Paternidade oculta

5 respostas [Último]
Luci@n@
No PF desde: 13/04/2010

Estou com um grande duvida. Acabei de dar a luz e o pai de meu filho é casado e não é comigo... Foi um caso...

Ele sabe que é o pai, mas está na duvida se vai assumir ou não, tem medo de magoar sua esposa (que segundo ele, são separados na mesma casa...blá, blá, blá, blá...). Não tenho interesse em ficar com ele, o que ele vai fazer de sua vida é da conta dele...

A minha duvida é se devo ou não colocar o nome dele em meu filho?

Será que ao crescer ela terá problemas em não ter registro de pai?

Me dêem uma luz!!!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

É, infelizmente para nós brasileiros, mais um filho de pais despreparados chega ao mundo. O que será da criança no futuro, só deus sabe, mas já podemos ter uma idéia.


Não quero te ofender, mas há coisas que TEM QUE SER DITAS: um filho não é um brinquedinho na mão da mãe ou do pai. Ele não pode ser punido poque vc e o pai dele são dois inconsequentes que o botaram no mundo desse jeito.


Vc não tem o direito de decidir se ele terá pai.


Se não gosta de quem te engravidou, deveria ter pensado nisso ANTES de angravidar. Agora, é TUA OBRIGAÇÃO colocar o nome do pai no registro dessa criança.


Mas como esse assunto é revoltante e já cansou por aqui, ao invés de repetir tudo o que tenho dito, vou me limitar a colar o que já disse em outro tópico para alguém com dúvida semelhante.


Se tens amor pelo teu filho, lê com atenção o que está escrito abaixo e ponha a mão na consciência.


Se quiseres ir direto no link, aí vai:

http://precisofalar.clicrbs.com.br/index.php/Familia/170596-registro-de-nascimento.alguem-me-ajudar....


\"Manauara:


Não se pode \"escolher quem será o pai\" biológico. Muito menos com a justificativa de que \"um tem dinheiro e o outro não\".


A mãe devia ter pensado em ter um bom pai para seu filho ANTES de engravidar.


E preste atenção: \"registrar como seu filho de outrem\" é crime conforme o art. 242 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de 2 a 6 anos.


Aqui no RS há um termo de cooperação entre o MP e os Registros Civis para minimizar esses casos. Quando a mãe registra só em seu nome o filho, o registrador comunica o MP. Pelo jeito no seu Estado isso ainda não existe, portanto vc deve orientá-la a procurar o Ministério Público, que é quem zela pelos interesses dos menores. E a partir daí providenciar o registro correto da criança. E ver da possibilidade de adoção por esse pretenso pai.


E cuidado com as intenções dessa mãe: \"e mãe do menino disse que registra a crianca no nome do tio, mais no nome do pai não tem acordo\".


Pobre criança. Um pai desinteressado e uma mãe desmiolada.


A mãe não manda na natureza nem na legislação. Desculpe se meu tom parecer meio contundente, mas diga a essa mãe que um filho não é um \"brinquedinho\" que se faz com ele o que bem se quer. É um ser humano que tem direitos e contra os quais ela tem obrigações como mãe. E se falhar com elas, poderá ser responsabilizada. Se o pai não tem recursos, não é por isso que a mãe, sabendo quem ele é, não registrará o filho em nome dele. A CRIANÇA TEM DIREITO A TER O NOME DO SEU PAI NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO e isso NÃO DEPENDE DA VONTADE DELA, o filho, mais uma vez, não é um brinquedinho.


Qualquer dúvida nesse sentido, leia o Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente os arts. 4º e 102, nesse _link_ abaixo:


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm


E lembre ela que alegar que “desconhece” a legislação não é justificativa para não sofrer os rigores dela, isso consta da lei.\"


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

\"Ele sabe que é o pai, mas está na duvida se vai assumir ou não, tem medo de magoar sua esposa ...\"


Pq ele não pensou na possibilidade de magoar a esposa antes de fazer sexo sem camisinha? Interessante, não?

Acho que cada um deve assumir a responsabilidade nas devidas proporções!!


Querendo ou não ele vai ter que assumir os 50% da resposabilidade dele!! A justiça está aí!! E não digo isso por consideração a vosmecê!! É direito do teu filho(a)!!


Ser macho é fácil, o difícil é ser HOMEM!!! Encara, tchê!!!!!!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Vc deveria sim, colocar o nome dele no seu filho. P/ não ter problemas no registro.. Bj


imagem de Dra.Sofia
Dra.Sofia
No PF desde: 23/05/2010

Legalmente falando, a ausência do nome do pai da criança na certidão de nascimento não causa nenhum problema futuro, no q desrespeito a freqüentar uma escola, votar, essas coisas q todo cidadão tem direito.


Psicologicamente pode ter conseqüências sim, principalmente se a mãe não tiver capacidade suficiente para contornar a situação, já q a criança vai querer saber o pq da ausência do nome paterno.


Assumi o filho com o nome no registro e custear seus gastos não é uma escolha é uma obrigação prevista em lei.


O q se pode escolher ou não, é ter uma relação descompromissada e inresponsavel com conseqüências futuras.


Se vc não quer colocar o cara contra a parede para q ele assuma as responsabilidades dele, td bem, é escolha tua, mas pense bem, e esteja pronta para todos os questionamentos do teu filho.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Assumir o filho com o nome no registro e custear seus gastos não é uma escolha é uma obrigação prevista em lei. [2x]


Acho que ele tem obrigação de registrar, assim como o filho tem o direito de ter ambos os nomes na certidão de nascimento.

Agora... Contato com um \"pai\" desses... Já é uma questão de escolha do filho...