Tenho medo de errar como pai?

13 respostas [Último]
imagem de Maridofiel
Maridofiel
No PF desde: 04/03/2010

Oi tenho um filho de 1 anos e 8 meses,e acho que eu como muitos pais,temos as mesmas duvidas,se devemos ser duros,ou sermos sempre flexiveis,tenho duvidas se estou sendo um bom pai,chego muitas vezes cansado e acho que não dou atenção que ele precisa,nestes dias ele foi mexer em uma tomada eletrica,primeiro expliquei a ele que não podia,que ele podia se ferir,mais ele voltou a repetir eu xinguei ele com um tom mais aspero,e o coloquei sentado no sofa de castigo,claro que fiz isto querendo o seu bem,mais me partiu o coração,ver seus olhos com lagrimas,e fiquem cheio de duvidas,se estou agindo certo,ou errado?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Olha, não tenho filhos. Mas vc fez certo. Pois tem que colocar ordens quando é pequeno. E o principal, explicar sempre o porque vc fez isso ou aquilo Bj


imagem de mari_cja
mari_cja
No PF desde: 11/05/2010

Olha, eu também não tenho filhos, mas trabalhei algum tempo com crianças e foi certo o que vc fez, corrigiu e explicou o pq estava corrigindo, explicou o pq ele estava ali sentado no sofá e provavelmente ele não fará mais isso! Espancar a criança, maltratar é errado... Mas corrigir faz parte sim!


imagem de Moça Sfumatada
Moça Sfumatada
No PF desde: 23/06/2010

Maridofiel,

minha opinião especificamente para esse exemplo que você citou:


Bem legal isso de querer explicar pro filho o porquê de ele não poder fazer tal e tal coisas. Mas a criança não tem nem 2 anos. Não sei até que ponto uma explicação é eficiente. Pra tarefa de GARANTIR SEGURANÇA eu sugiro que você \'não confie\' na sua educação e nem na inteligência/obediência do seu filhote. Criança é curiosa por natureza e não tem noção nenhuma do perigo. Não confie. Não deixe tomadas expostas (sem aqueles protetores próprios pra isso) por exemplo. Explicar pra ele (seja com carinho seja com aspereza) que ele pode se ferir não resolve a curiosidade e vontade dele fazer tal coisa.


Mas então como colocar limites? (afinal, pra tomadas existem protetores mas para várias outras coisas não)


imagem de Moça Sfumatada
Moça Sfumatada
No PF desde: 23/06/2010

Você falou que na segunda vez xingou num tom mais áspero. Não sei exatamente como foi isso mas a princípio podes estar ensinando limites e ensinando a conseguir as coisas no grito/ofensa. E talvez também não seja isso que você queira.


Ás vezes assisto um programa na GNT que se chama Supernany e é ótimo para pais com dificuldade em disciplinar. Ela ensina que os pais devem se agachar na altura do filho, fazer contato visual e falar com voz FIRME. E então colocar (e manter) no castigo como você fez.


A parte de ver os olhos com lágrimas deve partir o coração mesmo mas deves ser firme. Ao final do castigo você retoma o assunto, explica porque ele estava ali e pede pra ele se desculpar por ter desobedecido e abraça o quanto você quiser. Mas lembre-se que criança é por natureza curiosa e não tem noção do perigo. Ela tem que experimentar pra conhecer. Explicações de \"aquilo está quente\" ou \"ali você vai se machucar\" ou \"vai doer\" ou \"vai cortar\' não sei se são bem o melhor jeito...


imagem de Diego_floripa
Diego_floripa
No PF desde: 17/12/2009

cara eu nao sei o que falar

velho mas acho que voce fez a coisa certa voce explicou para ele o que pode acontecer se ele colocar o dedo na tomada

e se ele não absorvel o ensinamento acho que voce fez o certo

ao meu ver sim

não sou pai , mas ao meu ver voce fez o correto

abraço


imagem de Apple Pie
Apple Pie
No PF desde: 10/05/2010

Marido, não tenho filhos ainda. mas concordo com sua atitude, pois as crianças precisam aprender a ter limites. Vc não bateu nele nem nada, mas tinha que ensiná-lo primeiro falando e já que não adiantou teve que deixá-lo de castigo dando uma bronca. Acho que vc está certíssimo, e deve ser difícil mesmo. Mas pense sempre que é pro bem dele. Crianças que não aprendem seus limites tornam-se insuportáveis mais tarde e na fase adulta com certeza sofrerão muito mais! :)


imagem de eliwebber2
eliwebber2
No PF desde: 15/04/2010

Olá Marido tudo bem ?

Então, olha só, eu tenho um menino de 10 anos, e sempre ensinei desde a idade do seu, tudo o que eu acho importante, mesmo sendo pequeno ele acaba aprendendo que deve prestar atenção no que o pai fala e assim vão compreendendo como as coisas funcionam.

Sua atitude está correta sim, que a gente fica com pena de corrigir, fica sim, também fico mas cabe a nós pais educá-los sempre lembrando que um dia serão adultos e vão conviver na sociedade.

Abraços.

Abraços.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Tá certo sim, não fique com pena se não ele não aprende.


E uma palmada na bunda em último caso também serve para ele lembrar que não dá para testar (eles fazem isso) os limites dos pais sempre.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Tb não tenho filhos... Mas considero sua atitude correta... Como estávamos conversando naquele tópico sobre o caso dos adolescentes acusados de estupro... As crianças, adolescentes de hj não têm limites... Talvez por muitos pais, como vc, ficarem com o coração partido ao serem + enérgicos com os filhos e dai recuarem... muitos se criam sem limites, sem noção do que é certo e do que não é.

Pergunto: qtas vezes o seu pai negou algo a vc, ou te xingou? Várias? E isso te feriu, te magoou profundamente que te deixou traumatizado? Não? O que vc aprendeu? A ter noção de certo/errado? Aprendeu que, qdo fosse + velho e pudesse assumir seus atos, ai poderia fazer diferente?

Hehe...

Não existe manual p/ filhos... É usar o bom senso... Nem dando folga d+, nem de menos...

Acho que assim vc criará um ser coerente. ;)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Em questões de educação, apenas duas coisas são proibidas: omissão e violência. Não foste omisso nesse caso, tnem praticaste violência contra o seu filho, então fique com a consciência tranquila e siga educando-o. Quanto a chegar em casa cansado e não ter paciência, etc: realmente, deves tomar cuidado, muitos pais praticam uma grande violência contra os filhos por chegarem todos os dias do trabalho e descarregarem nos filhos as suas frustrações. Continue educando, mas sempre antes de uma atitude mais drástica, pense antes, respire fundo, conte até dez e mentalize você, quando criança, como gostaria de ser tratado pelo seu pai na mesma situação? Todos nós já fomos crianças um dia, pense em como gostaria que tivessem feito contigo e dê esse mesmo tratamento ao teu filho. Vais ver que vai as coisas vão melhorar para ambos. Boa sorte!