preciso de ajuda

11 respostas [Último]
Damaris Santiago
No PF desde: 14/08/2009

oiii meninas eu estou muito precisando de ajuda em questão dos filhos...

eu tenho duas filhas..

a primeira tem 2 anos e 3 meses...

a segunda tem 26 dias...e a minha filha mais velha ta morrendo de ciumes da nenem e eu ja não sei mais como agir pois eu num deixei de dar carinho pra ela,mas ela fica o dia inteiro chamando atenção...

hoje por exemplo eu sai com a duas resolvi dar uma volta com elas ai minha filha mais velha soutou da minha mão e não me obedecia quando eu chamava ela ela começou a rir e correu pra frente do carro graças a deus e consegui pegar ela a tempo...

O QUE EU FAÇO???


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Oi, Damaris!


Esse tipo de atitude é normal; voce vai precisar de dose extra de paciência até essa fase passar. Afinal, dê um tempo pra sua filha mais velha, ela está aprendendo a lidar com a perda do lugar de filha única... Não é fácil pra ela também. Algumas crianças mais velhas até regridem, voltam a estágios anteriores do seu desenvolvimento, como querer usar fraldas de novo, ou chupeta, ou tomar a mamadeira só pra ficar igual ao irmãozinho caçula... Essa reação também é comum.

Sua filha mais velha só tem 2 anos, mas busque a participação dela (no grau que ela puder colaborar) nos cuidados com sua filha mais nova, jamais deixando-a de lado quando for amamentar ou trocar fraldas, por exemplo. Mantenha-as juntas o quanto puder e continue observando o comportamento dela; não deixe passar certas atitudes de provocação ou desafio; dê-lhe limites, pois é possível que ela vá testar até onde pode ir.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!


Damaris Santiago
No PF desde: 14/08/2009

oiii alice muito obrigada ajudou muito mesmo,eu ja não sabia mais o que fazer...

brigadão...

bjs...


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

A alice disse tudo! É uma atitude natural...

Deves procurar dar muito carinho e atenção pra ela, porém, sem deixar de impor limites. Às vezes, para tentar amenizar a situação, a mãe acaba fazendo as vontades da criança, flexibilizando os limites. Daí acho que pode ser bem complicado. Fazê-la participar da rotina da bebê também acho que é importante, porque ela vai se sentir importante e útil na casa. Tenta \"brincar\" com ela nas coisas que for fazer com a bebê, por exemplo: cada vez q for trocar as fraldas, a mana mais velha vai te ajudar e ficar responsável por te alcançar a pomadinha, o talco. Na hora do banho, chama ela pra escolher a roupinha, etc. Acho que esse clima é importante para ela aceitar melhor a situação.

Mas, fica tranquila que é só uma fase. Boa sorte, viu? Beijos e bom domingo!


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Oi amiga, não fica tão preocurada pq como as meninas falaram é uma atitude normal de uma criança quando nasce um (no se caso uma menininha).

O q vc e seu marido terão realmente q fazer é dividir atenção pra ela não querer ficar todo tempo chamando atenção.

Falar baixo, carinho, amor e muita paciência resolve quase td.

bjo gr e boa sorte!


paulinhafran
No PF desde: 03/04/2009

damaris, que nome legal! olha so, naum tenho filhos... mas meu afilhadinho tinha 3 anos e meio qdo nasceu a irmazinha dele... e claro que ele teve ciúmes. a mae dele passou a ter de conviver até com ele fazendo xixi na roupa de novo, e isso q ele ja tinha deixado as fraldas há tempo.

daí qdo a nenê dormia, ou estava mais calminha, a mae a deixava no bercinho e brincava com ele, depois estimulou ele a ficar com elas na cama... e qdo ela fazia cocô a mae brincava com ele... q a mana tinha trazido um presente... e ele foi achando graça, mas logo alcançava outra fralda p/a mamae, ou alcançava os lencinhos p/ limpar logo... assim foi se acostumando com a maninha. ah,,, qdo ia alguém visitar a nenê, sempre tinha lembrancinha p/ ele tb, nem que fosse um giz de cera. acho q é isso. qdo o mais velho sente q ainda é amado, naum leva o nenê como inimigo.


rna
No PF desde: 10/04/2009

Ja tentou fazer com que sua filha mais velha participe das atividades, como cuidados e higiene, da irmã? As vezes o fato dela se sentir util nos cuidados fará com que o ciumes suma.

Bjs


lú2009
No PF desde: 07/08/2009

Damaris, isso se chama de regressão, qdo a criança mais velha quer voltar a ser neném. A causa é o fato das visitas fazerem mil gracinhas pra recém nascida, e o outro fica com ciúmes e quer chamar a sua atenção, tipo se jogando na frente do carro. A solução é fazer o q as amigas falaram, dar muita atenção a ele até ele sentir o amor natural pela irmãzinha, e orientar os parentes a dar mais atenção ao maiorzinho. Boa sorte.


ANDREA DE LIMA
No PF desde: 06/10/2009

DE ATENÇÃO PARA A MAIS VELHA POIS A OUTRA é MUITO NOVINHA NÃO VAI FICAR COM CIUMES E FILHO é ASSIM MESMO DAQUI A POUCO ELA SE ACUSTUMA COM A PRESENÇA DA MAS NOVA E ISSO PASSA. BJUS


imagem de Roberta Penélope
Roberta Penélope
No PF desde: 15/09/2009

Condordo plenamente com o que a Andrea de Lima comentou.


Damaris Santiago
No PF desde: 14/08/2009

meninas brigada,vcs me ajudaram muito..

bjs a todas.....