Pensão Alimentícia

35 respostas [Último]
imagem de vencedora
vencedora
Offline
No PF desde: 14/08/2012

Pessoal,


Estou passando por um problema muito delicado e gostaria de 'ouvir' a opinião de vocês.


O pai da minha filha não paga pensão há 4 meses. Ele pediu conta do antigo emprego. Depois disso, eu e alguns amigos dele até tentamos recolocá-lo no mercado, mas sempre acontecia alguma coisa alheia a nossa vontade e ele não ficava no emprego.


Acontece que ele paga aluguel e tem que pagar a pensão da filha e isso já está me causando problemas, pois tenho que suprir a parte dele e a minha com relação a ela.


Nesses meses em que ele está desempregado, de vez em quando faz alguns 'bicos', mas não me ajuda com nada. Eu acho que ele poderia, pelo menos, ficar com ela mais vezes e aproveitar melhor o tempo livre. Mas sempre escuto a mesma desculpa: eu não sei cuidar dela sozinho. Na verdade, ele só vê ela a cada 40 dias aproximadamente, porque os filhos adultos se reunem e vão para a casa dele e eu fico insistindo pra ele ficar com ela, muitas vezes arrumando desculpas, tipo: vou viajar. E eu acredito que ele só pega minha filha para fazer média com os irmãos, pois ele é uma daquelas pessoas que se preocupam muito em 'fazer bonito' para a sociedade.


Ele mora pertinho lá de casa, mas não tem a capacidade de ir vê-la ou mesmo ir na creche visitá-la. Quando ela adoece, eu ligo para ele ir no hospital ele sempre arruma alguma desculpa esfarrapada para se eximir dessa responsabilidade. E nem se digna a pegar o telefone e perguntar se ela está bem. Meu namorado que me ajuda nessas horas. Ms quando nos encontra na rua, faz aquela 'festa', principalmente na frente dos amigos. Ele gosta mais dos filhos dos amigos dele do que da própria filha, dá para acreditar nisso!!!


Eu não sei mais o que fazer. Já falei pra ele se virar e pagar a pensão da menina, visto que esse dinheiro faz falta no meu orçamento, mas ele sempre diz que tá tentando. E eu nem posso colocar ele na justiça. primeiro porque acho uma baita sacanagem executar pensão de desempregado e também nós temos muitos amigos em comum. Ele é uma daquelas pessoas carismáticas que conquista todo mundo e até a família do meu atual namorado conhece e gosta dele. Só que eu acho ele um tremendo filha da (...) folgado, que está fazendo corpo mole pra não trabalhar. Como resolver essa situação?


Preciso de conselhos...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Pelo teu relato, tu está usando da tua filha para "consertar" o pai dela. Recomendo que desista. As pessoas só mudam quando querem e consertar um sujeito descompromissado é tarefa da MÃE dele e não da EX-MULHER.

Se tu escolheu para ser pai da tua filha um miguxo que "é uma daquelas pessoas que se preocupam muito em 'fazer bonito' para a sociedade", nada do que tu faça vai mudá-lo e esse nem é o teu papel.

Preocupe-se com a tua filha e não com o teu ex-marido, seja ele pai dela ou não.

E sobre os alimentos: é obrigação dele e essa obrigação é em relação à filha, por isso tu tens que resolver isso. Procure um advogado ou a Defensoria Pública. E ele que trate de arrumar um emprego, senão vai ver o sol nascer quadrado.

Agora, se tu não concorda com nada do que eu disse e acha que estou sendo "grosseiro", te "botando pra baixo" e coisa e tal, então só posso te dizer para SEGUIR SEU CORAÇÃO.

S2!


imagem de vencedora
vencedora
Offline
No PF desde: 14/08/2012

Não miguxo... eu não tô nem aí pra ele. Acontece que, nessa sociedade hipócrita em que a gente vive, não importa se o cara é um cafajeste. Se eu enquadrá-lo, todo mundo vai me crucificar, e a carga que eu carrego já não é tão leve assim. Resumindo: eu não quero ter que me explicar com ninguém, entende. Só quero que ele pague a pensão sem que eu precise me estressar com esse assunto.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Importe-se menos com que os outros vão dizer/pensar e importe-se mais com as necessidades da tua filha. É a ela que vais prestar contas no futuro. Pelo jeito ela só tem a ti para lutar por ela e não merece passar necessidades porque o pai dela é uma criança-grande.

