Crianças que mentem se tornam adultos problematicos? como ter calma frente as coisas "erradas"?

20 respostas [Último]
imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Nelson, eu não moro com o Pai, mas ele a ve todos os dias, e ambos participamos ativamente do processo. rsss eu procuro dizer isso em relação a punição, ela e bem "safadinha" mente sim... não é imaginação rss eu quase não a puno e nem o pai pq realmente não existe esta necessidade, mas a punição em alguns momentos necessarias são bem pontuais, pego ela pela "responsabilidade" rs.


É dificil. rs


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

A minha filha de 4 anos que anda uma tristeza, sempre com mentiras, nas coisas mais tolas. O pai dela é assim, será genético? Será fase?

Sempre que percebo chamo atenção, explico que não precisa mentir, que por mais que eu vá ficar chateada, só assim posso ajudá-la. Mas não tô conseguindo.. parece que está sempre se defendendo de mim. Cadê o travesseiro da irmã? "Não sei, não peguei" e encontro de cama para uma bonequinha dela com uma cobertinha.. deixo ela pegar, pra que mentir?! Aparece um molhado na sala: Fez xixi nas calças? "Não!" Vou ver, toda mijada.. Eu nunca nem brigo, só quero saber pra trocar de roupa. Entendem?

Somos bem amigas, conversamos, brincamos juntas, mas o impulso dela é sempre mentir pra mim.

Sabe, até que nas coisas importantes ela mesma vem e me conta, mas...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Então frésia, acho eu que a criança tende a mentir, ela tem uma noção muito distorcida do erro e consequencia, as vezes mente por mentir, é disso que to falando... acho que deves continuar conversando... explicando que não existe necessidade,... e EXATAMENTE esta questão que eu tava querendo levantar...


A minha invariavelmente me fala verdade, mesmo quando "tenta" dar uma enrrolada e aquela enrrolada meio que se entregando.. rsss


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Si Cal,


Não sou mãe, mas com toda certeza no dia em que eu for, farei o meu máximo para que a minha filha (o) não se torne um adulto problemático. Não aceito mentiras em hipotese alguma ou qualquer coisa errada que o faça.


Quando eu comecei a namorar com o meu atual, minha enteada além de bater no meu sobrinho estava falando muitas mentiras, birrenta e meu namorado se fazia de morto. Isso me irritava profundamente.


Falei com ele por diversas vezes para ele educar a filha, pois estava me encomodando de ver ela batendo no meu sobrinho. Eu, como tia e madrinha, falei com o meu sobrinho, baseado em tudo que aconteceu, "se alguém encostar a mão em você não deixa revida". E assim meu sobrinho fez quando ela bateu nele novamente.


Meu namorado soube da minha boca o que eu falei para o meu sobrinho e achou um absurdo e brigou comigo. Tivemos uma discursão.


Ele me disse ainda "você está ensinando seu sobrinho a bater em uma menina? Eu disse "estou ensinando ele a se defender de tudo e de todos o que não pode é continuar do jeito que está. Quer dizer que sua filha pode bater nele fazer o que quizer e meu sobrinho não temo direito de se defender"?


Falei com ele que meu sobrinho não é saco de pancada para ficar apanhando da filha dele. Eu como tia, não vou aceitar que se for para atrapalhar o nosso relacionamento é melhor que a filha dele não se aproxime do meu sobrinho mais. Ele ficou arrasado com o que eu disse não aceitou, mas no fundo ele mesmo viu que estava agindo errado, porém não quis dar o braço a torcer como ele sempre faz.


Meu namorado mesmo fala "não sou um bom educador". De fato não é, porque a menina mora com a mãe e quando fica com ele, meu namorado agrada ela em tudo deixa ela sem tomar banho, não desembraraça o cabelo dela. Essa parte quem cuida sou eu.


Disse também para ele que os pais devem educar os filhos para que não se torne adultos problemáticos. Hoje ela é pequena está batendo, amanhã quando ela estiver grande e folgar com alguém na rua, vão bater nela de deixar ela caída no chão se não MATAR!!!!


Tive que pegar pesado com ele para que ele caia na real, pois é exatamente isso que acontece no mundo ai fora. A gente cria os filhos para o mundo e não para a gente.


Quando ela mente na minha frente, eu faço questão de desmenti-la dizendo que coisa feia!!!!!Um dia ela falou uma mentira para o meu namorado eu desmenti na hora ela chorou. E depois fui conversar com ela dizendo que pessoas mentirosas depois quando falam a verdade ninguém mais acredita.


Graças a Deus ela melhorou e muitooooooo. Ela ja não bate mais no meu sobrinho, eles (ela e meu sobrinho) se dão super bem.


As birras e as pirraças dela diminuiram muitooooo uns 70%. Hoje em dia eu tenho uma aproximação muito boa com ela.


Eu coloco na cabeça do meu namorado que as referencias dos filhos são os pais e que ele não pode por hipotese alguma mentir ou fazer algo errado na frente dela, porque a criação contribui muito para a formação da personalidade de uma criança.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

As crianças tem a fase da fantasia, onde inventam ou aumentam fatos que aconteceram, contam histórias exageradas...

Mas acho que o importante é sempre mostrar a ela que a mentira não vai longe, e frisar que a verdade é o que importa.

Outra coisa é o exemplo; se uma criança vê os pais mentirem, por um motivo banal que seja, algo do tipo quando se atende uma ligação e fala pra ela, ou ela vê :"diga que o papai não está", ela vai absorver que a mentira é aceitável, e fica mais difícil corrigir.

É muito importante ficar atento e sempre cuidar também das atitudes dos pais, além de mostar a ela o erro que cometeu.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Alice,


Perfeito e é isso que eu coloco na cabeça do meu namorado.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Isso é perfeito!!!


Pq dizer para Prô que fez a lição e esqueceu em casa?? DIGA simplismente... PRO ESQUECI e MINHA MAE TAMBEM de olhar a agenda, farei hoje e trago amanha.


O maximo e a PRO ficar de cara feia! rsss


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Isso é perfeito!!!


Pq dizer para Prô que fez a lição e esqueceu em casa?? DIGA simplismente... PRO ESQUECI e MINHA MAE TAMBEM de olhar a agenda, farei hoje e trago amanha.


O maximo e a PRO ficar de cara feia! rsss


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

kkkkkkkkkkkkkkkkk


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Alice