Mães que decidiram ter filhos mais tarde...

19 respostas [Último]
imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Eu tenho duas amigas que tiveram os seus filhos após os 40 anos e fico bastante admirada pela forma como elas os tratam, são bem pacientes,

atenciosas e as crianças são muito educadas, tranquilas e obedientes,

são mulheres que trabalham foram, ainda estudam e mesmo assim são

mães bem presentes.


Fico pensando...a mulher está mais preparada para lidar com a educação dos filhos após certa idade ou isso independe??? Vejo tantas mães jovens

que não são assim, parecem não ter paciência com seus filhos, as crianças

são por vezes inquietas, mimadas, cheia de manias e mal-educadas.


Gostaria da opinião de vocês.


:kiss:


imagem de Cléo Herrera
Cléo Herrera
No PF desde: 12/04/2011

Miss eu ñ conheço nenhuma mulher que teve filhos apos os 40 mas sei que a idade tras paciencia e maturidade para a maioria das pessoas.

Agora eu posso te dizer que conheço muitas mães jovens, e que suas crianças são mimadas, mal educadas e etc. ñ sei se tem alguma coisa a ver mais é o que vejo.


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Miss


Eu gostei de seu tópico!


Eu já li alguns relatos de que mães com mais idade (por volta de 40 anos) tendem a apresentar mais estabilidade emocional porque, normalmente, nesta faixa etária já estão com a vida profissional encaminhada e com melhores condições econômicas do que aos 20 e poucos anos.


Desta maneira, conseguem curtir a maternidade e seus filhos com mais serenidade. Por consequência, os filhos também acabam sendo mais tranquilos.


Um dos problemas das mulheres que desejam ter filhos em deixar a maternidade para mais tarde é a diminuição da fertilidade e aumento dos riscos. Mas nada que a tecnologia não consiga dar conta. Eu tenho uma amiga que aos 43-44 anos não conseguiu engravidar nem com fertilização in vitro, então conseguiu com óvulo doado e está muito feliz com seu filho (3 anos).


Eu tive filhos antes dos 30 anos, curti muito a maternidade, mas tive que adiar projetos importantes da vida profissional.


Como tudo na vida, cada escolha tem seus prós e seus contras.


Bjs


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Miss, creio que sim, que a mulher está mais preparada para assumir as responsabilidades maternas após certa idade, e também com a vida financeira estabilizada, é claro que essa decisão não pode ser muito tardia, por causa da fertilidade e tal, mas a tecnologia está aí para isso mesmo, conheço algumas mulheres que tiveram filhos aos 40 anos, não tiveram nenhum problema.


beijos.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Miss acho que sim. Pois a mulher já tá mais preparada, tem mais calma e paciência...


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Miss,


Eu sou da opinião que a mulher deveria ter o 1ro filho entre os 25 a 35 anos... o 2do a depender de como estará a vida dela, mas nunca após os 40 anos.


Acompanhando isto acima, algo parecido para o homem só que com 5 anos de delay.


Antes, eu já pensava diferente e fui pai com menos de 25 anos. Só que hoje, pelas experiências que tive, mudei o meu pensamento visando o bem da familia como um todo. Acho que sería o melhor para todos... inclusive, diminuindo os riscos quanto a saúde.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Miss.. eu tive minha filha faltando 15 dias para completar 36 anos..., sei lá se deveria ser antes ou depois, sei que para minha pessoa foi no momento exato, qto a paciencia, sou energica mas extremamente paciente com as dificuldades, arrebatações, curiosidades, vivacidade inerentes a um ser em formação, não tenho e nunca tive discussoes com a pimpolhete, minha filha e inquieta (deixando cair por terra sua consideração... rss) por natureza ela e extremamente ativa, inquieta, logica, inteligente, \"raciocionenta\" como sempre digo... a bixinha e de um poder de argumentação impar... mas de verdade e muito bom interagir com ela... conversar, argumentar, ensinar, aprender, falar, ouvir... enfim... rsss acho que fui mae nem antes nem depois do momento \"exato\" rssss :-)


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Com certeza, Miss. Acho que ninguém deveria ser pai/ mãe antes dos 30, para falar a verdade. Tive meu primeiro ás vésperas de completar 35 e agora, aos 36, terei meu segundo...O que sinto de verdade é que já curti muito a vida, aproveitei e agora estou preparada para a maternidade. Me sinto paciente como jamais fui, mais observadora e dedicada para com as necessidades de meus filhos de um modo que jamais conseguiria se isso acontecesse antes.

Não sei se tem a ver apenas com estabilidade profissional e material, até porque acho que tenho muito a conquistar na vida ainda, mas acho que a partir de uma certa idade, começamos a nos sentir mais serenas e pacientes com tudo. Isso é a tal maturidade. No mais, não vejo problemas em ser mãe após os 40, a tecnologia hoje está a favor da mulher e ela deve usá-la se necessário.


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Eu fui mãe aos 30. Não estava emocionalmente preparada. Lamento muito por minha filha, que não teve de mim toda a paciência e equilíbrio que merecia receber. Quando ela tinha uns 4 meses, fiz terapia tanto pela depressão pós-parto quanto pela excessiva preocupação de resgatar as falhas dos primeiros meses.

Acho que hoje temos uma relação ótima, excelente, mas eu me arrependo amargamente de não ter-me preparado melhor pra ser mãe.

Por isso, considero uma vantagem ser mãe mais perto do limite etário dos quarenta. Tudo aquilo que a mulher não aprendeu por bem a vida se encarregou de ensinar. Dificilmente, fora os casos patológicos, uma pessoa é mais imatura aos 40 do que foi aos 30, 25, 20 anos.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Girlie,


Não se culpe. Acho que na real, nunca estamos preparadas para ser mãe...Aquelas que tem realmente consciência e maturidade do que é esta responsabilidade, geralmente dão uma surtada quando se descobrem grávidas ( e até mesmo aquelas que já estão tentando há algum tempinho). Muita gente que fica \"de boa\" é porquer tem pouca noção do que viver para outro ser humano em tempo integral e do quanto a vida muda após um filho. Eu tbm surtei durante a gravidez toda e no 8o mês recorri a medicação (terapia eu estava fazendo). Só me senti melhor quando fui exercendo a maternidade no decorrer do tempo e hj, posso dizer que me sinto muito feliz em ter sido agraciada por esta pessoinha que é meu filho.


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Ah, Belle, concordo plenamente!

Nunca duvidei de que queria ser mãe; só me achava um fracasso total.

Meu marido pirou mais ainda, me acusou de ter dado o golpe da barriga, foi um bosta comigo na gestação e, olha só a coincidência de estarmos falando sobre isso hoje, me pediu perdão ajoelhado neste sábado por todas as injúrias que me fez durante o tempo em que eu estava grávida.

Disse ele que se arrepende tb, até o último fio do bigode, por todas as omissões, desaforos, palavras ásperas, raiva, tudo o que me jogou na cara, pois o maior amor do mundo dele é nossa filha. Que se soubesse que ser pai era tudo isso jamais teria tido medo ou se arrependido da gravidez.

Eu perdoo essas falhas (até certo ponto, pois ele exagerou) na medida em que eu tb me escabelei, chorei, me paralisei, fui muito atrapalhada com ela e hoje esteja tudo muito, mas muuuuito mais fácil.

O problema, para nós, foi o primeiro ano recheado de doenças e coisas de que jamais tínhamos ouvido falar. Às vezes me parece que só depois dos 3 anos é que a coisa se estabiliza. Mas eu me desculpo, sou apenas humana.