como colocar limite no seu filho

25 respostas [Último]
imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Belle, nem sabia que tinha livro da Super, mas eu sempre acompanho os episódios no Discovery Home and Health e faço a minha pequena assistir comigo. Mostro a ela o que está errado e pergunto se ela está entendendo o porquê dos castigos, das conversas, das perdas na TV. E ela entende tudo (tb, tem 3 anos). Na prática, procuro resgatar situações da televisão, lembrando o que a Super fala pras crianças mal comportadas. Ela não tem medo da SN; só não quer ser punida.

E, Claudia, eu não comprei nenhum objeto especial pra servir de pote de estrelinhas, mas tenho procurado. A ideia, Belle, é da SN. mas ela faz com paineis e cola figurinhas ou adesivos positivos e negativos, ou usa um pote pra ir colocando objetos simbólicos de merecimento ou punição.

Eu uso um pote qualquer e faço de conta que estou depositando ou sacando estrelinhas. Garanto que isso foi o que mais deu certo lá em casa.

É importante que os prêmios não sejam muito caros, pra não banalizar as ocasiões realmente importantes.

Enfim... quem ama educa. Dá-lhe Içami Tiba.


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Anahi giovana


Meus filhos foram educados com bastante liberdade, sem prêmios e castigos.


Eu e meu marido fomos muito tolerantes, permitíamos quase tudo. A palavra NÃO somente era usada para aquilo que realmente eles não podiam fazer em nenhuma circunstância, seja porque os colocava em risco ou porque desrespeitava alguém. Por exemplo: nunca permitimos que nos batessem ou nos mordessem -atitudes frequentes em crianças pequenas. Também nunca achamos graça de palavrões, gritos ou atitudes que mais tarde poderíamos não julgar adequadas. E nunca abrimos mão de que autoridade em nossa casa é prerrogativa nossa (minha e de meu marido), nunca desautorizando um ao outro.


Tentamos dar bons exemplos de convivência, com demonstração de carinho e respeito aos outros.


Qual o resultado disso: são muito bagunceiros até hoje, têm algumas dificuldades em serem pontuais, mas foram excelentes alunos, sem precisar de prêmios e castigos para isso.


Adultos, estão cursando o curso que desejaram numa universidade federal, tem bom conhecimento geral e de idiomas, já viajaram sozinhos por outros países. Em resumo, são cidadãos do mundo, responsáveis, sensíveis aos problemas sociais, etc.


Acredito que tenha contribuido para o bom desenvolvimento deles a coerência que sempre procuramos ter, juntamente com a certeza de que podiam contar conosco para auxiliá-los em suas dificuldades.


De qualquer forma, reconheço que é bem trabalhoso educar os filhos, em algumas ocasiões vê-los bater pé, teimar, insistir, chorar.... e continuar mantendo o não necessário.


imagem de Cléo Herrera
Cléo Herrera
No PF desde: 12/04/2011

Eu concordo en genero número e grau com o que a Jalia disse.

As crianças são um pé no saco pq os pais são uns sem noção pois veem as crianças aprontando e ñ movem uma palha para repreeende-los e mostrar o que é certo e o que é errado.

E esse papinho que ser mãe é dom e blá, blá, blá é o papo mais furado que existe, para ser mãe é preciso acima de tudo ter estrutura psicológica para ñ sair povoando o mundo de ogrinhos unsuportaveis como canso de ver por ai.


imagem de ESPETO
ESPETO
No PF desde: 03/11/2010


nunca precisei usar, mas tem um que fica de amostra na parede de casa....


imagem de Elefante
Elefante
No PF desde: 28/04/2011

\"Enfim... quem ama educa. Dá-lhe Içami Tiba.\"


As grávidas deveriam ser obrigadas pelo governo a ler Içami Tiba durante a gestação!