Mães que decidiram ter filhos mais tarde...

19 respostas [Último]
imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Isso aí, mulher, bola pra frente! Se perdoando, admitindo sua humanidade, a coisa só tende a ficar muito melhor. Perdoe mesmo de coração teu marido porque os homens surtam muito tbm. O meu só não surtou tanto pq teve que segurar minhas pontas.

Me senti uma merda a gravidez toda e durante um bom tempo. Me cobrava de um amor que não sentia e que só veio com o passar do tempo, de não achar a gravidez aquela maravilha toda (achei uma droga, na verdade)...Quando meu filho nasceu achei que todo mundo era mais mãe que eu: meu marido, minha sogra, minha mãe. Isso foi o mais difícil de superar e a coisa foi tão braba que ainda hoje sinto medo de meu filho me amar menos do que todas as pessoas que me ajudaram. Mas sei que no fundo é bobagem minha, um resto de culpa que tenho que me livrar.

Mas boa parte disso é pq ficamos com um pézinho lá e outro aqui: a gente se divide entre o que nossas mães foram e aquilo que gostaríamos de ser...Tomara que com o tempo encontremos nossa própria maneira de ser sem tantas nóias e cobranças.


Iani
No PF desde: 13/01/2011

A experiência da maternidade é exclusiva, a mesma mãe não é igual com todos os filhos, assim como duas gestações podem ser muito diferentes uma da outra. Por isso, eu não gosto de generalizar qual a idade mais adequada para uma gravidez. Como colocou a Si cal, cada mulher tem o seu tempo.

Eu tive minha filha aos 23 anos. Na época, uma convicção: a educação de meus filhos não seria repartida com as avós , eu seria a responsável pelos erros e acertos da educação deles. Acreditava que as avós já tinham tido a oportunidade de educar filhos delas, portanto, não quis nenhum auxílio, nem aceitei conselhos. Acertei em muita coisa, errei em outras tantas... Aos 25 anos tive o 2º filho: procurei corrigir alguns erros cometidos com o anterior, provavelmente cometi outros... Tenho a convicção de que não me omiti de nenhuma responsabilidade bem como procurei estar o mais próxima possível deles. A gravidez de ambas foi muito legal, também adorei amamentar. Ao mesmo tempo foi um período muito trabalhoso, com poucas horas de sono, muitas idas a emergências no meio da noite por otites, amigdalites etc.

Como a maioria das mulheres, em muitas oportunidades eu me cobrei por não conseguir fazer mais, atender melhor as demandas deles. Com o decorrer do tempo passei a entender que havia feito o meu melhor. O fato de vê-los crescer bem contribuiu para que eu me tranqüilizasse.

E hoje, com eles adultos e muito parceiros, eu tenho a convicção de que fui mãe no momento mais adequado de minha vida. O que não quer dizer que o meu tempo seja igual ao de outras mulheres, de fato, acredito que cada uma tenha o seu momento adequado para vivenciar a dor e a delícia da maternidade.


Em suma, é possível ser uma boa mãe aos 20, aos 30 ou aos 40 anos, dependendo da qualidade da sua dedicação à maternidade.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Ótimas as colocações, agradeço a cada um pela contribuição!!


Outra situação que apurei...


Conversei semana passada com uma senhora que tem mais de 50 anos e dois filhos biológicos, um de 11, outro de 13 e ela me disse

que a relação entre eles é excelente, conversam como se fossem amigos, até com o pai e os meninos são calmos, ajudam sempre nas tarefas domésticas e possuem ótimo desempenho na escola.


A mesma me disse que optou em ter filhos mais tarde devido as condições financeiras e embora eles sejam tão novinhos, os pais conversam sobre tudo, inclusive sexo. E mesmo tendo do bom e

do melhor, com uma vida financeira de padrão, os adolescentes sabem valorizar o que tem e não são mimados e nem esbanjadores.


Mas embora eles tivessem optado por uma questão financeira,

o que fez realmente a diferença foi o nível de maturidade que o casal alcançou.


