Dou liberdade para minha filha ou continuo agindo como sempre agir?

91 respostas [Último]
solm
No PF desde: 05/06/2013

Bom dia!

Por favor respondam com carinho para uma mãe que não sabe o que fazer...


Estou sem saber o que fazer, por isso preciso de um conselho.

Vou resumir minha vida o máximo possível.

Tudo esta acontecendo ao mesmo tempo e eu não sei pq. Estou muito triste, muito mesmo!


Tenho uma filha de 19 anos. Minha filha sempre foi muito obediente. A filha que muitos queriam ter. Esta no quarto período da faculdade de relações internacional, trabalha como recepcionista bilingui, fala muito bem o inglês e agora faz curso de espanhol...É muito esforçada e nunca me deu trabalho algum...Sempre minha amiga, conselheira...Só que agora ela conheceu uma menina de 24 anos, noiva ( Noiva mesmo). Casará em Março de 2014. Essa amizade foi crescendo e eu achei super natural, já que minha filha é muito agradável e não tem quem não goste dela ou a elogie...Me pedia para dormir na casa da amiga e eu deixava já que quase não tem tempo para laser...Porém achava estranho essa amiga ficar mexendo muito no cabelo da minha filha, muito chamego. isso chamou minha atenção, no entanto eu não queria ver maldade...Mas um dia ao entrar no internet abriu uma pagina do skype dela, eu vi uma conversa delas duas e não me agradou.

Conversei com minha filha e ela me disse que foi apenas uma coisa q passou pela cabeça dela e que eu posso ficar despreocupada que não vai acontecer novamente e que entre elas não chegou a acontece nada. Eu até acreditei, mas disse que não poderia mais dormir na casa da amiga. Ela disse que eu não acredito dela e não a entendo. Pede pra dormir na casa da amiga, afirmando que apenas gosta da companhia dela por ser uma pessoa agradável. Mas eu não me sinto em paz ao deixar... Até pq essa é uma pratica que nunca concordei, nunca deixei minha filha dormir na casa de amigas. Ao mesmo tempo tenho receio de estar sendo injusta e privar ela de se divertir enquanto é nova...Estou passando por um processo de divorcio o que já me entristece muito e agora isso...Por favor me diga, o q devo fazer?


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Ô, amiga,

Situação difícil.


O que eu acho, de verdade, é que elas estão mesmo apaixonadas. A tua menina deve estar dizendo isso só pra te despistar, pra não te magoar ou decepcionar nessa fase complicada da tua vida, mas... tudo leva a crer que estejam muito envolvidas e dispostas a viver o que tiver que ser até... sabe-se lá. O fato de a Milla estar de casamento marcado não implica no freio moral que tu gostarias que fosse imposto às duas como limite. Pensa bem: se tu estivesses apaixonada - por um homem, porque ficou claro que o relacionamento de duas mulheres te incomoda muito -, mesmo se ele estivesse prestes a se casar, será que não farias tudo pra viver esse grande amor? Será que conseguirias te segurar, pensar que está errado se aproximar de alguém comprometido, e deixar passar a oportunidade de ser feliz e de, quem sabe, viver uma paixão sem igual?


Veja bem, não estou coroando a atitude delas. O que estou fazendo é mostrar que o problema maior não é elas serem duas mulheres, mas uma delas estar sacaneando alguém (o noivo) enquanto se diverte com a tua filha. Ao invés de ser a Milla, poderia ser o Millo. Se ela fosse ele, ficaria mais claro pra ti o problema? Alguém vai sair chamuscado disso tudo, ou a Marian ou o noivo.


Olha só, não tem muito o que tu possas fazer. Tua filha sempre foi bacana contigo e já não é mais nenhuma fedelha. Minha sugestão é chamar ela pra outra conversa, mas numa atitude diferente. Talvez, no primeiro papo de vocês, tu tenhas te colocado de um jeito que levou a Marian a mentir. Talvez tenha ficado evidente que tu não saberias lidar com a verdade. Então, dessa vez, deixa vir a verdade. Seja forte e aguenta o tranco. Pede a ela que te fale a real, que conte quais são seus planos, o que pretende convivendo com a Milla. Fala sério com ela, exige que te dê todo o serviço, mas já fica sabendo que não terás como evitar que as coisas aconteçam conforme o desejo das duas.


Resumindo, tuas opções são sofrer mas saber de toda a verdade pela boca da Marian ou se torturar com mil e uma fantasias e sofrer vendo tua filha mentindo pra tentar minimizar o teu desgosto.


Vai se preciso trabalhar aí algumas ideias ortodoxas quanto à homo e heterossexualismo. É punk, é difícil, mas não vai dar pra escapar.


Beijokas!


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Solm complicada a situação, so posso supor reações (minhas) pois nao vivo o fato...


Mas agora focando em voce... e se ela realmente "gostar" de meninas? como voce acredita que se comportaria frente a esta afirmação por parte dela?


O que de fato lhe preocupa é isso correto? e se for confirmado?


