Descobri que meu filho tem autismo

22 respostas [Último]
imagem de Jane Lucely
Jane Lucely
Offline
No PF desde: 19/06/2013

Oi meninas. Meu filho tem atraso na fala e mesmo fazendo tratamento com fonoaudióloga não estava dando resultado. Levei meu filho na neurologista e ela pediu alguns exames que graças a deus não deram em nada, mas pelo testes que ela fez ficou diagnosticado um quadro de autismo num estágio mais leve. Coração de mãe não se engana, sempre soube que havia alguma coisa errada com o atraso na fala dele mas tinha esperança de que o tratamento com a fono iria resolver. Fiquei apavorada com a noticia afinal autismo não tem cura mas por outro lado fiquei aliviada em saber realmente o que ele tem pra poder direcionar o tratamento. O diagnóstico de autismo me fez compreender vários aspectos do comportamento dele e eu sei que é um tratamento longo e incerto. Estou me sentindo perdida. A ansiedade é grande demais pra ver os resultados do tratamento e principalmente ouvir ele falar. Meu marido tem uma certa resistência em aceitar o diagnóstico de autismo porque meu filho é muito esperto e inteligente. Eu precisava desabafar e gostaria de saber se tem alguém aqui passando pela mesma situação. Beijos


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Jane o Autismo e algo que tem que ser acompanhado de fato por um especialista ( a relutancia do seu marido so ira piorar uma condição que nada tem a ver com "esperteza" ou "inteligencia") voce tem que ser firme e serena neste momento, se o diagnostico estiver correto, não é ignorando que ele deixara de ser, encare e procure orientação junto a especialistas, infelizmente eu nao tenho o que falar ou "palpitar" so lhe digo, foco na busca de melhorias na vida de seu filho (qual a idade?) pelo pouco que sei e conheço do assunto, quanto mais cedo começar o trabalho no sentido de adapta-lo ao mundo (levando-se em conta suas competencias e difenças) melhor e o resultado a longo prazo... REPITO demorar, ignorar, so agrava algo que pode ser trabalhado de forma eficaz e buscando resultados positivos.


Abs


imagem de Jane Lucely
Jane Lucely
Offline
No PF desde: 19/06/2013

O caso dele realmente é um autismo leve graças a deus mas não deixa de ser sério né. Meu filho tem 3 anos e eu estou pensando em buscar uma segunda opinião. O que eu puder fazer pra ajudar meu filho eu vou fazer, ele é minha vida.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Ahh esqueci de perguntar ele ja esta sendo alfabetizado? (acho que ele e pequeno pelo detalhe no atraso da fala) comece agora a pensar no assunto (escolas especificas e pontuais são boas nestas situações) NAO TENTE coloca-lo em uma escola regular, ele é DIFERENTE se for autista (nao pior ou melhor - não fique chateada) mas diferente, e tem sim que ter atenção e acompanhamento para esta diferença em todas as esferas.


imagem de Jane Lucely
Jane Lucely
Offline
No PF desde: 19/06/2013

Ele já frequenta a creche desde os 2 anos. E por incrivel que pareça a cada reunião da creche as professoras me mostram pela ficha de avaliação que ele tem tido vários progressos. Tem um projeto novo da creche que avalia e encaminha crianças com alguma dificuldade para tratamentos especificos, meu filho foi selecionado e já vai começar os atendimentos.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Jane, veja bem... sei que estas fragilidade (qualquer coisa que envolva nossos filhos faz com que nos sentimos fragillizadas) EU nao disse que ele tem DIFICULDADE, mas sim ELE PRECISA de outro tipo de atendimento escolar (ele tem AUTISMO mesmo que leve e isto por si só ja o torna diferente) e disso que falo, existem escolas regulares como qualquer outra mas que sim tem uma posição diferenciada e um acompanhamento diferenciado.


Procure 2a., 3a. 4a. 5a. até 20a opiniao, mas não deixe de acompanhar de perto.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Jane,seu filho é pequeno?Se ele for,ao invés de "prendê-lo em uma redoma",estimule-o a fazer algo,como desenhar ou pintar.Dê a ele um pouco de liberdade.Quanto ao seu marido,é difícil a um homem aceitar essa realidade,mas com o tempo ele irá aprender a lidar com isso.Lembre-se bem:muitas vezes pensamos q ensinamos às crianças,mas na verdade são elas q nos ensinam muito.Seu filho ainda vai te ensinar muita coisa...


imagem de Jane Lucely
Jane Lucely
Offline
No PF desde: 19/06/2013

Ele tem 3 anos. Ele é uma criança muito ativa, tenho dois filhos mais velhos que ele e acho que isso ajuda muito ele interagir e brincar. quanto ao meu marido não aceitar estou pensando em procurar uma segunda opinião, quem sabe assim ele fica mais tranquilo e aceita melhor a situação né.

Meu filho me ensina muito a cada dia .... Sabe aquela criança que cativa todo mundo por onde ele vai, ele é risonho, carinhoso, alegre.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Jane, continue seguindo orientações , buscando se informar. Deve ser um baque receber um diagnóstico assim, acho que deve passar milhões de coisas e dúvidas na cabeça de uma mãe (quando recebi o diagnóstico de asma da minha filha, me senti sem chão)


Olha este site, feito por pais de autistas e o outro é um instituto


http://www.meufilhotemautismo.com.br


http://www.autismoevida.org.br/


Acho que a troca de experiências com outros pais pode te ajudar muito.


Quanto ao seu marido, com o tempo ele vai assimilar. Incentive-o a participar do tratamento, das consultas, enfim de tudo o que envolva o seu filho e o autismo.


imagem de Jane Lucely
Jane Lucely
Offline
No PF desde: 19/06/2013

Fiquei muito triste nos primeiros dias mas meu filho precisa de ajuda e eu tenho que agir e não ficar me lamentando né. Conheci também um blog que se chamar Diario - Mãe de um autista e está me ajudando a entender muitas coisas. Meu marido já me ajuda muito, vai as consultas, leva meu filho na fonoaudióloga toda semana. Aos poucos estou mostrando alguns sites pra ele assim ele passa a entender e aceitar né.Obrigada.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Entendo como é essa coisa de não aceitar uma limitação de um filho.A família do ex-marido da minha falecida tia não aceitava minha prima por ela ter nascido com síndrome de Down (e olha q as crianças com Down são muito inteligentes) e dizia sempre q "só na nossa família nasciam aberrações".Até disseram q minha tia teria sido infiel.Ou seja,discriminaram demais a menina,trataram-na como uma aberração.Mas,no final da vida dela,olha a surpresa:quando a menina ficou gravemente doente (ela contraiu H1N1,a gripe suína),eles ficaram indo no hospital só pra alfinetar minha tia,provocando e ironizando a dor dela.Foi só a menina morrer pra todo mundo chegar no velório dela chorando na cabeceira do caixão e se fazendo de compadecido,depois de tanta humilhação q fizeram minha tia passar.Eles a deixaram mais deprimida ainda,e ela passou a fumar e a fumar ainda mais,até q o câncer a matou dois anos depois.


Esse negócio de não-aceitação é complicado.O autista é muito inteligente,e precisa de um pouco de liberdade pra aprender sempre...