Envio a vocês um texto que li (escrito em 2007) e que indica

o crescimento significativo desta tendência a nível mundial e

os riscos que as mulheres correm em relação a saúde.


http://www.dobebe.com/forumpt/viewtopic.php?p=135


Abraço!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Miss Audrey,


Me parece que uma mulher que decide ter filhos depois dos 40 é alguém que já teve muito tempo e experiências para tomr decisões ponderadas. Ela sabe o que quer, sabe o que vai enfrentar, fez tudo o que queria fazer como mulher \"sem filhos\", se estabilizou na carreira, encontrou equilíbrio emocional (com exceções, claro) e se considera pronta para o desafio que é a maternidade. Essa mulher não cedeu a uma pressão social. Caso contrário, teria sido mãe bem antes. Acho que esses são fatores que contribuem muito para que sejam pacientes, conscientes do papel que aceitaram e mais centradas na educação dos pimpolhos.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

\"\"\"Eu perdoo essas falhas (até certo ponto, pois ele exagerou) na medida em que eu tb me escabelei, chorei, me paralisei, fui muito atrapalhada com ela e hoje esteja tudo muito, mas muuuuito mais fácil.\"\"\"


girlie... só posso te dizer; seja nobre com ele... tu nao perderás nada. ;-)


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

\"\"\"Eu perdoo essas falhas (até certo ponto, pois ele exagerou) na medida em que eu tb me escabelei, chorei, me paralisei, fui muito atrapalhada com ela e hoje esteja tudo muito, mas muuuuito mais fácil.\"\"\"


girlie... só posso te dizer; seja nobre com ele... tu nao perderás nada. ;-)


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

meninas,


favor nao me interpretem mal... porém... não pensem só em vocês; lembrem que nesse instante, no mínimo, vc´s tem alguém ao lado... ao final, um filho nao se faz sozinha.


Por experiência própria... a vida é dura, é dificil, e normalmente a vida produtiva, o boom, o melhor momento é o q todos falam; economicamente falando ( e é o que conta mais... e nao adianta se iludir... a não ser que vc seja funcionário(a) público(a) )... então, em resumo, esta janela é entre os 30 a 50 anos... muitos, os radicais, ainda pensam que só entre os 30 a 40.


Não adianta se iludir... além de escolas e colégios, existe algo chamado curso superior... e a pergunta é; você estará preparado(a) para fornecer aquilo que os seus filhos(as) precisam para seguir em frente do jeito que nós gostaríamos que eles fossem??? É dificil!!! Tem que ser realita!!!; Alguém que tenha filho(a) com 40, o(a) moleque(ca) chegará na vida de faculdade na faixa dos 20... e isso significa os pais estarem com +/- 60 anos... ou seja, perto de se aposentar. E é aí que a banda vai querer tocar alto... rsrsrsrs


Favor... vamos parar de ser sonhadores(as) e ser mais realistas.


Os fala alguém que, sem ser feministas, mas que apoia o movimento quando sendo realista, investe nas filhas dele + do que a metade dos proventos... ;-) sonhar é bom, mas a realidade sempre te puxará, seguindo a lei da gravidade, a marcar o chão que vc pisa!!! ;-)


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Vou comer pela mão dos outros para responder esse tópico!


Minha esposa tinha 26 anos quando a filha do primeiro casamento nasceu e 41 do nosso filho. Ela diz que a segunda gravidez foi melhor e instabilidade emocional também. A diferença entre eles é de 15 anos. Eu tinha 34 anos. Nós já tínhamos nossa casa, profissão, estrutura material o suficiênte para as despesas, etc. Situação bem diferente se isso tivesse acontecido anos antes. Tenho a convicção que tudo é uma questão de valoração e planejamento. É que nem subir uma escada: um degrau de cada vez!


Tenho notado que as pessoas que me cercam estão fazendo essa opção cada vez mais tarde, em face da busca pelo equilíbrio emocional e financeiro. Como a parte biológica e médica estão evoluindo muito, não há necessidade de correria desemfreada para a maternidade/paternidade consciênte.


Mesmo aquelas mulheres que optam por produção independente, vejo que elas estão na casa dos 35-40 anos, quando já atingiram os níveis profissionais, emocionais e pessoais que se propuzeram na juventude.


imagem de Question
Question
No PF desde: 06/07/2011

Olá, alguem ainda le esse topico?