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Filhos tem que dar trabalho, nem que seja na adolescência, filho que não dá trabalho na adolescência não passou por ela, não cresceu e viverá para sempre sem se desenvolver.

Filho totalmente obediente não é filho educado, é filho treinado, como o totó que se deita quando a gente diz: "morto"!

Sua filha está descobrindo sua sexualidade, dê a ela a liberdade em optar pelo caminho que desejar, ela vai ser o que ela quiser ser, você aceitando ou não.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

O q você precisa fazer,amiga,é compreender sua filha.Ela teve liberdade antes?Então você precisa respeitar esse momento dela,é um momento de descobertas.Se aos 19 anos ela não experimentou essas descobertas,depois aos 30 será muito difícil...Eu vivi essa fase entre meus 13 e 17 anos,e posso dizer q me ajudaram muito a amadurecer e chegar aos meus 25 anos com grande esclarecimento...Pense nisso...


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Eu acho que em primeiro lugar precisa haver respeito. Sua filha já é uma mulher. Com desejos, com anseios e com liberdade de escolha.

Ela é inteligente, ela é batalhadora. Deixe-a seguir seu caminho, viver suas experiências.

Tenho uma filha mulher também, e jamais a impediria de se relacionar com quem ela tem vontade, seja homem ou mulher, sabe porque? Por que tentar barrar ou impedir não vai mudar o que ela sente no coração dela.

Respeite as escolhas da sua filha por que se ela realmente tem a orientação sexual que vc desconfia, vc só vai magoa-la e afastar vcs se tentar sufocar quem ela realmente é.

Se for só uma experiência, uma curiosidade, ou uma escolha, independente disso, é uma escolha que cabe a ela. Ela tem esse direito.


Dá uma lida e reflete nesse belo texto de Kalil Gibran, e coloque-se no lugar de sua filha:


Vossos filhos não são vossos filhos.

São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.

Vêm através de vós, mas não de vós.

E embora vivam convosco, não vos pertencem.

Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,

Porque eles têm seus próprios pensamentos.

Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;

Pois suas almas moram na mansão do amanhã,

Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.

Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,

Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.

Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.

O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força

Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.

Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:

Pois assim como ele ama a flecha que voa,

Ama também o arco que permanece estável.


Gibran Khalil Gibran


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Ro...


imagem de Baunilha23
Baunilha23
Offline
No PF desde: 07/05/2013

tb concordo com a Ro...

A pessoa nasce diferente e não pede pra ser assim, ela pode até tentar ser igual aos outros mas não consegue. tem q aceitar!!!


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Você tem uma filha ótima, só que vai ter que ter jogo de cintura para aceitar a opção sexual dela. O fato dela dormir ou não na casa da amiga não muda nada, inclusive me surpreende sua filha ter 19 anos e precisar da sua autorização para dormir na casa de alguém....Quanto ao resto é aceitar na medida do possível, e respeitar as escolhas dela!!!


solm
No PF desde: 05/06/2013

sabe pq surpreende? Porque os valores mudaram. O certo passou a ser errado e o errado passou a ser o certo. O certo hoje em dia é careta. Eu sempre obedeci a minha mãe, não importava a minha idade, mas enquanto morava com ela eu dava satisfação a ela sim e hoje não me arrependo nem um pouco por isso. Pelo contrario agradeço a minha mãe por ter sido rígida comigo e me ensinar os valores da vida....Todas as vezes que vamos aconselhar alguém precisamos primeiramente nos colocar no lugar daquela pessoa. Qual é a mãe que não quer ou sonha em ver sua filha se casando na igreja, constituindo sua família como manda a ordem NATURAL das coisas? Quando criamos nossos filhos, não criamos para nós, eu sei disso. No entanto é o obvio que queremos o melhor. Acham que eu devo cruzar os braços e deixar acontecer? Sem lutar ou ao menos fazer a minha parte?

Vamos ser sinceros, ninguém aqui, creio eu gostaria de ter um filho homossexual. Quem dizer que deseja isso, tenho certeza que mente...


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Solm, vai devagar aí...eu não menti em momento algum e eu não vejo problema algum se minha filha ou meu filho fosse homossexual. Sabe por que? Por que eu não tenho preconceito, por que eu acho que devo respeitar as pessoas, essa foi a educação que recebi, baseada em respeito. Eu não fico desejando que meus filhos sejam heteros, bi, simpatizantes, homo, travesti ou o que seja. Eu apenas faço minha parte dando amor, educação pois desejo que eles sejam FELIZES, REALIZADOS.

Não vejo problema algum se um deles fosse homossexual, não entendo porque deveria achar problema nisso. Considero toda forma de AMOR válida e preferia mil vezes ver minha filha feliz com alguém do mesmo sexo que a respeite , a compreenda, a faça crescer, que a ame, do que vê-la sufocada em "valores" e infeliz, ou unida a um homem , que a faça infeliz.

De que adianta agradar a hipocrisia de uma sociedade e ser frustrado e infeliz?

Se o que vale mais pra vc é a felicidade da sua filha, então mesmo que vc discorde da escolha dela, vc precisa RESPEITAR.