S2!


imagem de vencedora
vencedora
Offline
No PF desde: 14/08/2012

Ela não está passando necessidade, JU, porque eu deixo de fazer outras coisas pra mim e faço para ela. Mas é uma situação desconfortável...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Tá, então retiro tudo o que eu disse. Entendi tudo errado, tem acontecido muito isso comigo ultimamente miguxa, acho que é a bebida. Então siga o seu coração pois no final o amor vencerá, como sempre!

S2 e boa sorte!


imagem de grapkiewcz
grapkiewcz
No PF desde: 25/07/2012

Vencedora.. Procure o advogado que fez a sua separação e peça pra o advogado entrar em contato com o seu ex - marido..evite qualtquer tipo de contato com ele..melhor!!!..


Se ele não faz isso, não faz aquilo, ele que vai arcar com as conseguencias..infelizmente sua filha que deve sofrer mais com isso, se ela sente a falta do pai..mas a obrigação de pagar a pensão ele tem que fazer, não importa se ele ta desempregado, ele tem que pagar, pois a menina precisa se alimentar e a justiça não quer saber se o pai ta empregado ou não..foi determinado a pensão e pronto..pois eles olham a menina, a criança...


Acho que a primeiro momento você deveria pedir pro seu advogado falar com ele..e se não resolver, só a justiça..ou você esquecer isso ( pensão) e dentro de suas possibilidades ajudar sua filha..


EU conheço mulheres que quando se separam nem querem saber de pensão pras crianças pra não te que depender de nada do ex..elas mesmo cuidam de si e das filhas, são auto suficientes...mas isso é cada um, ...A sua filha tem direito a pensão..se caso você não cobre mais dele..quando sua filha tiver a maioridade ela poderá por sí só entrar com uma causa contra o pai e pedir pensão retroativa com juros... Ai o seu ex marido vai ver o rombo que deixou pra tráz


espero ter ajudado.


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Concordo com o Júpiter.


Você sabe exatamente o que deve fazer, e quais são as obrigações do pai da sua filha. Você mesma acha ele um filho da (....) e folgado. Portanto tome suas atitudes em cima do que você pensa dele e não do que os outros pensam sobre ele....


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

desculpa salientar teu comportamento, mas voce critica e faz o mesmo que ele.... se importam demais com o que os outros irão pensar . ..

Quote:
pois ele é uma daquelas pessoas que se preocupam muito em 'fazer bonito' para a sociedade.


Quote:
Se eu enquadrá-lo, todo mundo vai me crucificar


neste caso o importante é o bem estar da tua filha.... mesmo que ela não esteja passando por necessidades, com certeza a grana faz falta. .. além do mais é um dever dele como pai.


imagem de vencedora
vencedora
Offline
No PF desde: 14/08/2012

Ana, pra quem está de fora, é muito complicado explicar. Ele é uma boa pessoa, porém muito imaturo e irresponsável. Ele tem 48 anos.

Eu não queria ter que brigar por isso, é um saco.

Sempre que eu discuto com ele sobre isso, ele fica se fazendo de coitado e eu fico com pena.

O QUE EU QUERIA MESMO É NÃO ME SENTIR ASSIM, SER MAIS DURA. QUERIA TER A CORAGEM DE LEVAR ELE PRA JUSTIÇA. E EU SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO!!!. Apesar de já ter sofrido muito por ele no passado. Antes que alguém diga isso, EU NÃO SINTO MAIS NADA POR ELE! Nem rancor. Ele é o tipo de pessoa que passou por minha vida, me fez sofrer, mas não deixou cicatrizes. Eu acho que esse meu sentimento com relação a ele poderia ser direcionado a qualquer pessoa. ME FALTA UM POUCO DE MALÍCIA NA VIDA. É isso. E eu gostaria de mudar isso em mim. Acaba que eu sofro pelo problema e pela falta de atitude da minha parte. Confuso né...


Mas aprecio muito a opinião de vocês...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

vencedora

já que voce tem dificuldades em cobrar os deveres dele, não conseguiria que outra pessoa fizesse isso? que fosse enérgico com ele?


talvez um advogado possa intervir sem que voce se estresse com o ex... sem necessariamente abrir um processo...

outra sugestão se não for pessoalmente, que tal mandar correspondência cobrando e lembrado do dever dele? e-mail seria ótimo pois voce ficaria com cópia , caso queira comprovar que tentou de várias maneiras que ele pagasse...