver que ser e flexivel quando achar que deve. Não se preocupe muito com o resultado, ele não está nas suas mãos mesmo. Apenas dê a oportunidade a seu filho de ter um modelo bom pra escolher seguir ou não.


imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Eu como mãe ,acho que vc agiu de forma correta.Mas precisa alem disso ter o cuidado de fazer as coisas em comum acordo com tua esposa,para que não se contradigam,ou seja ,vc proibe ,ela permite,vc permite ela,proibe.Isso é muito ruim para a cabecinha deles.E qdo vc disser não ,que seja não ate o fim,não mude de ideia.Se hoje não pode mexer ,amanha tbm não.Os pequenos ficam confusos qdo isso acontece.No mais é tudo uma loteria.


imagem de Fox
Fox
No PF desde: 09/10/2009

Cara, eu sempre tive medo de uma coisa na vida: ser pai. Morria de medo mesmo, acho que mais do que de qualquer outra coisa... tanto que acabei casando bem \"tarde\" e vou ser pai \"tarde\" também. Tinha medo da responsabilidade de ter que cuidar e, principalmente, educar uma criança, torná-la um adulto responsável, respeitado, de boa índole e de bom caráter. Não sabia como, e pra falar a verdade, nem sei muito bem mesmo como vou fazer isso. Sorte é que meu filho ainda não nasceu, mas já tá batendo na porta (deve nascer em +/- 1 mês). E estou muito, mas muuuito feliz e ansioso em recebê-lo.


O que tenho pensado em fazer para educá-lo é ensinar a ele as coisas que eu considero de valor em um ser humano decente. Mostrar a ele também as coisas que considero ruins, erradas e que não devem ser seguidas. Enfim, mostrar o que é bom e o ruim, de acordo com a minha experiência de vida. Acho que isso é o que vou deixar para ele de maior valor, maior até mesmo que bens materiais.


Acho que o que o Marido Fiel fez foi algo normal, pois temos que impor limites e ensinar desde cedo que na vida nem tudo é da forma que queremos, que temos limites e que quando infringimos alguma \"regra\", tem um custo por isso. E olha que o castigo (seja ficar sentado no sofá ou ficar sem assistir tv ou jogar vídeogame) é muito melhor do que agressão física. Tudo bem, não sou contra uma palmadinha de vez em quando (eu mesmo, tomei várias, e nem por isso mudou minha personalidade...rs), mas não acho que as coisas se resolvam com violência. Se nos meus problemas com \"adultos\" eu não resolvo na base da pancada, não tem porque eu fazer isso com uma criança, ainda mais com meu filho.


Hehehee... Meus posts já são grandes, e quando me pego falando do \"meu filho\", escrevo ainda mais do que o normal. Desculpem aí.. ;o)


[]\'s,

Fox.