Mães que trabalham têm saúde melhor do que as que ficam em casa

9 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Estudo comparou mulheres na faixa etária de 40 anos.

Dependência financeira e isolamento social afetariam donas de casa.

Conciliar a vida de mãe com a carreira profissional é uma escolha que vale a pena para a saúde da mulher, segundo um estudo feito nos Estados Unidos. A pesquisa comparou as mães que ficam em casa, as que trabalham em apenas um turno, as que trocam muito de emprego e as que têm uma carreira consolidada, e chegou à conclusão de que esse último grupo é o mais saudável.

“O trabalho faz bem à saúde, tanto mental quanto fisicamente. Dá às mulheres um senso de propósito, de capacidade, de controle e de autonomia”, afirmou Adrianne Frech, da Universidade de Akron, que liderou a pesquisa e a apresentou no encontro da Associação Sociológica Americana.

Segundo ela, o isolamento social e a dependência financeira das donas de casa acabam se transformando em fatores de risco para essas mulheres.

A comparação levou em conta aspectos como a agilidade, a disposição e os casos de depressão de mulheres com filhos, aos 40 anos de idade.

Se, de um lado, as mães com uma carreira consolidada têm a melhor saúde, do outro, as que mais sofrem são as que trocam muito de emprego. Em geral, elas não trocam por opção, mas sim porque são demitidas. A insegurança no trabalho e a necessidade de procurar uma nova função gera um desgaste que se reflete na saúde.

“Não permita que transições na vida como o casamento e a maternidade te façam investir menos na educação ou na ambição profissional, pois são as mulheres que abrem mão de mais coisas pela família”, aconselhou Frech.


http://glo.bo/OMvuRt


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

por outro lado : 72% das mães sentem culpa por trabalhar fora

Quote:
As mulheres conquistaram seu direito à igualdade de direitos para o gênero, mas continuam lutando, agora com suas diversas jornadas. Uma pesquisa aponta que as mulheres, ainda hoje, têm como ideal o modelo antigo de maternidade, no qual a mulher cuidava da casa e dos filhos de maneira impecável. O estudo da revista CRESCER aponta que 72% das entrevistadas sentem culpa por trabalhar fora, quando 43% se acham boas mães, mas acreditam que poderiam ser ainda melhores.

O fato é que a realidade empresarial e as leis trabalhistas ainda não se adaptaram à mulher contemporânea. Dados da pesquisa mostram que 62% das mulheres afirmam que parariam de trabalhar se pudessem abrir mão do emprego e 23% assumem que já recusaram promoções ou propostas melhores de trabalho para não prejudicar o tempo com os filhos. Mas ainda existem aquelas (42%) que acreditam que a maternidade trouxe benefícios para sua vida profissional.

Para grande parte das mães a solução seria o equilíbrio entre o trabalho e a maternidade. 63% disseram que o trabalho ideal seria meio período no escritório e meio em casa, e 68% abririam mão de parte do salário para reduzir jornada.

Por Catharina Apolinário


http://vilamulher.terra.com.br/72-das-maes-sentem-culpa-por-trabalhar-fora-8-1-55-769.html

enfim... não há escolha fácil e sem pontos negativos....


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

É verdade....


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Ana, ótimo assunto!!! Sabe, vejo realmente muitas amigas reclamando que têm pouco tempo para os filhos, e justamente num momento de maior crescimento profissional, elas têm de também lidar com fatos da vida cotidiana dos filhos, como adaptação na escola, doenças infantis, temperamento das crianças... E sabendo que a partir do trabalho delas há a possibilidade de dar melhores condições de vida aos seus filhos.

Enfim, é uma penca de coisas que tem que pesar... E haja equilíbrio...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Ou seja, cai o mito das "donas de casa trabalhadoras"!

Vou hj mesmo botar a nega véia no serviço! Só lavar roupa, lavar louça, passar roupa e limpar a casa é muita mamata!

hahahaha

S2!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

tu não entendeu miguxo MC#JupiS3... a mulherada vai trabalhar fora e dividir as lidas domésticas com o parceiro...

chega de moleza para voces... chegar em casa, colocar chinelão e ficar de balde na frente da TV....nanininanuuummm .... vamuu bota trabalho neste lombo... rsrsrs


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

chega dessa mamata de "dona de casa" hahahaha

S2!


Iani
No PF desde: 13/01/2011

O trabalho doméstico é repetitivo, monótono e não aparece. Se a mulher for um pouco perfeccionista, poderá passar 10-12h envolvida nele e sempre terá alguma coisa a mais para fazer. Imagino que as mulheres ficam mais doentes pelas características típicas desse trabalho.


Eu procurei esquecer quase tudo o que minha mãe ensinou em relação ás tarefas domésticas, faço apenas o que é fundamental e o resto me acostumei a não ver.


Priorizo a convivência com o marido e filhos, de preferência para conversar de coisas agradáveis.


Além disso, sempre estive envolvida com trabalho e estudo.


E minha saúde vai muito bem!


imagem de Dani*
Dani*
No PF desde: 15/01/2011

Cada escolha exige uma renúncia...


Já eu não tenho escolha, quero e preciso trabalhar! É dificl administrar o tempo entre trabalho, filha, casa, estudos...mas é necessário adaptar-se à essas condições acreditando que no futuro será compensador.


imagem de Roberta Penélope
Roberta Penélope
No PF desde: 15/09/2009

Cada um sabe o que lhe faz feliz.

Eu por exemplo não seria feliz trabalhando fora e deixando minha filha com outras pessoas ou na escolinha.

Cuida da minha filha com muito amor, ela vai a escolinha só a tarde e tenho uma pessoa maravilhosa que trabalha comigo, me ajuda nos trabalhos domésticos.

Minha saúde por enquanto vai bem hehehe e meu coração cada dia mais feliz.

Sempre trabalhei fora, tinha uma profissão que adorava, ganhava muito bem, mas, decidi deixar tudo de lado e me dedicar a minha familia.

Por enquanto estou feliz assim, tenho tempo para minha filha, para mim e para meu maridão.

Temos que fazer o que nos deixa felizes, seja trabalhar fora ou não.