COMO ENSINAR O QUE VC NÃO SABE?

14 respostas [Último]
imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Tenho passado por céus e infernos com o meu filho.Ele é maravilhos,obediente ,responsavel,uma alegria.Mas tem dias que ele chega em casa de ovo virado,e eu não sei como agir.Sei que dei uma boa educação a ele,mas sei que tem misterios na vida dele(de menino)que não posso desvendar.Hoje ja não quer sair so comigo,ja não gosta dos palpites que dou nas roupas dele.Sei que não é por mal ,mas é coisa que os meninos deveriam fazer com os seus pais.Tenho irmãos ,são mais velhos que eu,e sempre me ajudaram indo a festas dos pais ,e outras coisinhas de pai.Mas acho que agora chegou a hora da verdade.Me sinto meio inutil.O que fazer?


Living
No PF desde: 07/05/2010

n@ni.. que idade tem seu filho?


imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Vai fazer 15


Living
No PF desde: 07/05/2010

n@ny, eu não sou mãe... mas vou te falar como filha.

nesta idade é comum a gente tentar querer ser menos dependente dos pais... ele está entrando numa fase de querer sair com os amigos, de novas descobertas, de amores... os hormônios estão aflorados.. é normal que ele queira dar menos satisfações a você, não queira que você dê pitaco na roupa que ele está usando... isto é chato pra vocês pais, mas vocês tem que entender os filhos, isso contribui para a maturidade e formação da sua personalidade. Você quer que seu filho com 20 anos ainda dependa de você? Muitos pais diriam que sim, os meus seriam os primeiros a querer, mas nós temos que conquistar nossa individualidade. Os pais criam os filhos para o mundo e não para si mesmos. O melhor seria você ser companheira dele, tolerando certas coisas, mas essas coisas de roupa e troca de humor é bom relevar. Não estou dizendo pra você não se importar com seu filho, muito pelo contrário, pq é nessa fase que os pais tem que estar mais orientados.. quanto a amizades, lugares que frequenta, mas a coisas corriqueiras como mencionei ai em cima é melhor relaxar. Uma conversa com ele é o mais indicado, seja mãe, mas tb seja amiga, companheira pra ele não ter que se queixar no futuro! :)


imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Sabe ,antigamente qdo os filhos chegavam a esta idade ,os pais levavam eles nos bordeis ,para ensina-los a serem homens.Não acho que precise de tanto,mas sei que ele deve ter duvidas que não tira comigo,ate pq não saberia como responder,mas que vai tirar com quem?Com o mundo?Sei sempre onde ele anda,com quem,a que horas vai voltar,e isso eu não exijo,é da natureza dele.Mas acho que ele ,como vc disse quer voar com gente da idade dele.Tenho medo de perder as redeas.


Living
No PF desde: 07/05/2010

n@ny... perfeito que seu filho lhe diga as coisas sem vc pedir.

só que esses pontos de opinar em roupas, mudanças de humor são normais nessa idade. imagina, um menino entrando na adolescencia, cheio de coisas novas, cheio de interrogações na cabeça... vc já teve a idade dele.

pq vc pelo menos não tenta conversar com ele? talvez ele esteja esperando por isso... uma iniciativa sua para poder se abrir com vc!


Living
No PF desde: 07/05/2010

e vc não vai perder as rédeas. se ele tem essa educação com vc pode ter certeza que ele sempre vai te respeitar.

vc é casada? (desculpe a indiscrição)


imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Indiscrição nenhuma.Não sou casada ,e ele não conhece o pai dele.Não por minha culpa ,mas por uma longa historia.


Living
No PF desde: 07/05/2010

agora entendo melhor sua preocupação.

mas se vc já foi mãe e pai durante 15 anos, vc pode aflorar seu lado \"pai\" e conversar com ele. vc conhece seu filho melhor do que qualquer um! e ele sabe que é em vc que ele deve confiar. eu te falo isso pq eu tenho pai e mãe, mas nunca nenhum dos dois falaram comigo sobre assuntos que julgam \"impróprios\". Sempre foram ausentes neste quesito. Quando tive dúvidas sobre amor, sexo... tirava minhas dúvidas com as revistas ou com as amigas mesmo. Eu sinto falta de ter os pais pra conversar sobre isso. Na minha casa ngm conversa, meu pai é muito ignorante, ele sempre acha que tem razão em tudo! E minha mãe prefere não se meter nos assuntos, então me sinto órfã de pais neste sentido. Conversar abertamente com os filhos é o melhor a fazer. Eu faço coisas escondidas, minto algumas vezes pro meu pai porque eu não tenho oportunidade pra conversar com ele sobre determinadas coisas. Por isso, converse com ele.. é triste não poder ter alguém como um pai ou uma mãe pra falar abertamente.


imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

Nessa idade é normal ser \"avesso\", deixa, depois voces se acertam... assim que ele amadurecer mais um pouco e descobrir quem ele quer ser.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

N@ny... Temos uma conhecida de nossa família que perdeu o esposo em um acidente de carro... O filho tinha pouca idade qdo isso aconteceu... E ela teve de dar duro para manter a ksa... Só tinha a mãe dela... E olha, o rapaz virou um homem muito educado - tem 23 anos agora e já é papai.

Acho que vc não deve se entristecer pq ele não tem o pai presente - até pq muitos pais nem fazem muita falta mesmo... Se os tios ajudam, está ótimo...

Não se cobre... Seja amiga, converse com ele... Pq o que ele tem de \"trazer\" de berço é seu amor... Seus valores que vc passou a ele... Isso irá torná-lo um homem digno...

Sobre ele agir diferente... ah... adolescência... A gente queria fugir de perto dos pais...

A Living contou a situação dela... P/ vc ver... ter pais perto não quer dizer pais presentes...